Como cuidar dos pés inchados depois do parto? - Meu Pé de Conforto

Como cuidar dos pés inchados depois do parto?

Postado em 22/03/2022

A experiência da gravidez é, sem dúvidas, transformadora em vários aspectos e é algo único de ser vivido, especialmente no período do puerpério. 

Nessa fase, que acontece após o parto, o corpo da mulher passa por transformações e se recupera gradualmente até retornar às condições antes da gestação. Cuidados nesse momento são essenciais para manter o bem-estar, visto que existem vários sintomas que aparecem nessa fase. 

Um dos sintomas mais recorrentes são pés inchados depois do parto que pode ser causado por excesso de peso, alterações hormonais e até alterações no fluxo sanguíneo. A boa notícia é que existem formas simples e práticas de aliviar esse sintoma. Confira algumas delas no texto!

Ingerir líquidos

A ingestão adequada de líquidos é recomendada em qualquer período da vida, mas se tratando de todo o processo de gestação, ele é essencial. 

Toxinas acumuladas no corpo contribuem com retenção de água no corpo causando inchaço. Beber água além de estimular a circulação, aumenta o volume sanguíneo e contribui com a limpeza de substâncias do corpo.

Para quem não tem hábito de ingerir água, o consumo de chás pode ser uma alternativa, mas lembre-se de retirar o açúcar.

Caminhar em casa

Exercícios físicos sempre são excelentes para estimular o fluxo de sangue no organismo. No caso de mulheres no pós parto, é preciso levar em consideração todo o processo de recuperação do corpo, então definitivamente não estamos falando sobre exercício prolongado. 

É preciso respeitar os limites do corpo, e até dar uma pausa em caso de dor ou cansaço, e por isso, caminhadas leves em casa são uma ótima opção de exercício para reduzir o inchaço dos pés depois do parto. Lembrando que a escolha de um calçado adequado, especialmente para grávidas pode deixar o exercício mais confortável.

Movimentar os pés quando sentar

Um pequeno exercício que ajuda a reduzir o inchaço, é mover os pés de tempo em tempo enquanto estiver sentada. 

Fazer movimentos para frente e para trás como se estivesse acelerando com o pedal de um carro e giratórios nos sentidos horário e anti-horário, além de alongar a musculatura, estimulam a circulação sanguínea local. A prática pode trazer alívio rápido e relaxamento.

Fazer banho de contraste

Banhos de contraste nos pés nada mais são que imersões alternadas de cerca de dois minutos em recipientes com água fria e quente. A prática do banho de contraste provoca a dilatação e contração dos vasos estimulando a circulação e o fluxo de líquidos retidos nessa área.

Além de relaxar e aliviar dores, o banho de contraste é bastante efetivo, e um dos melhores amigos das mulheres ao cuidar de pés inchados depois do parto.

Elevar os pés

Inchaço é o resultado do acúmulo de substâncias líquidas em determinadas áreas de um tecido e área do corpo. Uma solução prática para esse sintoma, é a elevação dos pés.

Pela própria gravidade, quando elevamos um membro, a tendência é que os líquidos “desçam” e é justamente isso que alivia o inchaço nos pés. Além disso, esse é um hábito que também pode reduzir o aparecimento de vasinhos e varizes a longo prazo.

Inchaço nos pés depois do parto pode ser um sintoma indesejado durante este período, mas a prática das dicas mencionadas acima pode trazer alívio e reduzir o impacto que aparecem na gravidez.

A gestação e o puerpério são períodos que demandam muita energia, paciência e força de várias mulheres. Lembre-se sempre de respeitar seus limites e se acolher com muito amor, autocuidado e compaixão, principalmente durante períodos difíceis e momentos em que o corpo pede por descanso.

Gostou das dicas do texto? Siga nossa página no facebook e fique por dentro de mais conteúdos interessantes!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140