Botas confortáveis: saiba como escolher! - Blog Meu Pé de Conforto

Botas confortáveis: saiba como escolher!

Postado em 10/12/2020

Durante o inverno é importante encontrar calçados que ajudem a suportar os dias de frio. Nesse sentido, a escolha de botas confortáveis deve seguir alguns critérios para não errar. Esse é um tipo de calçado apropriado para os dias mais frios e chuvosos, mas é essencial que tenham qualidade.

Botas desconfortáveis podem provocar machucados nos pés ou até mesmo outros problemas, como inchaços e problemas ortopédicos. Por isso, uma escolha que pode parecer inofensiva pode ter grande influência, não apenas no conforto, mas também tem impacto na saúde.

Por isso, veja algumas dicas de como você pode escolher botas confortáveis e bonitas para usar.

Observar o material do calçado

O tipo de material que a bota é feita exerce muita influência no conforto e fazem toda diferença. Encontrar os sapatos perfeitos pode parecer um pouco complicado, mas o material de fabricação é um dos primeiros aspectos que devem ser notados. Afinal, no inverno é preciso investir em calçados mais resistentes e que protejam os pés do frio e da chuva.

Dessa forma, a escolha do modelo material influencia na maleabilidade, amortecimento e, sobretudo, no conforto. Portanto, veja os principais tipos de couro e saiba qual a melhor opção para você de acordo com as suas necessidades.

  • sintético: menos resistente, pouco impermeável e com qualidade inferior;
  • ecológico: advém de animais e recebe um tratamento para se tornar mais resistente;
  • camurça: derivada de animais, mas passa pelo processo de curtimento para que o material fique mais maleável e macio;
  • legítimo: de origem animal e com extrema qualidade em que as suas principais características são a resistência e o conforto.

Verificar a leveza da bota

Para uso no dia a dia, as botas pesadas se tornam mais cansativas e, consequentemente, desconfortáveis. Os calçados que não oferecem conforto e leveza são mais prejudiciais, uma vez que podem influenciar na postura, provocar dores nos pés e outras questões negativas.

Existem opções de botas que são criadas para serem mais confortáveis e leves, pensando justamente em pessoas que sofrem com problemas ortopédicos e precisam de calçados especiais. Desse modo, os sapatos têm mais leveza e tornam a caminhada mais confortável, além de ajudar a amortecer os impactos.

É comum que a compra da bota seja mais influenciada pela estética do calçado, a durabilidade e outros pontos. No entanto, a escolha de um sapato mais leve também interfere no caminhar. Assim, caso tenha que usar botas mais pesadas, utilize-as apenas em momentos específicos e que não seja necessário passar muito tempo de pé.

Considerar o formato do pé

Para prevenir lesões, machucados e até melhorar a postura e estabilidade ao andar, é fundamental conhecer qual é o formato do seu pé. Dependendo do formato, a pisada pode ser mais ou menos confortável de acordo com o tipo de calçado. Além disso, no caso da escolha de botas, se torna ainda mais importante ter esse conhecimento, já que elas podem agravar dores nas costas, pés e provocar calos.

Contudo, isso não é um impedimento. É possível apostar em palmilhas ortopédicas que se ajustam ao formato dos pés e como resultado aumenta o conforto a cada pisada e trabalham para corrigir a maneira de pisar. Conheça os diferentes formatos de pés para começar a procurar pelo sapato ideal.

  • pé quadrado;
  • pé egípcio;
  • pé grego;
  • pé romano.

Analisar o tempo em que ficará calçado a bota

Como já foi dito, as botas podem ser pesadas e não serem totalmente confortáveis, principalmente quando o calçado é voltado para o público, pois a grande maioria dos modelos apresentam saltos. No entanto, também há calçados de salto alto que podem ser extremamente confortáveis, mas é preciso observar alguns fatores — entre eles o tempo em que ficará calçado a bota.

Quando é preciso passar muitas horas com o mesmo sapato, como no trabalho é preciso escolher botas que não exigem tanto das pernas e dos pés. Portanto, experimentar e observar como o calçado se ajusta em cada pé, a altura do salto e outros detalhes são muito importantes.

Conferir a estabilidade e a segurança

As botas não são apenas alternativas para criar um visual mais elegante e bonito, elas também têm as funções específicas de proporcionar mais segurança e estabilidade. Os calçados são fabricados para deixar a pisada mais firme, sobretudo porque esse tipo de sapato é usado, principalmente, em dias de chuva e frio.

Na hora de caminhar, a estabilidade é um aspecto que merece destaque. Isso se torna ainda mais importante para quem anda em diferentes locais e terrenos, pois as áreas costumam ser irregulares. Portanto, ter um calçado mais estável reflete também na segurança ao utilizá-lo.

Para analisar melhor a estabilidade da bota, observe se a peça possui adereços como cadarço, fivelas e outros tipos de regulagem. Esses itens ajudam no ajuste do calçado aos pés, o que aumenta o conforto e o deixa mais estável. Dessa maneira, o calçado fica fixo nos pés e melhora a pisada evitando até mesmo machucados que podem aparecer caso o sapato fique frouxo.

Optar por peças coringas

Ter uma grande diversidade de botas para utilizar em diferentes ocasiões não é o essencial. O mais interessante é apostar em peças que sejam coringas, aquelas que são capazes de se encaixar no visual sem dificuldades. Além do conforto, a estética também é uma questão válida no momento da escolha.

Nesse sentido, os modelos que são considerados coringas são aqueles que podem ser usados em diferentes ocasiões e com roupas variadas. Essa dica é ainda mais importante quando você quer investir um pouco mais alto em peças que tenham mais qualidade, uma vez que também são mais duráveis. As clássicas botas pretas, caramelo, marrom ou cor de chumbo são algumas opções que nunca saem de moda.

Um dos primeiros quesitos a serem analisados antes de comprar um calçado é se a peça será realmente uma boa alternativa para o dia a dia. Por isso, a escolha de botas confortáveis deve ser criteriosa. Portanto, ao colocar em prática as dicas que você leu será mais fácil achar o modelo ideal para ter mais satisfação com a sua compra.

Se você precisar de ajuda para encontrar o calçado perfeito, entre em contato com a gente!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140