Confira o guia completo de como hidratar os pés da melhor forma - Meu Pé de Conforto

Confira o guia completo de como hidratar os pés da melhor forma

Postado em 31/05/2021

A hidratação é fundamental para uma pele saudável e sem rachaduras, mas muitas pessoas esquecem ou não sabem como hidratar os pés diariamente, o que pode prejudicar a maciez da pele e contribuir para fissuras. Manter a região desidratada é um erro que você pode cometer e que traz consequências ruins para o aspecto da pele e conforto diário.

Os pés sofrem bastante impacto durante o dia, além de suportarem o peso do corpo, o que exige maior hidratação. Mas como hidratá-los da melhor forma? Como evitar e tratar as rachaduras? Pensando nisso, preparamos um guia completo com dicas e orientações de como fazer a hidratação seguindo os passos corretos.

Além disso, você vai conhecer os motivos do aparecimento de calos e rachaduras e conferir dicas de como escolher o calçado ideal para você. Leia o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas para manter a saúde da pele e dos pés. Boa leitura!

Por que os pés ficam desidratados?

Antes de conhecer os cuidados para manter os pés hidratados e saudáveis, é importante entender os principais motivos que levam ao ressecamento dos pés e como isso contribui para o surgimento de rachaduras. Confira:

  • andar descalço: apesar de ser confortável, andar descalço com muita frequência, mesmo em casa, pode aumentar a desidratação dos pés por conta do contato direto com poeira, impurezas e superfícies ásperas;
  • lixar os pés com frequência: lixar a região é importante para mantê-la saudável e com aspecto bonito. Contudo, fazer isso com frequência pode prejudicar a hidratação dos pés, diminuindo as camadas de proteção;
  • negligência com a saúde: não tratar algumas doenças ou não mantê-las sob controle podem ser fatores para que os pés ressequem mais facilmente. Doenças como diabetes e hipotireoidismo tem a possibilidade de aumentar a desidratação da pele;
  • não hidratar os pés: um erro grave para a saúde dos pés é não fazer a hidratação correta da região;
  • idade: com o tempo, o tecido adiposo presente na planta do pé vai se esgotando, deixando a pele mais ressecada e com rachaduras;
  • doenças da pele: psoríase e diabetes contribuem para rachaduras nos pés, deixando a pele mais ressecada por inúmeros fatores;
  • exercícios físicos: realizar exercícios de alta intensidade e impacto, como corridas, pode fazer com que o pé precise de cuidados tão intensos quanto;
  • tempo seco: esse é um dos grandes fatores para desidratação dos pés, aumentando o ressecamento e o aparecimento de fissuras;
  • uso de calçados abertos: é uma forma de deixar os pés mais expostos, facilitando a entrada de agentes externos.

Sendo assim, esses fatores contribuem para a desidratação dos pés, o que prejudica a saúde da pele, deixa os pés com um aspecto áspero e causa desconforto. Por isso, é importante evitar fatores de riscos que podem causar esses problemas.

Qual a importância de hidratar os pés?

A hidratação é importante não só para trazer mais conforto para o dia a dia, mas para evitar problemas maiores na região. Isso porque os pés desidratados e ressecados podem ser fatores de risco para a sua saúde, como contribuir para o surgimento de inflamações e infecções na pele. Além disso, aprender a como hidratar os pés corretamente evita o envelhecimento precoce da pele na região.

Não é só no frio que os pés podem ressecar mais, é importante manter hidratação no verão também, além de protegida. Sendo assim, a etapa dos cuidados com você é essencial para a saúde dos pés e para um dia a dia mais confortável. Por essa razão, é preciso aprender a como hidratá-los com uma rotina de cuidados com pele.

O que são rachaduras nos pés?

As rachaduras nos pés são fissuras que aparecem na epiderme (camada mais superficial da pele). Esse problema surge devido a uma agressão, como atritos ou desidratação na região. De modo geral, a pele perde a elasticidade, provocando fissuras que causam incômodos. Além disso, as rachaduras podem aparecer devido a algumas doenças, entre outros problemas, como micose.

