
Os pés são responsáveis pela nossa sustentação corporal e, por isso, são indispensáveis para a locomoção. No entanto, além de ficarem expostos a agentes externos, normalmente os cuidados com eles são menores.
Esse descuido pode ser problemático para a saúde, pois favorecem o aparecimento de fungos e geram consequências desagradáveis. A manifestação ocorre por meio de infecções, que são desenvolvidas pelo excesso de exposição à umidade.
Assim, caso não sejam tratados logo, podem trazer riscos e causar patologias menos ou mais severas. Nesse sentido, a adoção de hábitos que previnam o aparecimento de fungos nos pés ainda é o melhor caminho.
Para informar você melhor sobre esse assunto, preparamos este post com as principais causas desse problema. Continue a leitura para saber mais!
1. Usar meias e sapatos úmidos
O desenvolvimento de fungos acontece em locais úmidos e quentes. O uso contínuo de meias e sapatos que tiveram contato com a umidade é propício ao aparecimento de fungos nos pés, pois, assim, eles encontram condições favoráveis para se manifestarem.
Dessa forma, hábitos que sejam propícios à sua manifestação devem ser evitados e substituídos por atitudes que previnam esse problema. Por exemplo: sempre enxugar e higienizar muito bem os pés, especialmente após o banho; usar meias limpas e sapatos secos e arejados; sempre lavar esses pertences etc.
2. Ter contato com superfícies contaminadas
Os fungos se manifestam quando encontram locais que favorecem o seu desenvolvimento e são contagiosos. Assim, ter cuidado com seus pertences pessoais é muito importante para evitar a contaminação. O contato com áreas contaminadas pode ser inevitável, porém a prevenção pode reduzir a probabilidade de ser acometido por esse problema.
Dessa forma, é muito relevante a higienização periódica. É preciso: lavar as mãos; usar álcool gel; sempre se enxugar muito bem após o banho, inclusive os pés (entre os dedos); trocar toalhas periodicamente; evitar roupas úmidas, lençóis e demais roupas de cama etc.
3. Compartilhar objetos
Como dito anteriormente, os fungos são contagiosos. Isso significa que, por mais que você mantenha sua higienização correta, bem como a de seus pertences, caso alguém que conviva com você não tenha os mesmos hábitos, e já tenha tal problema, pode haver a contaminação e manifestação dos fungos.
Por isso, evite usar objetos que pertencem a outras pessoas, como calçados, meias e toalhas, e só faça isso se você tiver a plena garantia de que tudo está muito bem higienizado.
Desse modo, conforme você observou, alguns cuidados com a higiene podem proteger os pés e evitar a manifestação dos fungos, que é muito inconveniente para o ser humano. No dia a dia, isso pode causar, além de desconfortos, situações constrangedoras, como irritações, coceira e maus odores.

Então, caso tenha sido acometido por esse problema, a busca por orientação médica é indispensável, pois o profissional oferecerá o tratamento necessário e mais adequado à sua situação clínica.
Agora que você já sabe quais são as causas comuns dos fungos nos pés, não deixe de entender melhor o que são as micoses e como tratá-las!
Nome do Produto
R$ 0,00
Deixe um comentário