Conheça 6 tipos de pés e quais as diferenças entre eles - Meu Pé de Conforto

Conheça 6 tipos de pés e quais as diferenças entre eles

Postado em 21/06/2021

Respeitar as características anatômicas e funcionais do corpo humano é algo imprescindível para quem deseja mais conforto e performance, mesmo que seja apenas para a realização de atividades rotineiras do dia a dia. Pensando nisso, preparamos esse post falando sobre os principais tipos de pés e quais as diferenças entre eles.

O fato é que, por ser uma área bastante exigida e consideravelmente sensível, o melhor conhecimento do tema ajuda na prevenção de lesões, redução de incômodos e até mesmo na manutenção de músculos saudáveis, diminuindo a ocorrência de dores e limitações. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto.

1. Pé Normal 

O tipo de pé mais comum é, logicamente, o chamado pé normal. Ele se evidencia por ter as suas estruturas distribuídas de forma mais homogênea e equilibrada, sem grandes alterações anatômicas. Por conta disso, quem tem essa característica acaba não encontrando dificuldades para encontrar calçados, mesmo modelos voltados para exercícios mais intensos.

2. Pé Cavo

Já o chamado pé cavo, também conhecido como supinado, é aquele que se caracteriza por ter menos flexibilidade e contar com maior rigidez. Pessoas com esse tipo acabam sofrendo mais com problemas como dores crônicas, entorses de tornozelo de repetição, lesões no tendão de Aquiles, Fascite plantar e até mesmo fraturas por stress.

3. Pé Plano

O pé plano, popularmente chamado de pé chato, é o que tem um formato mais retilíneo, sem a curvatura na parte inferior. Ele está presente na maioria das crianças e faz parte do seu desenvolvimento, mas pode permanecer na fase adulta, ocasionando problemas, dentre os quais se destaca a sobrecarga de estruturas mediais da perna e encurtamento de panturrilha.

4. Pé Grego

Outra classificação dos pés é quanto ao formato dos dedos e, dentre esses tipos, o mais comum é o chamado pé grego. Ele é típico no ocidente, identificado pelo segundo dedo ser maior que o dedão e os demais, em uma formação que recorda um triângulo. É típico de pessoas ativas, que praticam atividades físicas.  

5. Pé Egípcio

O tipo de pé denominado como o pé egípcio é considerado como o segundo mais frequente, de acordo com essa classificação que considera o tamanho dos dedos. Ele se caracteriza pelo fato de o dedão ser bem maior que os demais, ocasionando um formato decrescente, como se fosse uma pequena escada.

6. Pé Romano

Por fim, temos o romano, que é o menos comum dentre os tipos de pés que consideram o formato dos dedos. Ele também pode ser conhecido popularmente como pé quadrado, tendo em vista que a sua característica é justamente o fato de ter todos os dedos em tamanhos bastante similares, incluindo o dedão.

Como você pôde ver, conhecer e considerar os principais tipos de pés é algo extremamente importante na hora de escolher melhor os calçados, que devem se adaptar a essas características, promovendo melhor conforto e funcionalidade. 

Gostou de conhecer os tipos de pés e quais as diferenças entre eles? Então, que tal conferir também nosso post com os benefícios dos sapatos ortopédicos?

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140