Como escolher o melhor chinelo ortopédico? Confira as dicas! - Meu Pé de Conforto

Como escolher o melhor chinelo ortopédico? Confira as dicas!

Postado em 28/10/2021

A prática de exercícios ou até mesmo de atividades comuns do dia a dia pode ser um pouco mais desafiador para algumas pessoas, sobretudo aquelas que apresentam algum tipo de problema articular ou são mais predispostas a sentirem incômodos musculares. Por isso, saber como escolher o melhor chinelo ortopédico pode ser muito importante.

Homens e mulheres podem experimentar diversos benefícios incríveis ao utilizarem este tipo de modelo, principalmente se tomarem alguns cuidados durante a escolha e optarem por produtos de marcas com credibilidade e qualidade reconhecida no segmento. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é um chinelo ortopédico?

Podemos considerar um chinelo ortopédico aqueles modelos que possuem características específicas, tais quais o interior anatômico para uma perfeita acomodação e uma estrutura que ofereça o apoio ideal para a prática de diversas atividades, com maior conforto, segurança e estabilidade no caminhar ou na corrida do usuário.

Logicamente, isso não é feito de qualquer maneira, havendo um padrão elevado na análise de tamanhos, materiais e especificidades do calçado. A sola costuma conter boa flexibilidade e seu espaço interno também possibilita o uso de palmilhas, se for necessário. A função primordial do chinelo ortopédico, portanto, é tanto preventiva quanto terapêutica.

Quais os benefícios do chinelo ortopédico?

Você já está mais familiarizado com o conceito de um chinelo ortopédico. Para continuar o conteúdo, vamos falar um pouco mais dos muitos benefícios que ele pode oferecer. Acompanhe.

Mais segurança a cada pisada

Para a maioria das pessoas, dar um passo pode parecer uma situação absolutamente comum e sem nenhuma dificuldade. No entanto, para muita gente, a história não é bem assim. Problemas articulares, musculares, sistêmicos ou mesmo pequenas alterações no arco dos pés pode tornar tal tarefa muito difícil, sobretudo em condições complexas.

Sendo assim, o uso do chinelo ortopédico pode trazer muito mais segurança a cada pisada, oferecendo elevado nível de conforto para o dia a dia. O modelo certo absorverá a pressão sobre os calcanhares, ajudando a realinhar os pés adequadamente. Isso reduz a ocorrência de dores, inflamações, lesões e até fraturas por esforço repetitivo.

Maior estímulo ao fluxo sanguíneo

Outro dos benefícios do chinelo ortopédico é que ele proporciona maior estímulo ao fluxo sanguíneo aos pés e membros inferiores como um todo. Isso é extremamente importante para qualquer pessoa, notadamente idosos ou quem já tem histórico de problemas circulatórios, pois contribui para evitar condições mais sérias, como a trombose venosa profunda.

Os diabéticos, por exemplo, podem desenvolver uma neuropatia quando a glicemia não é bem controlada, reduzindo a chegada do sangue nas extremidades. Com o passar do tempo, isso pode ocasionar lesões altamente indesejáveis. Usando um recurso simples, como um calçado adequado, você consegue minimizar muito as chances de tais complicações. 

Boa variedade de modelos disponíveis

Há alguns anos, muita gente achava que os modelos ortopédicos eram muito feios ou desajeitados. No entanto, esse cenário mudou complexamente e, nos dias de hoje, é perfeitamente possível utilizar um modelo bonito e estiloso, ao mesmo tempo em que ele oferece as melhores condições para seus músculos e articulações.

Existem opções para todos, sem restrições, com chinelos que podem fazer parte do cotidiano de crianças, jovens, adultos e idosos. Assim, eles contarão com mais estabilidade e segurança no seu caminhar, com o aval dos profissionais de saúde, como fisioterapeutas e podólogos e, principalmente, de médicos, como pediatras, ortopedistas e outros especialistas.

Como escolher um bom chinelo ortopédico?

Agora que você já conheceu alguns dos muitos benefícios que o chinelo ortopédico pode proporcionar, vamos mostrar como escolher um. Confira.

Analise o formato do seu pé

Um bom começo para quem quer aprender como escolher um bom chinelo ortopédico consiste em analisar o formato do próprio pé. Existem muitas padronizações diferentes, mas a ideia aqui é ter apenas um melhor embasamento para a sua compra. O mais comum é o pé grego, no qual o (hálux) dedão tende a ser bem proporcional aos outros dedos.

Já o chamado pé quadrado, como o próprio nome já diz, é aquele no qual todos os dedos tem um comprimento bastante similar, formando quase uma linha reta. O egípcio tem o segundo dedo mais comprido do que o hálux e o romano conta com dedos muito juntos, que vão diminuindo gradativamente de tamanho.

Encontre o tamanho perfeito

Depois de analisar o formato do próprio pé, chegou a hora de encontrar o chinelo ortopédico com o tamanho perfeito. Afinal, usar um número que não é compatível com suas características é algo que tende a trazer bastante incômodo, mesmo que você adquira um calçado da melhor qualidade e feito especificamente para dar segurança.

Os seus pés precisam ficar confortáveis no modelo e você precisa checar, por exemplo, se a empresa trabalha com numeração dupla. Nesse caso, o recomendado é escolher aquele cujo último número corresponde ao seu número de outros calçados. Se você for comprar pela internet, não deixe de ler atentamente a descrição e tabela de medidas.

Busque empresas de credibilidade

Por fim, se você quer aprender como escolher o melhor calçado, uma das dicas mais úteis que podemos dar está relacionada com a credibilidade da empresa fabricante. Isso faz toda a diferença no resultado obtido, especialmente em modelos que precisam ter muita precisão e características tão especiais, como é o caso de um chinelo ortopédico.

Sendo assim, dê uma olhada no site da marca e veja se ele é bem-feito, contando com boa variedade de produtos e descrições completas. Preste atenção quanto aos materiais de fabricação e escolha um design que lhe agrade, combinando com o seu estilo e que esteja de acordo com as suas principais finalidades.

Agora você já sabe como escolher e aprender mais sobre a importância de utilizar um chinelo ortopédico no seu dia a dia. Por isso, não deixe de adquirir o seu, focando em modelos compatíveis com suas demandas e fabricados por empresas que ofereçam elevado padrão de qualidade em sua fabricação.

Gostou das nossas dicas para escolher o melhor chinelo ortopédico? Quer comprar de uma empresa com a mais alta credibilidade no mercado? Então, não deixe de conferir o nosso site!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140