3 cuidados com a coluna necessários para ter uma vida saudável - Meu Pé de Conforto

3 cuidados com a coluna necessários para ter uma vida saudável

Postado em 31/03/2022

Todos sabemos que é de extrema importância manter uma coluna saudável ao longo de toda a vida. Dessa forma, é possível assegurar agilidade, liberdade de movimento, a proteção do nosso sistema nervoso e também a liberdade de escolher fazer o que queremos sem restrições.

O que ocorre é que muitos de nós sentem tensão, dor nas costas ou têm uma sensação de que você precisa dar mais atenção à sua coluna, pois pode sentir que ela não está tão saudável como deveria? Mas você sabe como cuidar da sua coluna para ter uma vida saudável?

Neste post, apresentaremos 3 cuidados que devem ser tomados. Confira!

1. Cuidar da postura

Um dos fatores fundamentais a se levar em consideração quando o assunto é saúde da coluna vertebral é a postura. Na verdade, normalmente, as pessoas ignoram essa questão. A forma como nos sentamos é importante, principalmente porque muitos de nós trabalhamos sentados.

Em vez de se debruçar sobre um computador ou notebook, é melhor tentar sentar com as costas relativamente eretas. Empurre os ombros para trás e depois relaxe um pouco. Essa regra também serve na hora de dirigir, entre outras atividades sentadas. Sentar-se em uma cadeira ergonômica também é útil e pode ajudar a manter uma boa postura.

Dê intervalos entre as posições para descansar, modificando-as com frequência ou realize alguns exercícios ao longo do dia. O fato é que permanecer na mesma posição por um longo tempo pode causar fadiga e acumular, nos músculos contraídos, substâncias nocivas.

2. Fazer atividades físicas

A grande verdade é que permanecer sentado por longos períodos não é bom para a coluna. Quanto mais ativa é uma pessoa, melhor para sua coluna. Colocar uma quantidade razoável de exercícios em sua rotina diária é bom e não precisa ser de alto impacto. Levantar-se e fazer um alongamento ou caminhar pode fazer uma grande diferença.

Normalmente, os exercícios voltados para a coluna se concentram no núcleo, que é a faixa de músculo que envolve o estômago e é muito importante para manter uma boa postura e coluna saudável. Exercícios como abdominais e pilates são ideais. Yoga, com seu foco na região da coluna, também é ótimo para aumentar a flexibilidade.

3. Utilizar sapatos adequados

Uma das melhores dicas de saúde da coluna é utilizar calçados adequados. Calçado desconfortável ou mal ajustado pode ter grande impacto no modo como andamos e, portanto, na nossa postura. Evite saltos muito altos ou botas muito pesadas e opte por solas acolchoadas que dão mais apoio.

O fato é que traz inúmeras vantagens preocupar-se na escolha do sapato adequado para a coluna. A principal delas é o alívio que poderá trazer para as dores nas costas. Ao utilizar um calçado adequado, tanto para praticar esporte, quanto para trabalhar, será possível aproveitar muito melhor a atividade, pois não haverá aquelas dores desagradáveis.

Por fim, o cuidado com a sua coluna é essencial para ter uma vida sem dores e muito mais saudável. Com essas dicas ficará muito mais fácil conseguir atingir essa missão. Em especial, investir em um bom calçado, pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da sua coluna e ter mais qualidade de vida.

Curtiu nosso post? Então, assine já a nossa newsletter e recebe mais conteúdos como este em seu e-mail!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140