Press ESC to close

Mais disputados

Quais as principais causas da dor cronica na coluna?Confira!

Quem nunca sentiu aquele incômodo na lombar depois de um dia inteiro de trabalho ou ficou com a sensação de que as costas estavam travadas após uma longa noite de sono? Caso você não saiba, são queixas das mais comuns em consultórios médicos em todo o mundo. Por isso, você não pode deixar de saber quais as principais causas da dor crônica na coluna.

Além de questões anatômicas e comportamentais, até mesmo o uso de sapatos inapropriados pode agravar bastante esse problema, o que reforça a importância de dar preferência para produtos de boa qualidade, fabricados por marcas com boa credibilidade no mercado. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Posturas inadequadas

Não há dúvidas de que uma das principais causas de dor crônica na coluna, tanto em homens quanto em mulheres, está relacionada com posturas inadequadas. Infelizmente, elas são cada vez mais comuns com o estilo de vida moderno, no qual passamos horas trabalhando na mesma posição e até mesmo nos tempos livres ficamos sentados em frente ao computador.

Em longo prazo, isso vai criando alterações e pressões estruturais nas vértebras, além de enrijecer as articulações e encurtar a musculatura, resultando em dores na lombar, no meio das costas e no pescoço. Para minimizar a situação, o ideal é tentar se manter em uma posição ereta, bem como evitar ficar com o tronco desnecessariamente inclinado.

Pacientes com fibromialgia

A fibromialgia é considerada uma das doenças mais incômodas e complexas da medicina, fazendo com que seus portadores tenham maior sensibilidade à dor em diversas partes do corpo, notadamente nas articulações. Com isso, a coluna acaba sendo um alvo fácil, tendo em vista que as vértebras são interligadas e se articulam uma com as outras.

O tratamento é multidisciplinar, incluindo o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos. Em quadros agudos, a fisioterapia ajuda a controlar o problema e relaxar a musculatura. Também costumam ser recomendados mudanças de hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Esforços repetitivos

Você já deve ter ouvido falar sobre lesões por esforço repetitivo, que são muito comuns nos punhos de quem trabalha muito com o mouse do computador. Com a coluna vertebral, pode acontecer um processo relativamente semelhante, no qual as tensões ou lesões musculares contínuas acabam ocasionando dores relacionadas com a área impactada.

Alguns profissionais acabam ficando mais propensos a isso, como trabalhadores da construção civil, mecânicos e cirurgiões, por exemplo. Para que isso não aconteça, algumas medidas simples podem ser adotadas, como não carregar pesos muito elevados, fazer alongamentos antes de iniciar o dia de serviço ou fazer pausas estratégicas durante a jornada de trabalho.

Estresse e ansiedade

Você sabia que uma série de condições emocionais podem estar entre as principais causas da dor crônica na coluna? Entre elas, podemos destacar o estresse e a ansiedade, dois problemas muito comuns na sociedade atual e que são considerados como um “mal do século”. Saiba que a maneira pela qual você reage aos acontecimentos do dia pode se refletir nas suas costas. 

Isso ocorre por diversos mecanismos, com o fato de o organismo liberar determinados hormônios na corrente sanguínea, como o cortisol, que pode levar a tensões musculares. Por isso, é muito importante fazer uma boa avaliação médica, tanto para eliminar outras causas quanto para a proposição de condutas terapêuticas adequadas, como remédios, Ioga, etc.

Hérnias de disco

Não dá para falar nas principais causas da dor crônica na coluna sem citar as temidas hérnias de disco. São uma condição que pode ser muito dolorosa e prejudicar bastante a qualidade de vida do paciente, em curto, médio e longo prazos. Isso ocorre quando o revestimento de uma vértebra sofre danos sérios, causando rupturas e expondo os nervos locais à compressão.

O quadro é mais comum na região lombar, mas pode afetar as áreas torácicas e cervicais também. Em casos leves, os sintomas podem desaparecer em questão de poucos meses. Nos mais graves, a cirurgia pode ser a única solução. Para evitar o problema, o ideal é não pegar muito peso sem estar preparado, fazer exercícios regularmente e ter uma boa flexibilidade.

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é uma condição um pouco menos conhecida entre a população comum, mas que afeta diversas pessoas, notadamente entre os mais idosos. Trata-se de uma doença autoimune, na qual ocorre uma forte inflamação da coluna, nas grandes articulações e nos dedos, por reação autoimune, ou seja, causada por um erro de nosso sistema imunológico.

Costuma ser mais comum em homens do que em mulheres, além de ter sintomas mais intensos pela manhã. É fundamental contar com o acompanhamento de um ortopedista ou reumatologista para o diagnóstico correto e o início precoce do tratamento mais adequado. Via de regra, isso inclui medicamentos, fisioterapia e algumas técnicas de reabilitação.

Desvios na coluna

Por fim, não podemos terminar a lista de principais causas da dor crônica na coluna sem citar os famosos desvios que podem acometer uma estrutura tão nobre. A escoliose, por exemplo, é a curvatura anormal no sentido lateral, que é leve na maioria dos casos, mas que também pode ser extremamente dolorosa e incapacitante quando mais grave e não tratada.

Já a cifose é um arqueamento de convexidade posterior na cervical, popularmente chamada de corcunda, que pode ser congênita, causada por traumas e tumores. Também temos a lordose, que é convexidade na lombar, cujas causas mais comuns são obesidade, e infecções nos discos vertebrais. O tratamento inclui fisioterapia, sapatos ortopédicos e até cirurgia.

Como você pôde ver, são diversas as principais causas da dor crônica na coluna. Sendo assim, quando os sintomas surgirem, é essencial buscar um médico para o correto diagnóstico. Além disso, o uso de calçados ortopédicos e fabricados com boa qualidade pode ajudar bastante no alívio do quadro, melhorando a postura, ajustando a pisada e reduzindo eventuais incômodos.

Gostou de aprender quais as principais causas da dor crônica na coluna? Quer conferir outros posts como este, inteiramente grátis e em primeira mão? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!

Produto

Nome do Produto

R$ 0,00

Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Best Sellers Doctor Shoes