
Entre os vários tipos de câncer catalogados, alguns atingem exclusivamente os homens por conta da anatomia de órgãos como a próstata, testículos e pênis.
Embora o câncer de pele não melanoma seja disparado o mais frequente em ambos os sexos, outras variáveis da doença, como o de pulmão, estômago e o colorretal, também apresentam grandes níveis de incidência no público masculino.
Quer saber mais sobre tipos de câncer? Neste post vamos listar alguns dos mais comuns em homens, suas características e o que fazer para reduzir as chances de incidência dessas doenças. Confira!
Câncer de próstata
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2016 mostram que o câncer de próstata é o segundo mais prevalente na população masculina (28,6%), com mais de 60 mil casos registrados todos os anos.
Considerado o “câncer da terceira idade”, atinge 3/4 dos homens com 65 anos ou mais. A incidência desse tipo da doença também está associada ao histórico familiar, etnia e hábitos nocivos, como tabagismo e má alimentação.
Mesmo com diversas campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, apenas 20% dos homens faz os exames preventivos. O diagnóstico precoce é muito importante, pois aumenta em 90% as chances de cura da doença.
Câncer de pulmão
O cigarro está associado a mais de 90% dos casos registrados de câncer de pulmão em todo o mundo. O tabagismo aumenta de 20 a 30 vezes os riscos de desenvolver essa doença quando comparado a pessoas não fumantes.
Se por um lado é possível prevenir este tipo de câncer, por outro ele é o mais comum entre os tumores malignos existentes. De acordo com o Inca, em 2016 foram registrados quase 20 mil casos desse tipo de neoplasia em homens no Brasil e pouco menos de dois milhões no mundo inteiro.
Câncer colorretal
Hábitos nocivos, como o consumo excessivo de carnes vermelhas e a falta de atividades físicas, são os principais desencadeadores do câncer de cólon e de reto na população masculina.
Além dos exercícios, consumir alimentos saudáveis ricos em fibras, legumes, verduras e frutas ajuda a prevenir essa doença, a 4ª mais prevalente no país e que atinge mais de 16 mil brasileiros todos os anos.
Câncer de estômago
Alimentação rica em frituras e gordura, tabagismo e consumo excessivo de álcool são os principais responsáveis pela incidência desse tipo de câncer gástrico, o 5º mais comum nos homens.

Além dos maus hábitos, a idade também aumenta os riscos de desenvolver a doença, uma vez que mais da metade dos pacientes têm mais de 50 anos. Por isso, é fundamental realizar exames preventivos, porque a doença tem cura em sua fase inicial.
Câncer de testículos
O câncer de testículo afeta 5% dos homens em idade reprodutiva (15 a 50 anos) e apresenta baixo índice de mortalidade. Esse tipo da doença é um dos poucos não evitáveis, pois seu surgimento está associado ao histórico familiar, lesões e traumas na região da bolsa escrotal.
Para detectar anomalias no local, como nódulos ou inchaços, recomenda-se realizar o autoexame da bolsa escrotal durante o banho quente. Embora de fácil diagnóstico e com altos índices de cura, esse câncer é bastante agressivo e pode evoluir rapidamente.
Câncer de pênis
Bastante raro, com prevalência em 2% da população masculina, o câncer de pênis está associado a más condições sanitárias e de higiene, como a ausência de limpeza diária do órgão.
Além desses fatores, desinformação, tabagismo, idade superior aos 60 anos, relações sexuais frequentes sem o uso de preservativos, fimose e a infecção pelo HPV também podem estar associadas ao surgimento da doença.
A prevenção sempre será a melhor maneira de evitar qualquer um desses tipos de câncer.
Optar por hábitos mais saudáveis, como a prática de atividades físicas e dietas balanceadas, é sempre a melhor atitude para evitar essas doenças. Quer saber mais? Confira este post e veja a importância de construir hábitos saudáveis em sua vida.
Nome do Produto
R$ 0,00
Deixe um comentário