Sendo assim, hidratar a pele é fundamental para evitar o aparecimento dessas fissuras, melhorando o aspecto da pele.

Calos nos pés

Os calos nos pés aparecem para proteger a pele de algumas lesões, pressão ou atrito. Com isso, a epiderme engrossa e enrijece. Esses problemas, em sua maioria, são apenas casos estéticos. Contudo, em alguns casos, podem causar dores e maiores incômodos. A hidratação na região ajuda a tratar os calos. Sendo assim, essa é mais uma vantagem para você manter a região hidratada.

Com isso, você pode perceber a importância de fazer a hidratação dos pés frequentemente e quais são as consequências que podem surgir em caso de ressecamentos.

Como cuidar da hidratação no dia a dia?

Agora que você sabe a importância de manter a região saudável, é hora de aprender sobre como hidratar os pés. Por essa razão, confira um guia completo com dicas de produtos, pontos para ter atenção e entre outros. Confira!

Entenda quais produtos usar para hidratar os pés

Para uma hidratação preventiva, aposte em produtos específicos para o seu tipo de pele. Com isso, se você ainda não tem ressecamento nos pés, é possível apostar em um hidratante mais simples que cumpra sua função. Já para quem já percebe os sintomas da falta de hidratação da pele, é importante apostar em produtos mais potentes, os quais ajudam a melhorar o aspecto da região.

Em casos de pés com fissuras e ressecamentos mais graves, é fundamental consultar um dermatologista para indicação de produtos ideais para tratar o problema e para verificar se o caso está relacionado apenas a falta de hidratação ou a situações mais preocupantes. Produtos livres de parabenos e outros elementos tóxicos, como álcool e alumínio, devem ser evitados, principalmente se a causa for relacionada a doenças de pele como a psoríase.

Apostar em produtos para fazer a esfoliação dos pés também é importante. Outros exemplos, como sais para banho e ervas para escalda-pés, podem fazer parte da sua rotina de cuidados com a região.

Saiba quando hidratar os pés

Uma pergunta recorrente é quando se deve hidratar os pés. Pela noite ou pela manhã, ou todos os dias? Fazer a hidratação dos pés diariamente ajuda a evitar o aparecimento de rachaduras e o aumento do ressecamento. O mais indicado é fazer esse procedimento na parte da noite, antes de dormir, para assim, você se sentir mais confortável nos pés, já que não precisará andar ou fazer outras atividades.

No entanto, esse não é um horário obrigatório. Qualquer horário é um ótimo momento de realizar a hidratação nos pés. Por isso, sinta-se livre para escolher a hora que for melhor para você.

Descubra como hidratar os pés

Para facilitar o momento de relaxamento dos pés, um passo a passo é de grande ajuda. Seguir um cronograma de hidratação mais simples para o dia a dia é fundamental. Mas você também pode apostar em um procedimento mais profundo, que trate problemas como os citados acima. Sendo assim, aprenda como hidratar os pés seguindo o nosso guia:

Amacie a pele

Antes de começar a hidratar os pés, uma boa dica é começar amaciando a região. Faça massagens rápidas, massageando levemente a área, principalmente o calcanhar. Para fazer esse processo na pele de forma mais efetiva, você pode fazer um escalda-pés. Saiba como:

  • misture meio litro de água morna e meio litro de vinagre em uma bacia;
  • deixe os pés de molho de 20 a 30 minutos.

Com isso, a pele estará mais macia e preparada para receber a hidratação, esfoliação, entre outros tratamentos. O escalda-pés é uma maneira de cuidar da pele, além de ajudar a relaxar e, para quem acredita, é uma forma de se livrar das energias negativas absorvidas durante o dia. Em algumas religiões, o escalda-pés é algo espiritual.

Portanto, só encontramos vantagens para realizar o escalda-pés com frequência, seja para relaxar ou para cuidar da saúde da pele.

Esfolie a região

Você pode esfoliar os pés uma ou duas vezes na semana. Sendo assim, essa etapa não precisa ser realizada diariamente. Para fazer esse procedimento na região, você pode optar por cosméticos para os pés especificamente ou preparar esfoliações caseiras, com poucos ingredientes. Uma receita simples e eficiente é fazer uma mistura de açúcar, azeite de oliva e óleo essencial.

