
Na maior parte do tempo, não nos damos conta da forma como nossos pés tocam o chão, afinal é um movimento automático. Por isso, muitas pessoas sequer desconfiam que têm pisada torta, ou seja, um desvio articular que impacta diretamente na forma como os pés se movem em relação ao solo.
Parece simples, porém, quando a pisada torta não é corrigida, pode haver uma série de transtornos para o portador. Impactos negativos em caminhadas, na prática de exercícios e na qualidade de vida são alguns dos exemplos.
E você, já reparou se tem pisada torta ou não sabe como identificar? Continue a leitura deste artigo para ver de que forma descobrir se pisa torto, os riscos do problema e como tratá-lo!
O que é a pisada torta?
A pisada torta se trata de um desvio no eixo do calcanhar em relação aos ossos da perna. Assim, o problema é caracterizado pela formação de um ângulo inadequado, resultando na alteração da pisada.
São dois os tipos de pisada torta: pronada e supinada. A pronada é um desvio da articulação e tem rotação medial. Isso faz com que o pé se incline para a parte de dentro e a área tenha maior contato com chão.
Já a pisada supinada é o contrário. Trata-se de um desvio cuja rotação se dá lateralmente, fazendo com que o pé fique virado para o lado de fora e aumentando o contato com o chão.
Como descobrir se tenho o problema?
O primeiro passo para identificar se você pisa torto ou não é observar a sola dos sapatos. O desvio na articulação altera a forma como o pé toca o chão, logo fará com que o solado se desgaste de forma específica.
Portanto, se a sola estiver mais gasta do lado de dentro ou de fora do pé, provavelmente você apresenta o problema. Então, é hora de procurar um ortopedista, que fará a avaliação necessária para diagnosticar a condição e indicar um tratamento caso seja preciso.
Quais são os riscos envolvidos?
A pisada torta gera um desequilíbrio na forma como o peso é distribuído ao caminhar e correr. Isso pode desencadear processos inflamatórios e degenerativos na estrutura músculo-esquelética.
Como consequência, mais do que sentir dor nos pés ao caminhar, você pode ter incômodos no joelho, no quadril e até na coluna vertebral. A pele dos pés também sofre com as consequências, apresentando calos e bolhas.
Nome do Produto
R$ 0,00
De que formas tratar essa condição?
Depois que os exames constatarem que você tem pisada torta, é preciso identificar qual é o seu tipo (pronada ou supinada). Após isso, certamente o médico vai indicar o tratamento com sapatos específicos.

A escolha do tipo de calçado deve priorizar o equilíbrio nos desvios, a proteção do pé e o conforto. Em alguns casos, a troca por uma palmilha adequada já é o suficiente para minimizar o problema.
Paralelamente a isso, deve ser desenvolvido um trabalho de correção da pisada, além de terapias específicas para as estruturas que envolvem os movimentos dos pés. Por fim, exercícios de fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio precisam fazer parte da rotina de quem apresenta o problema.
E aí, o que você achou de saber mais sobre a pisada torta? Conseguiu identificar se tem o problema? Em caso de dúvidas, procure sempre um profissional para orientar quanto à sua pisada e ao tipo de calçado ideal.
Se você gostou deste conteúdo e quer que mais pessoas tenham acesso às informações acima, compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!
Nome do Produto
R$ 0,00
Comments (6)
Regina celiasays:
30 de setembro de 2024 at 07:57Maravilhosa essas informações, ajuda por demais à esclarecermos o que está acontecendo.
Azivaldo Augustine Lindinsays:
15 de janeiro de 2025 at 23:40Sim me ajudar muito eu acho tenho problema nós pé e muito grave como posso fazer tratamento
Sebastiana Barbosa da silva dos santossays:
3 de julho de 2025 at 06:08Bom dia ! 03 /07/2025 como li aqui , tenho a pisada torta supinado. Ainda por cima tenho joanete , esporão. Qual sapato adequado para esse problemas ?
Diego Doctor Shoessays:
28 de julho de 2025 at 11:06Olá, no seu caso especificamente recomendamos entrar em contato com a nossa equipe pelo Whastapp: (16) 98997-8715 para que possamos fazer uma avaliação personalizada de qual é o modelo mais indicado.
Carlos Alberto Barbosa Pontessays:
23 de setembro de 2025 at 20:30Olá. Tenho Calo entre os dedos mindinho e o dedo seguinte a ele.Minha pisada é Martelo.Todos os meses vou na podóloga para esfoliar os calos que,incomodam muito, e até perda de equilibrio. Uso protetor de calos, mas não há melhora satisfatória. Poderia mandar instruções
Obrigado
Diego Doctor Shoessays:
7 de outubro de 2025 at 14:54Olá Carlos, no seu caso em que os calos estão prejudicando o seu equilíbrio, e causando muito desconforto a nossa recomendação é que busque ajuda de um médico ortopedista para verificar a melhor, afinal será necessário um diagnóstico clínico para compreender completamente o seu caso.