Atividade física para idosos: 5 melhores tipos para praticar - Meu Pé de Conforto

Atividade física para idosos: 5 melhores tipos para praticar

Postado em 23/07/2021

Não existe idade certa para movimentar o corpo. Em qualquer fase da vida é benéfico dedicar uma parte do seu tempo para isso, desde a infância até quando for possível manter uma rotina ativa. Inclusive, vamos falar aqui de atividade física para idosos.

Nossa primeira dica é sobre a importância de não colocar a saúde em risco. Mesmo que seja importantíssimo fazer algum tipo de exercício para ter uma vida saudável, a terceira idade já demanda alguns cuidados e também pode trazer limitações.

Quer saber quais são as atividades mais indicadas? Leia o post até o final e conheça boas opções!

1. Hidroginástica

Atividades aquáticas são ótimas para idosos, pois não causam grande impacto nas articulações. A hidroginástica é muito recomendada por trabalhar força, flexibilidade e o condicionamento físico. Além do mais, esse costuma ser um momento prazeroso e uma oportunidade de interação com outras pessoas.

A natação é uma alternativa interessante, embora exija maior disposição e preparo. Quem gosta de uma piscina não deve dispensar a chance de entrar na água para se movimentar e manter a saúde em dia!

2. Caminhada

A caminhada é um exercício físico democrático, que pode ser feito por qualquer pessoa e não precisa ter piscina ou pagar a mensalidade da academia. Caminhar ao ar livre é excelente para o corpo todo, desde a ativação da circulação sanguínea até a redução do estresse cotidiano.

Quem prefere não sair de casa pode optar pela esteira, que ainda garante um ritmo mais constante. Caminhar por pelo menos 30 minutos cerca de quatro vezes na semana faz muito bem em qualquer idade. Logo, assuma o compromisso de criar esse hábito quanto antes!

3. Alongamento

Quem nunca ouviu dizer que depois de uma certa idade tudo começa a doer? Brincadeiras à parte, é natural sentir algumas dores e dificuldades em realizar atividades básicas no dia a dia, como subir escadas ou agachar.

Para evitar que isso aconteça ou reduzir as complicações, fazer um bom alongamento todos os dias é uma dica valiosa. É importante ter cuidado com os movimentos, recebendo orientação de um profissional e seguindo as instruções à risca. Pegue uma série que trabalhe o corpo todo, promovendo benefícios como a melhoria da coordenação motora e do equilíbrio.

4. Musculação

Muita gente acha que musculação é uma atividade para jovens que querem ficar com o corpo forte e musculoso. Porém, a verdade é que manter a massa muscular e a força ao longo do tempo é mais importante do que se pode imaginar.

Os músculos são o nosso sustento corporal e o fortalecimento deles é fundamental para ter qualidade de vida ao longo do tempo — especialmente para prevenir lesões e as dores naturais que chegam com a idade.

Mais uma vez, a supervisão de um profissional especializado é indispensável, já que posturas e cargas erradas podem ser muito prejudiciais.

5. Yoga

Quem se interessa por autoconhecimento e prefere exercícios mais tranquilos pode apostar na yoga. Os movimentos dessa prática milenar contribuem para a concentração, memória, fortalecimento corporal, flexibilidade e alinhamento postural.

São diversos os benefícios de dedicar alguns minutos do dia para reproduzir as posições da yoga. Aliás, vale dizer que essa é uma missão desafiadora e nem tudo é fácil quanto parece, mas a evolução é gratificante e vale a pena testar!

Enfim, sabendo que a atividade física para idosos é tão importante, o ideal é encontrar pelo menos uma opção para incluir na rotina e, claro, usar os calçados adequados para cada situação! Caso tenha alguma limitação ou problema de saúde, pergunte ao seu médico qual a melhor escolha para você.

E aí, já fez algum exercício hoje? Além de cuidar da parte física e mental, aproveite para descobrir dicas de alimentação para idosos que ajudam a preservar seu bem-estar!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140