A tendinite de calcâneo é uma inflamação causada no famoso Tendão de Aquiles. Normalmente, essa lesão atinge praticantes de atividades físicas como, corredores ou exercícios que envolvam a corrida.
Esse tendão é considerado o mais forte do corpo humano, pois pode suportar até 12 vezes o peso do corpo. Ele está localizado na parte de trás do tornozelo, unindo a musculatura da panturrilha com o osso do calcanhar (calcâneo) e sua função é a de impulsionar o pé durante a corrida ou caminhada.
O estresse repetitivo, para além daquele que o tendão está preparado, pode ocasionar a tendinite de Aquiles, isso acontece em função do envelhecimento, da fraqueza, de degenerações causadas por doenças como a diabetes e do aumento da demanda, em casos de ganho de peso ou alterações repentinas na rotina de treino.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas causas mais comuns e sintomas relacionados a essa inflamação. Acompanhe a leitura.
Quais são as causas mais comuns da tendinite de calcâneo?
A principal causa dessa doença são os treinos intensos, pois essa intensidade causa o excesso de carga o que aumenta a tração do tendão, quando essa tensão é maior que a capacidade do tendão acaba gerando um estresse que ocasiona microlesões. Além desse fator, há outros que merecem atenção. Veja a seguir.
Desalinhamento da pisada
As alterações da pisada causam uma má distribuição entre o músculo e as fibras do tecido tendinoso. A pisada pronada — aquela que o tornozelo desvia para o lado de dentro — e a supinada — tornozelo desvia para o lado de fora — são exemplos desse desalinhamento.
Fraqueza muscular
Com o músculo da panturrilha enfraquecido, a força da tração acaba acontecendo sobre o tendão, causando uma sobrecarga. Portanto, há o desgaste por meio das microlesões causadas pelo estresse desse déficit muscular.
Atividades físicas
Movimentos que exijam muito da panturrilha como corridas em terrenos irregulares, jogar vôlei e futebol, pode sobrecarregar o tendão, ainda mais quando esse tipo de atividade é feita sem uma preparação adequada.
Arco do pé
Você já ouviu falar do pé chato ou cavo? Essa característica pode dificultar o trabalho do tendão, pois há uma dificuldade de amortecer as cargas nos pés, visto que o arco longitudinal do pé tem essa função de amortecimento.
Quais são os sintomas dessa patologia?
A dor dessa inflamação pode ser aguda e, normalmente, aparece após a atividade física. Mas ela pode ser crônica também, observa-se uma dor contínua e piora no início das atividades.
Abaixo elencamos alguns dos principais sintomas:
- dor na região posterior do calcanhar;
- dor ao alongar o tendão;
- redução na movimentação do tornozelo;
- rigidez e dor no músculo da panturrilha;
- perda de força no músculo da panturrilha.
Como prevenir essa inflamação?

O artigo nos mostrou que a principal causa da tendinite de calcâneo é a sobrecarga sobre o tendão, causados pelos treinos e uso de calçados inadequados, como aqueles que não amortecem o impacto de acordo com os exercícios físicos. Como prevenção, recomenda-se a prática de alongamentos, o fortalecimento da musculatura e a diminuição de carga na fase aguda.
Além disso, é importante utilizar órteses como palmilhas com pequenas elevações do calcanhar, isso desloca a massa do corpo para frente evitando o peso sobre o tendão. Também, é possível usar a tala noturna, ela mantém o posicionamento correto dos pés durante o sono, isso alonga a musculatura da panturrilha.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a tendinite de calcâneo, que tal pensar em uma prevenção? Acesse o nosso site e conheça nossas opções de calçados ortopédicos para você usar diariamente.
Nome do Produto
R$ 0,00









Deixe um comentário