
Ter problemas no joelho é algo pouco desejável na vida de qualquer pessoa, tendo em vista que é uma articulação muito importante para a mobilidade do corpo humano e na qual limitações podem afetar bastante na capacidade de enfrentar os desafios da rotina. Por isso, saber o que causa a condromalácia patelar pode ser fundamental.
Trata-se de uma condição bastante comum em todo o mundo, afetando homens e mulheres de diversas idades e apresentando potencial de complicações mais sérias quando não é feito o diagnóstico correto ou o tratamento adequado. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura e venha descobrir!
O que é a condromalácia patelar?
A condromalácia patelar, também conhecida como condropatia patelar, é uma espécie de amolecimento ou desgaste que ocorre na cartilagem do joelho, notadamente no osso chamado de patela. Na prática, isso pode levar a dores profundas, estalos, ardência, inchaços, instabilidades e limitações ao realizar determinados movimentos.
Na medicina, a condromalácia patelar é classificada em 4 graus de gravidade. O primeiro é quando há o comprometimento apenas da camada mais externa da cartilagem, no segundo as lesões têm até 1,3 cm de diâmetro, no terceiro são maiores do que 1,3 cm e no quarto a erosão é tão extensa que é possível visualizar o osso subcondral.
O que causa a condromalácia patelar?
A causa da condromalácia patelar é o desgaste na articulação, mas existem diversos fatores que podem contribuir para isso. Entre os mecanismos mais comuns, estão os traumas diretos ou a realização de movimentos repetitivos. O excesso de peso e obesidade também aumentam as chances de sofrer com o problema, sobrecarregando a articulação.
Outros fatores de risco são o envelhecimento, sedentarismo, alterações anatômicas, lesões anteriores, artrose, exercícios de grande impacto e assim por diante. Feito o diagnóstico, o médico pode escolher os tratamentos mais adequados, que podem incluir o uso de medicamentos, calçados adequados, órteses, reforço muscular, fisioterapia e até cirurgia.
Quais os sintomas da condromalácia patelar?
Os sintomas da condromalácia patelar podem variar de pessoa para pessoa e com o grau de evolução da doença. No entanto, existem alguns sinais mais clássicos do problema, como dores na parte da frente do joelho, inchaços, ardência ao ficar com a perna dobrada, estalos ou subir ou descer escadas, sensação de areia dentro da articulação, entre outros.
Vale ressaltar que a condromalácia patelar pode ser assintomática, sobretudo nos estágios iniciais. Por isso, ao primeiro sinal de desconforto, é imprescindível procurar por ajuda médica, especialmente de um ortopedista. O uso de sapatos adequados e que respeitem a anatomia humana também é essencial, podendo amenizar bastante a situação.
Como você pôde ver, a condromalácia patelar é um problema comum e que pode afetar todas as pessoas, mas que também podem ser muito melhor controlado quando você conta com ajuda de um médico de confiança e utiliza calçados que ajudam a proteger a integridade do seu joelho!
Gostou de aprender mais sobre o que causa a condromalácia patelar? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?
Deixe um comentário