Por que a distensão muscular acontece e como tratá-la? - Meu Pé de Conforto

Por que a distensão muscular acontece e como tratá-la?

Postado em 05/04/2021

Embora seja comum em pessoas que praticam atividades físicas de forma profissional, como esportistas, a distensão muscular pode acontecer no corpo de qualquer pessoa. Esse tipo de lesão, muitas vezes conhecida como ‘fisgada no músculo’, gera inúmeros incômodos e, dependendo da intensidade, pode prejudicar o bem-estar em diversos sentidos, seja impedindo a realização de atividades físicas, ou dificultando tarefas diárias como subir escadas, caminhar, mudar objetos de lugar etc.

Compreender melhor o que é essa lesão e como ela acontece no organismo é fundamental para poder tomar atitudes no sentido de evitá-la e tratá-la. Por conta disso, elaboramos este artigo. Nele explicamos o que é a distensão, como acontece no organismo, quais as práticas e ações devem ser levadas em conta para evitar esse tipo de problema e, caso ocorra, qual a maneira mais adequada de lidar com ele. Acompanhe!

O que é a distensão muscular?

A distensão muscular pode ser compreendida como um estiramento no músculo. Ou seja, ela ocorre quando as fibras musculares são excessivamente esticadas. Isso pode acontecer por conta de uma atividade física, muitas vezes realizada de forma indevida e sem o aquecimento prévio, mas também pode ocorrer em função de um alongamento forçado além dos limites, ou até mesmo por conta de um movimento mal realizado.

Quando acontece, as fibras que compõem o músculo são rompidas juntamente dos vasos sanguíneos que irrigam a parte do corpo que sofreu a lesão. Nesse momento, a área afetada sofre uma inflamação, pois há uma migração de células sanguíneas para o local. É comum que quem sofre a distensão sinta dores e que o lugar em que ela ocorreu fique marcado como um hematoma. Por conta disso, quando esse problema muscular ocorre, é necessário tomar os cuidados devidos para evitar maiores desconfortos.

Quando ocorre a distensão?

A distensão pode acontecer em qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou atividade profissional que realiza. Contudo, existem certos fatores de risco que fazem com que a lesão seja mais provável em determinadas condições. Alguns fatores podem ser listados, tais como:

  • idade: em geral, pessoas mais velhas estão mais propensas a ter estiramento muscular, uma vez que quanto mais avançada for a idade, mais frágeis serão os músculos, devido à insuficiência de proteínas e colágeno;
  • falta de condicionamento físico: a falta de condicionamento físico e o sedentarismo agravam as possibilidades de distensão, pois a falta de conhecimento sobre os próprios músculos aumenta a chance de excesso de esforço, que pode romper com as fibras musculares;
  • falta de aquecimento: aquecer os músculos é fundamental para que eles possam agir de maneira saudável. Quando a musculatura está ‘fria’, ela fica mais propensa a rompimentos e lesões durante a movimentação.

Quais os sintomas de um estiramento muscular?

Quanto antes a lesão for percebida, mais fácil será de tratar dela. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas de distensão do músculo, para assim evitar que o problema seja agravado com o passar do tempo. Nesse sentido, listamos a seguir alguns dos principais sintomas. Confira:

  • dor aguda no lugar da lesão;
  • sentimento de fisgada próxima a determinada articulação;
  • pontadas recorrentes, principalmente quando movimenta a região lesionada;
  • dificuldade de coordenar movimentos e falta de flexibilidade;

Como tratar uma distensão?

Caso você sinta alguns dos sintomas listados acima, é possível tomar algumas medidas para aliviar a dor e até mesmo resolver o problema. Aplicar uma compressa de gelo a cada 2 horas no local é uma das técnicas mais comuns e pode ajudar bastante. Também é recomendado imobilizar o local lesionado, contendo o inchaço.

Outro ponto importante é evitar fazer exercícios e forçar a região, pois isso pode piorar a lesão. Lembre-se, caso a dor não cesse, mesmo com medicamentos, consulte um médico ou fisioterapeuta e siga as recomendações desse profissional.

A distensão muscular é um problema que pode atingir todas as pessoas, prejudicando o bem-estar e muitas vezes impedindo a realização de atividades simples do dia a dia. Como você pode perceber ao longo do texto, pequenas ações podem prevenir o estiramento. Por isso, siga nossas dicas, tome cuidado com sua saúde e, em caso de dores agudas e graves, consulte um profissional.

Gostou dessas informações? Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre como cuidar de sua saúde e bem-estar, assine a nossa newsletter!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140