Press ESC to close

Veja alguns possíveis tipos de problema de visão e como evitá-los

Existem diferentes tipos de problema de visão que interferem na acuidade visual e desencadeiam diversos sintomas. Todos eles precisam de tratamento, porque existe a tendência de que se agravem com o tempo e, em alguns casos, podem levar até mesmo à cegueira total.

É possível percebermos as manifestações e os sinais do nosso corpo quando algo está errado, mas é necessário a avaliação e o acompanhamento de um profissional para obter um diagnóstico correto e seguir o tratamento ideal.

Preparamos este artigo para apresentar alguns dos principais problemas de visão a fim de que você os conheça e saiba quais são suas causas. Continue lendo e descubra como cuidar bem dos seus olhos.

Miopia

A miopia é um dos tipos de problema de visão mais comuns e pode afetar pessoas de qualquer idade, pois está relacionada à estrutura do globo ocular. Nesse caso, a convergência das imagens acontece antes da retina, a vista fica embaçada e a pessoa tem dificuldade para enxergar objetos de longe.

O tratamento desse problema é feito por meio do uso de lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato. Também existe a opção de fazer uma cirurgia a laser, no entanto, ela pode ocorrer apenas após os 21 anos e quando o grau de miopia estiver estacionado.

Astigmatismo

O astigmatismo também é comum e se caracteriza por enxergar os objetos embaçados, como se suas cores estivessem ultrapassando seus limites. Pessoas com astigmatismo podem confundir letras, como H, M e N, e tem dificuldade para enxergar linhas retas.

Esse problema acontece em função de uma alteração na córnea que assume um formato oval, distorcendo a luz quando ela entra nos olhos. É tratado com o uso de lentes corretivas, de acordo com a intensidade do astigmatismo. Outra opção é a cirurgia, indicada para pessoas com um grau muito elevado do problema.

Glaucoma

O glaucoma é um dos tipos de problema de visão que requer muito cuidado, pois pode levar o indivíduo à cegueira. Ele se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, que leva à compressão dos vasos sanguíneos e a alterações no nervo óptico, com danos irreversíveis nas fibras nervosas.

Sua causa ainda não é conhecida, mas o problema pode ser tratado com a administração de colírios para controlar a pressão intraocular ou com a ingestão de medicações com o mesmo fim. O tratamento varia conforme o tipo de glaucoma desenvolvido, daí a necessidade do acompanhamento com um especialista.

Retinopatias

As retinopatias são doenças que afetam a retina, membrana interna dos olhos que faz a captura dos sinais luminosos. Existem diversos tipos, como diabética, hipertensiva, solar e a causada por fatores como anemia, medicamentos, entre outros. Por isso, as suas causas são distintas.

O tratamento é feito dependendo do problema desenvolvido. A retinopatia diabética, por exemplo, requer modificações nos hábitos alimentares e o controle do diabetes para manter os níveis de glicose adequados no organismo. Sendo assim, somente um profissional poderá indicar o melhor tipo de tratamento em cada caso.

Catarata

Dos tipos de problemas de visão citados, a catarata é o que mais se relaciona com a terceira idade, nesse caso é chamada de senil. Contudo, também pode decorrer devido a traumas oculares e à alta incidência de radiação solar nos olhos.

Caracteriza-se pela perda gradativa da visão em função da opacidade no cristalino, a lente natural dos olhos. Esse problema faz a pessoa enxergar como se tudo estivesse nublado ou embaçado e tende a agravar-se com o tempo, causando a cegueira.

Seu principal tratamento é a cirurgia, que consiste na remoção do cristalino com sua substituição por uma lente artificial. O procedimento na grande maioria dos casos é bem-sucedido e a pessoa volta a enxergar normalmente.

Como existem vários tipos de problema de visão, nossos olhos podem ser acometidos por eles em qualquer fase da vida. Por isso, é muito importante estar atento aos primeiros sinais e, quando perceber sintomas, consultar um especialista. Mas não deixe de fazer um check-up anualmente para controlar a saúde dos seus olhos e identificar problemas precocemente.

Há quem acredite que problemas de visão acontecem apenas na terceira idade, o que não é verdade. Então, compartilhe essas informações em suas redes sociais e mantenha seus amigos informados!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *