
Manter a cutícula hidratada é muito importante, afinal, essa camada de pele que se forma sobre as unhas tem a função de protegê-la contra a entrada de fungos e bactérias, além de preservar a qualidade e o formato da unha.
Aqui no Brasil temos a cultura de retirar a cutícula quando, na verdade, o correto seria cuidar bem dela para manter a sua saúde e também da unha, tanto das mãos como dos pés. Foi pensando nisso que nós preparamos este artigo.
Continue lendo para conhecer algumas formas de manter a hidratação dessa pele tão importante. Veja, ainda, como evitar seu ressecamento e a necessidade de retirá-la em função de aspereza ou descamações.
1. Mantenha o organismo hidratado
Manter a hidratação do organismo é fundamental para que a cutícula também se mantenha hidratada. A melhor maneira de fazer isso é bebendo bastante água ao longo do dia, afinal, todos os órgãos e tecidos do nosso corpo dependem dela.
Mas perceba que não se trata de beber uma grande quantidade de uma vez só, é importante fracionar as doses. Além disso, o ideal é que você prefira a água, já que sucos e outras bebidas não promovem o mesmo efeito.
2. Esfolie as unhas e a cutícula
A esfoliação é um processo importante para remover as células mortas, que provocam aspereza na pele. Você pode manter a cutícula hidratada realizando essa técnica com produtos específicos ou uma receita caseira, misturando um pouco de açúcar e mel.

Porém não se esqueça de que a esfoliação não pode ser feita diariamente, sendo recomendado a cada 15 dias. Assim você estimulará a renovação celular, mas sem deixar a pele sensível ou desprotegida em função do atrito excessivo.
3. Use cosméticos para manter a cutícula hidratada e maleável
Existem produtos cosméticos específicos para aplicação nas unhas e cutículas. Eles promovem a hidratação desses tecidos, deixam a pele mais maleável e alguns até reduzem a cutícula, o que ajuda a evitar a necessidade de retirá-la.
Você também pode utilizar óleos corporais e naturais, como de coco e azeite de oliva extra virgem. Outra opção são os cremes hidratantes para as mãos, que atuam de forma positiva para manter a saúde e a umidade natural das unhas e da cutícula.
4. Evite banhos muito quentes
Os banhos quentes são muito atrativos, principalmente quando chegam as estações mais frias. Mas, apesar de trazerem sensação de bem-estar para o corpo, a alta temperatura da água tem um efeito negativo para a pele, as unhas e o cabelo.
Isso porque o calor em excesso remove toda a proteção natural deles, fazendo com que fiquem ressecados. No caso da cutícula, ocorre a aspereza que pode fazer com que ela fique dura demais, apresente rachaduras ou descamação. Então prefira os banhos mornos e hidrate a pele em seguida.
5. Use luvas para manusear produtos químicos
Produtos químicos, como aqueles utilizados para fazer a limpeza da casa, são grandes vilões para a pele. As substâncias que contêm causam agressões às células, provocando ressecamento e aspereza.
Para manter a cutícula hidratada o ideal é que você use luvas específicas, a fim de proteger as suas mãos. No caso dos pés, evite os chinelos e calçados abertos, preferindo aqueles fechados e impermeáveis para não ter contato com o produto.
Não se esqueça de que a alimentação também influencia de forma direta na saúde e aspecto da pele. Sendo assim, outra medida fundamental para manter a cutícula hidratada é elaborar um cardápio nutritivo. Desse modo, todo o seu organismo receberá as substâncias de que precisa e as suas mãos e pés ficarão bonitos saudáveis!
Você costuma fazer algo diferente para manter suas cutículas hidratadas? Deixe seu comentário e divida com a gente seus segredos!
Comments (1)
Sandra Neumansays:
5 de janeiro de 2025 at 07:58Tenho uma unha que não tem mais cutícula.quero saber se tem algum remédio pra fazer crescer a cutícula .
Obrigada