Veja 7 dicas de como conservar sapatos - Meu Pé de Conforto

Veja 7 dicas de como conservar sapatos

Postado em 06/01/2022

É muito bom quando os acessórios e peças de roupas que gostamos duram mais tempo, especialmente se mantiverem o padrão da época de produção e seus materiais permanecerem com o mesmo aspecto do dia em que compramos, não é mesmo? Por isso, separamos algumas das melhores dicas de como conservar sapatos.

Eles são itens imprescindíveis no armário de qualquer um e podem ter sua vida útil esticada por meio de algumas atitudes simples e ações estratégicas. No entanto, não se esqueça de que isso só é possível com produtos oriundos de marcas de qualidade. Continue sua leitura e conheça alguns segredos!

1. Capriche na higienização

Uma das melhores dicas de como conservar sapatos consiste em caprichar na hora da higienização. Afinal, não são apenas os seus pés que merecem descansar e ficar limpos depois de um bom dia de trabalho. No entanto, existem formas diferentes de fazer isso e, definitivamente, a lavagem comum com água não é a opção mais indicada. 

Embora você até possa dar uma boa enxaguada no solado, que costuma ficar com uma sujeira mais pesada, o restante do calçado merece mais carinho e pode ser tratado apenas com um pano úmido, até para garantir o asseio do seu armário, closet ou sapateira. De tempos em tempos, você pode fazer isso com desinfetantes diluídos ou produtos próprios.

2. Guarde os sapatos limpos

Você já terminou a higienização dos seus sapatos? Então, chegou a hora de guardá-los limpos. No entanto, antes disso, é importante deixar que eles respirem, pelo menos por uma noite. Por isso, outra dica fundamental é revezar os seus calçados, para permitir que eles fiquem secos, tenham a sua vida útil aumentada e não contem com a proliferação de fungos.

Caso você ainda note qualquer umidade, é preciso esperar um pouco mais ou então usar um pano para acabar de secar antes de guardar. Cercar com um pouco de papel amassado contribui para manter a integridade do material, enquanto botas podem demandar cartolina para manter o cano esticado, sobretudo para aqueles modelos que vão até acima do joelho.

3. Evite utilizar naftalina

O Brasil é um país predominantemente tropical e que contam com temperaturas elevadas em boa parte de suas cidades, pelo menos em alguns meses do ano. O calor contribui não apenas para a proliferação de micro-organismos, como também dos temidos e indesejados insetos. Por isso, muita gente tem o nada recomendável hábito de colocar naftalina nos armários.

Trata-se de um composto bastante tóxico e com baixo perfil de segurança, que pode causar alergias e problemas respiratórios, especialmente em crianças, animais domésticos e pessoas mais suscetíveis. Como se não bastasse, o seu odor característico pode ficar facilmente impregnado nos calçados, deixando um cheiro forte e bastante incômodo.

4. Não empilhe ou dobre

Outro hábito que muita gente tem na hora de guardar os sapatos consiste em empilhar ou dobrar os calçados, para que eles caibam no local desejado. Logicamente, isso é mais comum com artigos mais flexíveis, como tênis de corrida, sandálias e sneakers, mas o fato é que isso pode ser nocivo para todos os modelos e versões disponíveis no mercado.

Peças em couro, por exemplo, podem sofrer bastante com descuidos de armazenagem, tendo em vista que dobras ou vincos podem se tornar permanentes em longo prazo. por outro lado, se ficarem deitados, eles podem simplesmente grudar na madeira, ficando danificados. Deixá-los de pé é o mais recomendável, podendo usar jornais ou revistas enroladas para ajudar.

5. Aposte em sacos respiráveis

Uma tendência que vem ganhando muito espaço nos últimos tempos são os sacos ou caixas respiráveis, ou seja, feitos em materiais que permitem uma fácil circulação do ar em seu interior. Eles são perfeitos para quem tem mania de organização e bastante recomendáveis para quem quer que seus sapatos tenham sua vida útil aumentada.

Você pode encontrá-los facilmente à venda em sites especializados, sapatarias e as melhores marcas já enviam seus produtos embalados assim. Outra opção é colocar seus pares dentro de sacolas feitas com flanela ou de TNT. Além de protegerem o tecido do tempo, eles também ajudam a manter as temidas traças bem distantes.

6. Saiba se livrar do mofo

Você não tomava os cuidados que citamos acima e o mofo acabou tomando conta dos seus sapatos favoritos? Em casos mais graves, pode ser difícil recuperar os calçados, mas existem algumas técnicas disponíveis que podem trazer alguma esperança. Tenha em mente que os panos úmidos ou água corrente até limpam superficialmente, mas não matam os fungos.

Para eliminar o mofado, você pode utilizar vinagre de maçã ou álcool comum se o material for o couro. Se o modelo for de verniz, vinil ou imitações, o mais indicado costuma ser apostar no álcool em gel. Lembre-se de secar tudo muito detalhadamente ao final do processo, para que você não guarde os sapatos molhados ou com pontos de umidade.

7. Prefira as marcas de qualidade

Por fim, a última das nossas dicas de como conservar sapatos por mais tempo consiste em apostar em marcas de qualidade e com boa credibilidade no mercado. Afinal, pouco adianta conhecer os segredos e tomar diversos cuidados se a matéria prima do produto for ruim, pois os materiais e costuras acabarão se deteriorando de qualquer maneira.

A Doctor Shoes, por exemplo, assegura a maior durabilidade de todos os seus artigos, inclusive de sandálias, sapatilhas e demais acessórios. O processo de fabricação segue as melhores especificações do segmento e os modelos ortopédicos respeitam a anatomia dos seus pés. É um investimento certeiro, com um excepcional custo-benefício!

Depois de conferir nossas 7 dicas de como conservar sapatos, você já está pronto para que os seus calçados durem por muito mais tempo, mantendo a mesma beleza e a funcionalidade do momento da compra! Por isso, não perca mais tempo: comece a adotar tais atitudes e veja como você acabará gastando muito menos, especialmente em médio e longo prazos!

Gostou de conhecer essas dicas de como conservar sapatos? Ficou curioso para conferir mais conteúdos relacionados? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140