Outra receita para você fazer para esfoliar os pés é criar uma mistura de mel e açúcar para aplicar de forma suave e fazer massagens. Durante o processo, faça movimentos circulares massageando a região por alguns minutos e deixe o produto agir. Depois disso, lave normalmente os pés, retirando o produto por completo.

Lixe os pés

Essa etapa é indicada para ser realizada apenas uma vez por mês, já que lixar os pés faz com que as camadas protetoras sejam reduzidas, prejudicando a saúde da pele. Ao fazer esse procedimento, foque nas laterais e nos possíveis calos.

Hidrate a pele

A hidratação pode e deve ser feita diariamente com cremes hidratantes. Para maior eficiência, aposte em produtos próprios para a região. Seguindo esses passos, você vai manter a pele do pé saudável e evitar o surgimento de rachaduras, deixando o aspecto da região mais bonito. Fazer todas essas etapas podem ser considerado um spa dos pés em casa. Uma forma de relaxar e cuidar da região.

Como evitar problemas maiores?

Além do passo a passo, adotar alguns hábitos pode ajudar você na manutenção da hidratação. Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais e que vão fazer a diferença para você:

  • use meias de algodão: ao aplicar o hidratante, use meias para dormir e fazer com que o produto tenha uma reação mais eficaz. Tecidos de algodão são os mais indicados;
  • escolha os calçados certos: para evitar ressecamento e rachaduras, é importante apostar em sapatos confortáveis, que amorteçam o peso do corpo, diminuindo os impactos diários;
  • use palmilhas confortáveis: usar palmilhas agradáveis é uma forma de deixar os pés mais saudáveis e com menos atritos;
  • mantenha uma alimentação saudável: uma boa dieta pode melhorar o aspecto da região. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada e tratar o sobrepeso. Assim, você garante os nutrientes necessários para uma pele hidratada e saudável;
  • seque bem os pés: após o banho ou escalda-pés, é fundamental secar bem a região, principalmente entre os dedos, para evitar o aparecimento de bactérias e infecções;
  • beba água: manter-se hidratado também é fundamental para uma pele bem cuidada e saudável. Não é diferente para a região dos pés, beber água ajuda a prevenir ressecamentos e fissuras;
  • observe a saúde dos pés: observe os seus pés, principalmente depois de longas caminhadas ou atividades físicas. Muitas vezes, essa região demonstra sintomas importantes que podem ajudar em um diagnóstico precoce de algum problema.

Sendo assim, com essas dicas, você pode manter a hidratação dos pés por muito mais tempo, tornando o dia a dia mais agradável e confortável. Por esse motivo, apostar nesses cuidados diários fazem a diferença na sua rotina, deixando a pele mais saudável e evitando ressecamento.

Como escolher calçados ideais?

Escolher o calçado ideal é uma forma de ajudar a manter os pés mais saudáveis por mais tempo e melhorar a sua rotina. Por isso, confira as dicas de como escolher o modelo adequado para evitar ressecamento:

  • prefira calçados que não apertem os pés; 
  • escolha um material que permita a pele respirar, mas não a deixe tão exposta;
  • opte por calçados macios;
  • selecione calçados que se adaptam à anatomia do pé. Eles são ideais para a saúde da região e para outros benefícios, como melhorar a postura e aliviar dores;
  • dê preferência a calçados de boa qualidade. Eles são indispensáveis para ajudar na saúde dos pés.

Com isso, escolhendo o calçado ideal, você terá dias mais confortáveis e agradáveis. Entendeu a importância da hidratação da região de forma constante? Você já sabe como hidratar os pés para evitar problemas futuros? Esses cuidados são essenciais para a sua saúde e para dar mais conforto na região.

Conhece alguém que precisa aprender como hidratar os pés e manter esses cuidados? Então, compartilhe nas suas redes sociais e mostre a importância de evitar ressecamentos e rachaduras nos pés!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140