Condromalácia patelar tem cura? Conheça as opções de tratamento - Meu Pé de Conforto

Condromalácia patelar tem cura? Conheça as opções de tratamento

Postado em 21/12/2021

O joelho é uma das articulações mais importantes e funcionais do corpo humano, sendo imprescindível para que tenhamos uma movimentação satisfatória em nossa rotina. No entanto, os problemas na região também costumam ser muito comuns. Pensando nisso, preparamos este post mostrando as opções de tratamento para a condromalácia patelar.

Muitas pessoas têm dúvidas se a dolorosa condição tem cura, mas o fato é que a medicina moderna permite não apenas um diagnóstico muito mais rápido, como também uma grande variedade de condutas terapêuticas, como fisioterapia, exercícios de fortalecimento, cirurgias e muito mais. Continue sua leitura e descubra!

Afinal, o que é a condromalácia patelar?

As dores no joelho são um problema que pode afetar homens e mulheres de diversas idades, especialmente em faixas etárias mais avançadas. No entanto, independentemente da idade, a condromalácia patelar é uma das causas mais comuns do problema, estando relacionada com diferentes fatores e desencadeando manifestações mais sérias se não tratada.

Trata-se de um desgaste ou amolecimento da cartilagem do osso denominado patela, que ocorre em variados graus, gerando grande desconforto e podendo prejudicar a movimentação normal do indivíduo. Os sintomas mais comuns são dor, ardência, limitação articular, crepitação (sensação de grãos de areia no joelho), instabilidade, estalos e assim por diante.

Quais são as causas de condromalácia patelar?

Existem algumas causas diferentes para a condromalácia patelar, mas sua origem está usualmente relacionada como movimentações inadequadas no sulco do joelho ou excesso de cargas na região, que ocorrem na obesidade, práticas excessivas de exercícios, uso de calçados inadequados ou quando os músculos dos membros inferiores têm grandes desequilíbrios.

Outros fatores que favorecem o surgimento da condição são históricos de artrose, genética de desalinhamentos patelares, traumas diretos na patela ou fêmur, redução da flexibilidade, uso excessivo de salto auto e assim por diante. Ou seja, praticamente tudo aquilo que leve ao mau funcionamento da articulação ou gere sobrecargas da cartilagem.

A condromalácia patelar tem cura?

Depois de aprender mais sobre a condromalácia patelar, você deve estar se perguntando se ela tem cura. Infelizmente, não há como recuperar totalmente a cartilagem, dado o seu potencial de cicatrização e renovação extremamente limitado. Por outro lado, existem muitas formas de controlar e evitar o agravamento do problema.

O primeiro passo é buscar ajuda médica, para o devido diagnóstico e indicação de tratamento. Via de regra, ele recomendará exercícios de fortalecimento muscular e/ou fisioterapia, além do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Calçados adequados e órteses também podem ser muito úteis e, para casos mais graves, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Como você pôde ver, a condromalácia patelar não tem uma cura propriamente dita, mas pode contar com diversas alternativas para garantir a qualidade de vida do paciente e a total funcionalidade de articulação, especialmente se você usar calçados adequados, manter hábitos saudáveis e não deixar de procurar por ajuda médica nos primeiros sintomas!

Gostou de apender se a condromalácia patelar tem cura? Quer conferir mais conteúdos como este em primeira mão? Então, não deixe de seguir nosso perfil no Facebook!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140