Entenda o que é leuconíquia e como fazer o tratamento - Blog Meu Pé de Conforto

Entenda o que é leuconíquia e como fazer o tratamento

Postado em 11/11/2019

Você sabe o que é leuconíquia? Alguma vez na vida já percebeu algumas manchinhas brancas nas unhas? Trata-se de uma descoloração que aparece bastante nas unhas dos pés, cujas razões são inúmeras — desde o uso de produtos químicos agressivos até a falta de nutrientes, como zinco e ferro.

Geralmente, as manchas nas unhas somem de forma espontânea, sem a necessidade de tratamentos, mas é preciso cuidar das unhas e mantê-las sempre saudáveis. No geral, não há sintomas associados, apenas um sinal que indica mudança na estrutura da unha. Isso se torna causa de preocupação somente se surgir com muita frequência.

Interessou-se e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é leuconíquia?

Como vimos, esta é uma doença ligada às unhas e que causa mudanças de cor, deixando-as parcial ou totalmente brancas. A causa pode ser alguma perturbação sistemática ou basicamente um problema hereditário. 

Essa condição é mais comum nas unhas das mãos do que nas dos pés, mas ocorre em ambos os casos. Ela pode surgir devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, além de pequenos traumatismos causados pela manicure ou nas tarefas domésticas.

Quais são os tipos?

Agora que você já sabe o que é leuconíquia, que tal conhecer seus tipos? As modalidades existentes são classificadas conforme a aparência das manchas brancas. A forma mais comum é a punctata, que se trata da presença de um ou mais pontos brancos na unha.

Powered by Rock Convert

Outro tipo de apresentação relativamente comum é a estriada, que causa faixas brancas mais curtas ao longo da unha. Existem também as leuconíquias transversal, total ou parcial, que são menos recorrentes.

Como tratar o quadro?

Geralmente, as manchas brancas na unha somem de forma espontânea, não sendo preciso realizar nenhum tratamento. Mas há alguns métodos que auxiliam a eliminar as manchas brancas ou até a prevenir o surgimento.

No caso das mulheres que pintam as unhas, é preciso retirar completamente o esmalte antes de pintá-las novamente, além de hidratar bem a cutícula e as unhas. Também é recomendado lembrar das luvas de proteção quando se usam produtos que podem ocasionar alergias, a exemplo daqueles que são úteis nas atividades domésticas. 

Outro cuidado essencial é ter uma boa alimentação, a fim de evitar a carência de minerais que são primordiais para manter as unhas saudáveis. Alguns deles são:

  • o ferro, presente em carnes vermelhas e morangos; 
  • o cálcio, encontrado em alimentos como leite e queijos; 
  • a vitamina B12, presente em mariscos e no salmão;
  • o zinco, presente em amêndoas e no peru;
  • o ácido fólico, encontrado em espinafres e lentilhas, por exemplo.

Enfim, agora você já sabe o que é leuconíquia, quais são seus tipos e de que forma tratar o quadro. Se o problema persistir por mais de dois meses mesmo após seguir as orientações acima, procure um médico para descobrir as causas e qual a maneira mais eficiente de tratá-la.

Gostou deste conteúdo sobre leuconíquia? Então, aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber todas as atualizações diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140