Guia completo sobre como limpar sapato de couro que você precisa ler - Meu Pé de Conforto

Guia completo sobre como limpar sapato de couro que você precisa ler

Postado em 22/12/2021

Manter a qualidade das roupas e acessórios que compõem o nosso armário é muito importante, especialmente se eles forem fabricados com materiais que agreguem elegância, durabilidade e beleza ao nosso dia a dia. Por isso, preparamos um guia completo sobre como limpar sapato de couro que você precisa ler!

Trata-se de um dos artigos mais gera dúvidas e causa problemas em sua conservação, uma vez que conta com características únicas e demandas determinados cuidados que não são conhecidos por boa parte das pessoas. Você também não sabe como cuidar dos seus? Então, continue sua leitura e aprenda tudo sobre o tema!

Origem do sapato de couro

Antes de aprender mais sobre os principais cuidados com o couro, é interessante saber qual a origem dos sapatos com o material. Como é de se imaginar, o modelo já se fazia presente em muitas sociedades bastante antigas, com registros que remontam até 2500 anos antes de Cristo, para a proteção dos pés de terrenos abrasivos e condições climáticas adversas.

No entanto, embora a sua criação tenha tido mais a ver com motivos práticos, não tardou para que o sapato de couro se tornasse sinônimo de status e glamour, ganhando adornos, diferentes designs e colorações. Aliás, com o avanço das técnicas produtivas, muitas imitações foram feitas com tecidos sintéticos, mas sem conseguir equiparar a qualidade dos originais.

Atualmente, os melhores fabricantes não abrem mão de pesquisas criteriosas e muita sintonia com as principais tendências da moda e do mercado, buscando não apenas referências, mas também matérias-primas de alto padrão, com certificados de fornecedores, que garantem que sejam legítimos, além de formatos anatômicos e que permitem excelente conforto.

Características do couro

Agora que você já está bem familiarizado com a origem do sapato de couro, podemos falar um pouco mais sobre as características do material, que é diferenciado e oferece diversos benefícios em relação a outros muito utilizados para calçados. Veja, a seguir, algumas das vantagens que o artigo pode oferecer para seus pés

Conforto

Não dá para falar das características do couro sem falar que ele oferece muito conforto no dia a dia. É um material diferenciado, que tem um toque muito peculiar e consegue unir maciez com flexibilidade. Enquanto isso, os calçados feitos com tecidos sintéticos tendem a ser mais rígidos e, dependendo do fabricante, até mesmo desconfortáveis.

Para quem tem dores nas costas, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa, pois ele é acomodável e ajuda a manter a postura, além de minimizar eventuais impactos nas caminhadas da rotina. Como se não bastasse, o couro confere um melhor apoio e permite a circulação do ar, ajudando na ventilação e evitando o mau cheiro.

Durabilidade

Uma das maiores características de um bom sapato de couro é que ele conta com uma durabilidade excelente, notadamente quando produzido por um fabricante de qualidade. Isso é muito importante, especialmente se considerarmos que os adultos não crescerão mais, com isso, é possível investir em produtos que podem ser usados por muito tempo.

Sendo assim, o sapato de couro acaba sendo uma ótima escolha, que permanece em excelentes condições por muitos anos, principalmente se o dono tomar os devidos cuidados e conservação. Por outro lado, os modelos sintéticos costumam deteriorar muito mais rapidamente, precisando ser substituídos com alguma frequência.

Versatilidade

Nem sempre temos tempo, espaço e disponibilidade para combinarmos nossos looks com tênis, sandálias masculinas, mocassins ou outros tipos de calçado, não é verdade? Diante desse contexto, ter uma opção que ofereça maior versatilidade parece ser extremamente útil. Pois é justamente isso que o sapato de couro pode proporcionar para o seu armário.

O modelo consegue ir de situações informais para as mais requintadas, dependendo da cor, do corte e da versão escolhida. Pode combinar muito bem com uma calça jeans e camisa polo, ternos elegantes ou mesmo uma bermuda de sarja. Além disso, respeitam a anatomia de cada um, se adaptando aos formados individuais e ajustando facilmente aos tamanhos dos pés.

Praticidade

Em tempos tão corridos quanto os dias de hoje, nos quais sequer conseguimos passar muitos momentos com a família ou separar aquele horário sagrado para os exercícios físicos, qualquer recurso que ofereça mais praticidade para a rotina deve ser muito bem-vindo, não é verdade? Os sapatos de couro, portanto, devem ser muito valorizados nesse sentido.

Além das características que falamos acima, eles não sujam muito facilmente e demandam limpezas apenas esporádicas, de acordo com sua utilização. Como se isso não bastasse, a conservação é prática e rápida, podendo ser feita apenas com um pano limpo ou flanela, um pouco de detergente neutro ou produtos específicos para o material.

Resistência

Definitivamente, a resistência do couro é uma de suas características mais marcantes. Quando bem conservados e hidratados, eles lidam muito bem com condições climáticas mais complexas, como calor, umidade e chuva. Para quem mora em um país predominantemente tropical e que conta com muitas variações inesperadas de tempo, isso é ótimo.

O material também forma calçados muito resistentes, o que pode ser excelente para pessoas muito ativas fisicamente ou idosos, visto que o couro não rasga facilmente e isso dá proteção contra eventuais lesões. Aliás, essa resistência também pode ajudar em casos de contato com líquidos quentes ou amortecer a queda de pequenos objetos.

Importância da limpeza do sapato de couro

Ao mesmo tempo em que o couro representa todas as vantagens interessantes que citamos acima e fornece uma série de benefícios para o seu usuário, ele também demanda alguns cuidados específicos para manter tais características. Sendo assim, para que seu sapato mantenha a mesma aparência de quando era novo, é preciso seguir alguns cuidados.

A limpeza não é uma mera questão de higiene, mas também uma forma de evitar que sujidades se acumulem e fiquem aderidas à superfície do seu calçado. Além disso, é uma oportunidade para fazer uma hidratação regular. Caso isso não seja feito, o tecido pode ressecar e, com o passar do tempo, acabar rachando e desbotando.

Periodicidade para a limpeza do sapato de couro

Logicamente, a periodicidade para a limpeza do sapato de couro dependerá muito do quanto e de como você usa o calçado. Para quem não tira do pé, é óbvio que o cuidado precisa ser mais frequente, ao contrário de quem apenas utiliza para ocasiões especiais, por exemplo. Porém, de uma forma geral, é aconselhável limpar com mais atenção, ao menos, uma vez por mês.

De qualquer forma, um paninho úmido ou uma flanela com detergente neutro sempre que usar, especialmente nas áreas que entraram em contato com o solo. Já o intervalo entre as hidratações de ser estipulado de acordo com a temperatura da região: 2 meses para climas mais extremos e 4 meses para locais mais frescos.

Cuidados ao limpar sapato de couro

Se você chegou até aqui, é bem provável que já esteja considerando comprar mais sapatos de couro para compor o seu armário. Realmente, trata-se de uma escolha certeira, que oferecerá todos os benefícios que falamos. Entretanto, para isso, você precisará tomar alguns cuidados na limpeza. Veja quais são.

Saiba qual o tipo de couro

Antes de sequer começar a limpeza, você precisa conhecer os tipos de couro e saber qual é o que foi usado no seu calçado, tendo em vista que cada um deles demanda cuidados específicos. Entre os mais comuns do mercado brasileiro, podemos destacar o couro liso, camurça, Nobuck, Chamois, Shell Cordovan Leather, entre outros.

O mais recomendável é seguir as orientações do fabricante, pois cada modelo tem suas peculiaridades, sobretudo em termos de cores, brilho, durabilidade e textura. Enquanto alguns ficam muito bem com uma pequena polida com a flanela, outros precisam de um belo polimento para ficar com sua melhor aparência.

Use apenas produtos adequados

Como já citamos anteriormente, materiais com características muito específicas, como couro ou borracha, precisam de cuidados especiais na hora da limpeza. Isso é essencial, uma vez que o uso de produtos inadequados pode causar sérios danos e problemas, comprometendo a durabilidade, o brilho e, especialmente, a sua cor.

Você pode encontrar artigos voltados para isso em lojas especializadas ou apostar no básico, que é a flanela, um paninho úmido e o detergente neutro. Esponjinhas macias e limpas também podem ser utilizadas. A secagem, por sua vez, deve ser feia na sombra, de forma que o sol não produza rachaduras no tecido e nem deixe a peça deformada.

Não se esqueça da hidratação

A hidratação é um ponto crucial para o sapato de couro e você deve fazê-la de acordo com a periodicidade de uso do seu calçado e a temperatura média do local em que você vive. Por nisso, não adianta muito limpar se você sonegar essa etapa do cuidado. Felizmente, não é nada muito complexo e não demanda grandes habilidades.

Basta comprar um hidratante específico na sapataria ou loja especializada. Algumas pessoas usam óleo de amêndoas doces ou vaselina, mas não são as melhores opções. Não se esqueça de retirar os cadarços, caso estejam presentes no modelo. Deixe descansar por aproximadamente dez minutos e finalize lustrando com o pano seco.

Erros a serem evitados

Para terminar nosso guia completo sobre como limpar sapato de couro, depois de aprender sobre sua origem, características e como fazer a limpeza da forma correta, você não pode deixar de observar alguns erros que devem ser evitados para manter seu calçado mais bonito por muito mais tempo. Ficou curioso? Então, acompanhe.

Utilizar o sapato todos os dias

Um dos erros que devem ser evitados não apenas nos sapatos de couro, mas em praticamente qualquer calçado que você deseje elevar a durabilidade é o de usá-los todos os dias. É muito comum que a gente tenha nossos acessórios favoritos e mais confortáveis, mas fazer um revezamento é muito importante para o seu estado de conservação em longo prazo. 

O tecido precisa respirar e o uso diário pode ser um problema nesse sentido, contribuindo para o surgimento do indesejado e temido chulé, ainda mais se você transpira muito durante o dia. Que tal deixar o seu “queridinho” descansar e respirar um pouco, estipulando em revezamento com os outros pares disponíveis no seu armário?

Colocar na máquina de lavar

Enquanto isso pode parecer uma tremenda heresia para algumas pessoas, outras acham super comum colocar calçados na máquina de lavar. Embora isso possa ser aceitável em modelos mais informais, como sneakers e tênis de corrida, em sapatos de couro não é uma atitude das mais recomendáveis, uma vez que pode ocasionar danos permanentes no tecido.

Aliás, vale lembrar que as próprias lavadoras são equipamentos delicados e podem sofrer avarias com o excesso de peso ou artigos mais rígidos. Por isso, é sempre uma ideia mais sensata fazer a limpeza manualmente, seguindo as dicas que falamos acima, usando produtos específicos, que podem ser adquiridos em sapatarias e lojas especializadas.

Comprar de qualquer fabricante

Por fim, o último dos erros que você não pode cometer ao comprar os seus sapatos de couro é não prestar atenção ao fabricante do produto. O tecido é nobre e merece todo o cuidado possível, pois é um bem durável e que dará muito estilo ao seu visual. Ou seja, uma aquisição errada pode gerar grandes arrependimentos e até prejuízos no futuro.

Sendo assim, procure verificar o site oficial da marca e como cada modelo está descrito. Também é muito importante que respeitem a anatomia do seu corpo e se encaixem bem nos seus pés, com formatos adequados e que proporcionem melhor conforto. Na dúvida, vale a pena perguntar a opinião de conhecidos ou buscar avaliações de antigos clientes na internet.

Depois de conferir esse guia completo sobre como limpar sapato de couro, você está pronto para deixar os seus calçados mais bonitos, limpos e muito bem conservados. Se você ainda não comprou um, chegou a hora de mudar esse jogo, adquirindo um produto de qualidade e que pode durar por muitos anos!

Gostou do nosso guia completo sobre como limpar sapato de couro? Ficou interessado em comprar calçados de um fabricante com a mais alta credibilidade no mercado? Então, não perca mais tempo: visite nosso site e conheça nossos produtos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140