Press ESC to close

Aprenda como fazer um escalda-pés que realmente funcione

 

A rotina estressante tão comum dos dias de hoje faz com que, muitas vezes, a gente não consiga separar o tempo necessário para cuidar da nossa saúde, relaxar a musculatura e até mesmo descansar adequadamente. Diante dessa realidade, saber como fazer escalda-pés que realmente funcione pode ser muito interessante.

Essa é uma prática muito antiga e valorizada por diversas culturas ao redor do mundo, mas muitos brasileiros ainda não estão familiarizados com as vantagens de fazê-la sempre que possível.

Pensando nisso, neste post vamos explicar o que é um escalda-pés, seus benefícios e como fazê-lo. Acompanhe!

O que é um escalda-pés?

Podemos dizer que o escalda-pés é uma espécie de banho que se dá aos pés, imergindo-os em água quente. É uma prática antiga, que se faz presente na tradição de várias culturas e civilizações. Estima-se que algumas pessoas já o faziam há mais de mil anos, com as finalidades de conseguir tanto relaxamento quanto limpeza.

Atualmente, até mesmo os profissionais de saúde estão apostando nessa técnica para aliviar as dores nos membros inferiores, cada vez mais comuns em pessoas que passam muito tempo em pé ou se movimentando no trabalho — uma vez que essa é a nossa a base da sustentação, e a alimentação de hoje predispõe ao sobrepeso.

Quais são os benefícios do escalda-pés?

São muitos os benefícios do escalda-pés e isso varia de acordo com a intenção de quem realiza a prática. Para pedicure, por exemplo, ele serve para amaciar a região, deixando-a pronta para receber os devidos cuidados.

Já médicos e fisioterapeutas reforçam a qualidade relaxante da prática, que proporciona alívio das dores e ativa a circulação sanguínea. Vale lembrar também que é uma maneira de limpar essa região tão sensível, especialmente da poluição e das impurezas das grandes cidades.

Como fazer um bom escalda-pés?

O primeiro passo para fazer um bom escalda-pés é se lembrar que a água deve estar morna ou levemente quente. Temperaturas muito elevadas terão o efeito contrário ao desejado e, em vez de proporcionar relaxamento e bem-estar, causará dor e, eventualmente, até uma queimadura mais grave.

O passo seguinte é preparar o ambiente, visto que uma das intenções dessa técnica é o alívio do estresse e, certamente, você não conseguirá fazer isso em um local muito movimentado ou que não estimule a sua tranquilidade. Um banheiro é uma boa opção, desde que você consiga ter alguns minutos de paz, sem incômodos ou interrupções.

Depois de escolher uma bacia, você deve pingar algumas gotas de um óleo essencial de sua preferência. As essências de sálvia, eucalipto e menta estão entre as que mais combatem o cansaço, enquanto a de lavanda é perfeita para quem deseja relaxar. Adicionar duas colheres de sal também ampliam a sensação de leveza e reduzem o inchaço.

Como você pode ver, fazer o escalda-pés pode ser algo extremamente vantajoso para qualquer pessoa e, se você seguir essas dicas, não há nenhuma contraindicação para a prática.

Gostou de aprender como fazer escalda-pés? Quer conferir outros artigos como este? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *