Guia de sapatos para Neuroma de Morton: como escolher os calçados ideais? - Meu Pé de Conforto

Guia de sapatos para Neuroma de Morton: como escolher os calçados ideais?

Postado em 22/04/2021

Andar, correr e se mexer são ações que fazem parte da rotina do ser humano e estão ligadas aos nossos instintos mais básicos de sobrevivência. No entanto, por mais natural que isso seja, existem situações que podem atrapalhar nossa movimentação. Pensando nisso, preparamos este guia sobre sapatos para Neuroma de Morton, mostrando como escolher os calçados ideais.

Felizmente, com um pouco mais de conhecimento de causa e por meio da adoção de alguns cuidados específicos é possível reverter ou, pelo menos, minimizar o quadro, ganhando mais qualidade de vida e a possibilidade de contar com mais conforto no dia a dia. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. O que é Neuroma de Morton?

Para começar o conteúdo, vamos explicar melhor o que é Neuroma de Morton. Trata-se de um problema que afeta os pés das pessoas, como uma forma de inflamação de um nervo chamado interdigital, que fica entre os ossos dos dedos. Isso ocorre, em linhas gerais, por um tipo de fibrose no local, o que se traduz em dor e bastante incômodo.

Algumas pessoas com Neuroma de Morton descrevem a sensação como uma impressão de estarem pisando sobre uma bolinha de gude, principalmente quando estão usando sapatos de bico fino ou com salto alto, que podem comprimir ainda mais a área afetada. Infelizmente, muita gente demora a procurar ajuda especializada para abordar o quadro.

Por incrível que pareça, o diagnóstico do Neuroma de Morton costuma ser bastante simples e pode ser feito clinicamente. O médico colherá o histórico do paciente e apalpará a região para perceber ou não a presença de alguma deformidade. Alguns exames complementares podem ser solicitados, como uma ultrassonografia ou uma radiografia.

2. Quais as causas do Neuroma de Morton?

Os fatores que provocam o neuroma de Morton podem ser bastante variados, mas têm uma coisa em comum: estão relacionados com uma compressão elevada na parte da frente dos pés, depositando pressão sobre os dedos e ossos da região. Confira abaixo quais são as causas mais comuns. 

Excesso de peso

A obesidade pode figurar entre as mais frequentes causas do Neuroma de Morton, tendo em vista que o excesso de peso tenderá a comprimir os membros inferiores, com impacto ainda maior sobre a parte frontal dos pés, gerando um processo inflamatório. Com isso, há uma redução do espaço entre as estruturas da região, pressionando os nervos locais.

Traumas na região

Uma das causas do Neuroma de Morton são traumas na região, tendo em vista que isso pode causar edemas e pressionar as estruturas do local. Isso é ainda mais comum quando existem fraturas com má consolidação óssea, que possam causar desvios estruturais, prejudicando o espaçamento dos ossos e levando à sua compressão.

Atividades de alto impacto

Da mesma forma que traumas na região podem predispor o surgimento do Neuroma de Morton, atividades de alto impacto, como exercícios, podem ocasionar processos semelhantes, comprimindo os ossos e nervos dos pés. Isso é mais comum em corredores de velocidade, saltadores e bailarinos, que fazem movimentos repetitivos usando calçados ajustados.

Calçados inadequados

Não dá para falar de Neuroma de Morton sem citar o uso de calçados inadequados. Essa é uma das causas mais comuns nos dias de hoje, com as demandas de vestimentas do trabalho e da vida social. Quando apertados, especialmente na parte frontal, sapatos, tênis ou mesmo sandálias podem comprimir estruturas, favorecendo o surgimento do problema.

3. Quais os sintomas do Neuroma de Morton?

Muitas pessoas experimentam os sintomas do Neuroma de Morton sem compreender que eles fazem parte, especificamente, do problema. É muito comum que achem que o incômodo se dá apenas por uso excessivo de calçados ou do impacto nos membros inferiores, sem perceberem que há uma causa clínica para isso. 

No entanto, sempre desconfie se, ao caminhar, você sentir dor na região plantar dos pés ou, principalmente, na parte frontal. A sensação pode se assemelhar a pisar em uma bolinha de gude, como dissemos, ou até mesmo em uma pedrinha. Isso fica ainda mais perceptível quando você usa sapatos ou tênis apertados.

Outros sinais bastante frequentes e associados à doença são dormência, formigamento e queimação, sobretudo durante realização de atividades mais intensas ou de impacto. Em casos mais severos, como dissemos, pode ser possível sentir um pequeno volume na região e os dedos podem até se afastar quando há uma grande inflamação. 

4. Como aliviar as dores causadas pelo Neuroma de Morton?

Agora que você já entendeu melhor o que é o Neuroma de Morton e descobriu quando ele tem mais chances de ocorrer, e quais são seus principais sintomas, vamos mostrar também algumas dicas para que, caso você sofra com o problema, consiga aliviar as dores. Veja abaixo quais são elas.

Aposte na reeducação pessoal

O primeiro passo para aliviar as dores causadas pelo Neuroma de Morton é apostar na reeducação pessoal, pois a conscientização é muito importante para abordar o problema e adotar hábitos que possam reduzir o incômodo. Como falamos, é muito comum que as pessoas sequer saibam que têm, especificamente, essa doença.

Compreender os principais motivos das dores é indispensável para eliminá-las e, com isso, você mesmo será capaz de evitar atividades potencialmente prejudiciais ou aqueles calçados que apertam a parte da frente dos pés. Sapatos de bico fino e salto alto, por exemplo, devem ser evitados, pois comprimem muito os dedos e a região frontal.

Não deixe de buscar ajuda médica

A procura pelo médico pode ser muito importante para aliviar as dores causadas pelo Neuroma de Morton. Isso ocorre não apenas porque esse é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico de problemas da natureza fisiológica, como também têm todo o conhecimento necessário para traçar a melhor conduta e prescrever eventuais medicamentos.

Caso os tratamentos mais conservadores e de mudanças de hábitos não surtam efeito, pode ser preciso fazer uso de remédios mais fortes ou mesmo de infiltrações na região. Anti-inflamatórios e corticoides podem reduzir o incômodo e controlar a inflamação do nervo, evitando a sua expansão e minimizando a destruição do tecido.

Eleve e mobilize seus metatarsos

Metatarsos são um nome técnico para os dedos dos pés e a sua adequada manipulação pode ajudar a aliviar boa parte das dores causadas pelo Neuroma de Morton. Elevar a região, por exemplo, diminui a pressão e contribui para aumentar espaçamento entre as estruturas que poderiam comprimir os nervos afetados.

Você também pode apostar na mobilização por meio de massagens, que relaxarão os músculos dos pés e diminuirão a tensão. Tudo isso pode ser feito com delicadeza e intuitivamente, sem abusos ou força excessiva, até para que você possa realizar suas atividades diárias normalmente, dentro das suas possibilidades.

Conte com o auxílio da fisioterapia 

O fisioterapeuta é outro profissional que pode ser de grande valia no alívio das dores causadas pelo Neuroma de Morton. Por meio de exercícios e procedimentos específicos, você conseguirá diminuir as dores, minimizar a inflamação e melhorar a movimentação e o apoio dos seus membros inferiores, sobretudo os pés.

São muitas estratégias e recursos que podem ser utilizados na fisioterapia, como massagens em pontos de fibrose, fortalecimentos de áreas enfraquecidas, ultrassom com gel anti-inflamatório, alongamentos da fáscia plantar, sessões de reeducação postural global, compressas de gelo e assim por diante.

Acerte na escolha dos calçados

É impossível falar sobre como aliviar as dores causadas pelo Neuroma de Morton sem citar a escolha adequada dos calçados. Como já deixamos bastante explícito ao longo do conteúdo, escolhas pouco adequadas de sapatos, tênis ou mesmo sandálias de salto alto podem predispor o surgimento do problema ou favorecer o seu agravamento.

É crucial, portanto, apostar em modelos que não comprimam a região frontal e os dedos, pressionando ossos e nervos. No mercado de hoje, você pode encontrar boas opções específicas, diferentes das convencionais, já feitas com as características necessárias para o seu máximo conforto e uma boa redistribuição de cargas.

