Varizes nos pés: quais as causas e como prevenir esse problema? - Meu Pé de Conforto

Varizes nos pés: quais as causas e como prevenir esse problema?

Postado em 14/12/2021

Existem alguns problemas de saúde que são muito comuns e afetam não apenas nossa saúde, como também podem trazer dificuldades para a rotina e até mesmo afetar a autoestima das pessoas. Pensando nisso, resolvemos preparar um post falando um pouco mais sobre as principais causas e como se prevenir das temidas varizes nos pés.

Elas afetam homens e mulheres, notadamente em idades mais avançadas, embora possa aparecer em qualquer faixa etária, oferecendo um desafio a mais para o dia a dia e trazendo riscos consideráveis de complicações em casos mais graves. Continue sua leitura e descubra como evitar que isso ocorra com você!

O que são varizes nos pés?

As varizes nos pés nada mais são dos que veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas. Pelos nossos próprios hábitos e por ação da gravidade, elas costumam afetar bem mais os membros inferiores, especialmente se ficarmos em pé por longos períodos e/ou tivermos predisposição ao problema, aumentando a pressão nesses vasos.

Embora afete ambos os sexos, como dissemos acima, a incidência é maior em mulheres, chegando a uma proporção de 4 para 1 em relação aos homens, sendo ainda mais notáveis durante a menstruação ou na gestação, por questões hormonais. Também podem ser secundárias, ou seja, subjacentes a doenças adquiridas no decorrer da vida.

Quais as causas de varizes nos pés?

Como citamos, a ação de hormônios femininos é um dos fatores que pode facilitar o surgimento de varizes nos pés. Isso ocorre porque eles podem tornar os vasos mais frágeis e suscetíveis a dilatações. No entanto, existem diversas outras causas que elevam os riscos, como a idade avançada, o excesso de peso e obesidade.

Quem tem histórico familiar também tem mais chances de desenvolver o problema, bem como pessoas que passam muitas horas por dia de pé, como vendedores e balconistas. Casos mais graves tendem a ser mais comuns em indivíduos que sofrem ou sofreram com fístulas arteriovenosas e têm passado de TVP (Trombose Venosa Profunda).

Como prevenir varizes nos pés?

Conhecendo as causas, fica mais simples entender como prevenir o surgimento de varizes nos pés. Tudo começa por evitar ficar muito tempo de pé. Se isso for inviável por questões profissionais, é essencial se movimentar e usar calçados adequados, de forma que os músculos das pernas sejam ativados e ajudem o sangue a circular.

As meias elásticas podem ser de grande valia para quem já tem problemas circulatórios, pois facilita o retorno sanguíneo. Aos primeiros sinais do problema ou qualquer desconfiança, buscar por auxílio de um médico de confiança também é muito importante, pois ele é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento.

Como você pôde ver, as varizes nos pés tem diversas causas, mas elas podem ser muito mais facilmente manejadas com a ajuda de um médico de confiança e o uso de calçados adequados!

Gostou de aprender quais as causas e como prevenir varizes nos pés? Então, não deixe de conferir nosso outro post que mostra quais os sapatos ideais para quem tem varizes!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140