Entenda de uma vez por todas a diferença entre bota e coturno - Meu Pé de Conforto

Entenda de uma vez por todas a diferença entre bota e coturno

Postado em 08/04/2020

Você sabe qual é a diferença entre bota e coturno? Se ficou em dúvida, não se preocupe, porque esses calçados são realmente semelhantes, por isso é comum as pessoas fazerem confusão entre um e outro. 

As botas e coturnos são uma boa alternativa para o uso diário, afinal, ajudam a proteger os pés em dias de chuva, por exemplo, e da friagem. Além disso, dão estabilidade para os passos permitindo um caminhar mais confortável.

Para que você possa escolher o mais adequado para cada ocasião, preparamos este artigo a fim de mostrar o que existe de diferente entre a bota e o coturno, bem como dar algumas dicas para você acertar na escolha. Continue lendo e confira!

A diferença entre bota e coturno

A primeira informação que você precisa ter em mente para entender a diferença entre bota e coturno, é o fato de que o termo bota envolve diferentes calçados que apresentam características distintas. Entre eles estão os coturnos, sendo assim, todo coturno é um tipo de bota.

O termo coturno deriva do latim cuthurnus, utilizado para se referenciar às sandálias com solado mais grosso e amarradas até o joelho. No Brasil, esse termo foi adotado para designar as botas de uso militar, mas atualmente os modelos são desenvolvidos também para uso no dia a dia, tanto entre homens quanto mulheres.

Outra diferença entre bota e coturno está na proteção oferecida. No primeiro caso, conforme explicamos, temos uma grande variedade de modelos, alguns femininos, inclusive, são fabricados com partes que expõe o pé. Já no caso do coturno, existe a preocupação em garantir a proteção acima de tudo.

As características do coturno

O principal intuito do desenvolvimento do coturno foi criar um equipamento de proteção para os soldados. Por isso, toda sua estrutura foi pensada de modo que conseguisse atender as necessidades desses profissionais durante caminhadas e combates. Assim, algumas características são marcantes nesse tipo de calçado. Veja a seguir.

Cano alto

Como os soldados caminham por florestas e terrenos insólitos, há a necessidade de uma proteção extra para seus pés e pernas. Por isso, os coturnos têm um cano mais alto, evitando o contato com animais peçonhentos e possíveis pancadas.

Solado mais grosso

A sola dos coturnos tem um reforço maior do que nas botas comuns. Ela pode ou não ser tratorada, mas em todos os modelos é mais grossa, para garantir estabilidade e resistência. O solado mais grosso também evita perfurações nos pés.

Biqueira reforçada

Outra diferença entre bota e coturno é a biqueira do calçado que, no segundo caso, apresenta um reforço, muitas vezes até mesmo com um revestimento metálico. Ela ainda costuma ser um pouco mais levantada, para garantir uma segurança maior nas passadas.

Material resistente

Originalmente, os coturnos são fabricados em couro natural. Atualmente, também encontramos modelos em outros materiais, como couro sintético e lona, de toda forma, ele é sempre mais grosso, resistente e apresenta um grau de impermeabilidade.

Fechamento por cadarço

O fechamento tradicional dos coturnos é feito por meio de cadarços, que acompanham toda a extensão do seu cano. Essa medida é importante para facilitar o calçar e a retirada do pé. Em alguns modelos há ganchos que ajudam ainda mais a encaixar e desencaixar os pés.

Dicas para escolher entre bota e coturno

Como você viu, a diferença entre bota e coturno está em toda a estrutura do calçado. Então, dependendo da ocasião, pode ser mas adequado um ou outro. Para que você escolha o ideal, considere o uso que será feito.

No dia a dia você sentirá um conforto maior optando por uma bota. Afinal, existem diferentes materiais e tipos, inclusive para usar em dias mais quentes. Já o coturno é geralmente utilizado para prática de algumas atividades e esportes, como airsoft, trilhas e pescaria, em função da proteção que oferece.

Agora que você entendeu a diferença entre bota e coturno e conferiu dicas básicas, pode escolher o melhor calçado para o que deseja. Mas não se esqueça de optar por boas marcas para desfrutar de um material de qualidade e um formato anatômico, a fim de cuidar bem da saúde dos seus pés.

Quer mais dicas para escolher os calçados ideais? Então conheça alguns tipos de bota para usar nos meses de inverno e manter os seus pés aquecidos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140