5. Por que usar calçados específicos?

Se você sofre com o Neuroma de Morton, o uso de calçados específicos pode ser um grande reforço para o seu conforto e até mesmo para a sua qualidade de vida. Sobretudo quando você optar por marcas com credibilidade no mercado e que utilizem as tecnologias adequadas para a sua fabricação, os resultados podem ser ainda mais positivos.

Com as medidas corretas e os materiais mais recomendados para quem tem o problema, o modelo que você escolher não exercerá uma pressão extra no nervo, que poderia precipitar o agravamento. Da mesma forma, quem não abre mão do salto alto pode buscar opções nos formatos que não comprimam as estruturas.

Quem apresenta qualquer tipo de patologia ou deformidade na região, como joanetes, dedos em garra, pé chato e assim por diante, por exemplo, acabam tendo um risco maior de desenvolverem o Neuroma de Morton e, por isso mesmo, devem considerar ainda mais a possibilidade de utilizar esse tipo de calçado.

6. O que os sapatos precisam ter?

Agora que você já está um pouco mais convencido da importância de usar calçados específicos, vamos detalhar um pouco melhor as características que eles devem ter para oferecer mais conforto e minimizar as chances de sofrer com os sintomas do Neuroma de Morton. Confira.

Altura e formato adequados 

Para minimizar as dores causadas pelo Neuroma de Morton ou até mesmo reduzir as chances do desenvolvimento do problema, os calçados ideais precisam ter altura e formato adequados. Mesmo modelos com uma elevação na parte traseira, como salto alto, não podem ter um desnível muito grande, para não afetar a postura e comprimir os pés.

O formato também deve ser considerado e, quando possível, é recomendável optar pelos fechados, tendo em vista que promovem uma maior estabilidade e evitam até quedas indesejadas. Para as versões abertas, você deve preferir aqueles que tenham fechos ou tiras estáveis, como as sandálias ortopédicas.

Solado estável e aderente

Se você tem o Neuroma de Morton ou qualquer outra condição que possa causar impactos nos seus pés, é recomendável que você prefira modelos que tenham um solado estável e aderente. Essa é uma característica muito importante e que, muitas vezes, passa despercebida, sendo preterida por beleza e delicadeza.

Entretanto, evitar modelos com solas muito lisas previne acidentes que poderiam causar traumas na região frontal dos pés ou mesmo em outras áreas do corpo. Para garantir mais estabilidade, pode ser preferível optar por solados de borracha ou que tenham algum tipo de material antiderrapante.

Palmilhas de alta qualidade

Nos dias de hoje, algumas marcas produzem calçados com palmilhas para neuroma de Morton, ou seja, que ajudam a distribuir a pressão na região e reduzem a pressão excessiva na parte frontal dos pés. Algumas opções podem oferecer até mesmo certos efeitos terapêuticos, que melhoram a patologia a ser abordada.

Elas também podem ter uma importante função de amortecimento, que reduzirá o desgaste nas articulações que poderiam provocar dores indesejadas. Sem isso, cada passada pode se tornar um martírio e isso pode não apenas piorar o problema, como também minará a sua qualidade de vida e sua rotina.

7. Quais os principais diferenciais da Doctor Shoes?

Falando de marcas de alta qualidade e com modelos que podem melhorar muito a qualidade de vida de pessoas que sofram com o Neuroma de Morton e outras patologias, não podemos deixar de falar dos principais diferenciais da Doctor Shoes. Uma empresa que fabrica, vende e entrega exatamente aquilo que você está buscando: os melhores produtos do mercado!

Com nossos calçados, a saúde dos seus pés está garantida e você terá artigos de elevada durabilidade, com excelente custo-benefício. Como se não bastasse, você encontra, em nosso portfólio, outras opções de acessórios como palmilhas, calcanheiras, joelheiras, corretivos para dor nos joanetes e muito mais.

Agora que você já leu todo o guia de sapatos para Neuroma de Morton, você compreende muito melhor a doença e as formas de evitar o seu surgimento ou, pelo menos, diminuir o incômodo que a inflamação provoca.

Gostou do nosso guia de sapatos para Neuroma de Morton, mostrando como escolher os calçados ideais? Então, não deixe de visitar nosso site e conhecer nossas incríveis soluções e produtos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140