Press ESC to close

Mais disputados

Qual a diferença entre entorse e luxação? Entenda

Já sentiu dor abrupta após a realização de alguma atividade (seja ela a prática de algum esporte ou simplesmente o ato de caminhar por algum lugar)? Então, é possível que você tenha tido uma luxação ou entorse.

A principal característica desses dois acometimentos é, sem dúvidas, a dor. Mas a verdade é que, por mais que o sintoma seja o mesmo, os dois problemas são bem diferentes. Então, qual será a diferença?

A seguir, você vai descobrir o que são a luxação e entorse, como elas acontecem e qual é o tratamento feito para cada uma delas. Além disso, verá algumas dicas para prevenir esses problemas no seu dia a dia. Vamos lá? Boa leitura!

O que é a entorse?

Popularmente, a entorse é conhecida como torção. Ela está relacionada com a integridade dos ligamentos, que têm a função de ligar um osso ao outro. Estão dispostos nas articulações e ajudam na realização dos movimentos de forma segura.

As entorses acontecem quando fazemos movimentos bruscos e tem graus variados.

O que é a luxação?

As luxações acontecem quando “o osso sai do lugar”. Não são fraturas, mas sim os famosos deslocamentos.

Normalmente, acontecem por conta de traumas (machucados, pancadas, acidentes), sendo importante tomar muito cuidado. 

Como tratar esses problemas?

As entorses leves podem exigir apenas repouso e, se necessário, o uso de analgésicos (remédios para dor) e anti-inflamatórios (para inflamação), além da aplicação de compressas geladas para aliviar o desconforto. Casos mais complexos exigem que a região seja imobilizada e podem até mesmo ser resolvidos em um centro cirúrgico.

Já no caso das luxações, o primeiro passo é trazer o osso de volta para o lugar certo. Depois, a região também é imobilizada. A cirurgia pode não ser necessária, mas ainda é uma possibilidade. Além disso, o paciente fica medicado para não sentir dor ao longo da recuperação.

Como prevenir a entorse e a luxação?

Pode não parecer, mas esses acidentes podem ser prevenidos. Então, confira como evitar esses problemas!

Faça aquecimento

A primeira dica é: sempre faça aquecimentos antes da prática de qualquer atividade física. Isso “acorda” as suas articulações e as deixa menos propensas a qualquer tipo de problema. Lembre-se: alongar é uma ótima forma de aquecer!

Não exagere

Não se esforce além do que aguenta, ok? Respeitar os próprios limites é algo indispensável para que possamos evitar essas situações.

Peça ajuda

Na hora de fazer exercícios, peça ajuda. Boa parte das lesões acontece graças aos movimentos realizados inadequadamente. 

Use calçados adequados

Por fim, uma dica de ouro: use calçados que tragam conforto, segurança e estabilidade para os seus pés e o corpo como um todo. Não abra mão de um produto de alta qualidade e produzido com tecnologia e inovação!

Agora que você já sabe o significado de entorse e luxação, é hora de colocar as recomendações em prática e prevenir essa ocorrência no seu cotidiano! Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar, não é mesmo?

Para não perder nenhuma novidade do blog Doctor Shoes, temos uma dica para você: assine a nossa newsletter! Com isso, você recebe mensagens e acompanha as últimas publicações. Até a próxima!

Produto

Nome do Produto

R$ 0,00

Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Best Sellers Doctor Shoes

Receba novidades!

Cadastre-se e fique por dentro de todos os posts do Blog, promoções e novidades da Doctor Shoes.X