
O ser humano é marcado por características anatômicas muito interessantes, algumas das quais bastante específicas e que, eventualmente, podem trazer alguns problemas para a rotina do dia a dia. Diante dessa realidade, aprender um pouco mais sobre o arco do pé e saber como identificar os seus tipos pode ser muito interessante.
Essa é uma das áreas mais sensíveis dos nossos membros inferiores e exigem alguns cuidados, especialmente para quem enfrenta uma situação de sobrepeso ou pratica esportes que exigem muito da parte física. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!
O que é o arco do pé?
Essa é uma região muito importante dos membros inferiores e tem, entre as suas principais funções, dar sustentação adequada e distribuir o peso do corpo. Ele é composto por músculos, ligamentos, nervos, tendões, ossos e vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação dessa tão irrigada.
O pé humano é comporto por três arcos plantares, que são: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal. Essas estruturas são fundamentais e agem de maneira complementar, garantindo a melhor estabilidade para a pessoa.
Quais são os tipos de arco do pé?
Normal
No arco do pé normal, como o próprio nome já diz, essas estruturas estão em boas condições de conformidade, atuando em sintonia para absorver os impactos e dando estabilidade no contato com o solo. Ele distribui, portanto, o peso corporal de uma maneira bastante efetiva durante as pisadas.
Pé cavo
O pé cavo é aquele que possui um arco do pé mais acentuado que o comum. Dessa maneira, a área de distribuição do peso acaba se reduzindo e isso também afeta a capacidade de absorver impactos. As causas dessa situação podem ser hereditárias ou de alterações patológicas que interferem com o sistema nervoso.
Pé chato
Já o pé chato, é aquele no qual a sola toca quase inteiramente o solo, tendo um formato excessivamente plano. No caso de pessoas comuns, isso pode causar um incômodo na absorção de impacto e na distribuição do peso, enquanto em atletas pode ser um fator predisponente para lesões e pior desempenho.
Quando se preocupar?
O arco do pé deve ser uma preocupação, como dissemos, se ele estiver causando perda de desempenho esportivo, dor, desequilíbrios ou alterações na rotina de vida. Para quem tem histórico familiar do problema, a atenção deve ser redobrada, visto que a maioria dos casos está ligado à hereditariedade.
Também, não deixe de procurar o seu médico se você sofrer alguma lesão ou estiver sofrendo de enfermidades nessa região, como a fascite plantar ou inflamações, pois tudo pode estar relacionado e somente um especialista poderá orientá-lo sobre a necessidade de usar medicamentos, um acessório específico ou outra abordagem.
Como você pôde ver, existem diversos tipos de arco do pé e você deve observar qual é o seu antes de iniciar uma atividade física ou se sentir algum incômodo!
Gostou de aprender um pouco mais sobre o arco do pé? Quer conferir outros conteúdos como este? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!

Nome do Produto
R$ 0,00









Deixe um comentário