Dockside masculino: o sapato ideal para o seu verão - Meu Pé de Conforto

Dockside masculino: o sapato ideal para o seu verão

Postado em 31/01/2018

O dockside masculino tem as principais características do calçado ideal para o verão: conforto e praticidade. Sua estética é elegante e adequada para diversas situações. Apesar dessas vantagens, é normal ter dúvidas a respeito das suas combinações.

Preparamos este texto com todas as informações que você precisa sobre esse sapato. Acompanhe!

O dockside masculino é clássico

A história do sapato está relacionada à vida náutica. Na década de 30, o velejador Paul Sperry percebeu que o convés do seu barco era escorregadio e, para garantir a sua segurança, necessitava de um calçado antiderrapante. Além disso, o solado precisava ser branco para não sujar a embarcação. Foi aí que surgiu o Dockside.

Como a inspiração veio de um barco, os cadarços que contornam o produto lembram as cordas de uma embarcação. O design logo conquistou os pés masculinos, sejam navegantes ou não. Com espaço para os pés respirarem, o estilo e o conforto foram a chave para torná-lo popular. Além disso, o sapato é ideal para o verão e para o clima tropical, como o brasileiro.

Parece com o mocassim, mas não é a mesma coisa

Apesar das semelhanças físicas, esses dois modelos têm propostas diferentes. Enquanto o primeiro adota o estilo formal, o segundo é utilizado de forma casual. Há quem chame o dockside de mocassim com cadarços, mas a diferença não é apenas essa. Entenda a seguir.

Mocassim

Geralmente é feito com couro natural ou sintético, de camurça, lona ou com tecidos maleáveis. Pela sua elegância e formalidade, é considerado um sapato social, por isso pode ser usado no trabalho, no escritório e em eventos. Fica bem com calças de alfaiataria, jeans e bermudas. A principal vantagem é a maleabilidade e a forma como ele se adapta ao pé. Tem cores variadas, mas os tons sóbrios são maioria.

Dockside

Com estrutura semelhante ao mocassim, possui tiras que percorrem as laterais para amarração. Outro diferencial são os cadarços na parte da frente. Eles podem ter o mesmo tom do sapato ou cores complementares. Tem sola antiderrapante, portanto é um item seguro para utilização em equipamentos náuticos, como navios, barcos, lanchas e iates. Mesmo que você não esteja dentro desse contexto, nada impede o uso.

Ele é adequado para situações informais, combinado com jeans e bermudas. Se o dress code do seu trabalho for casual, ele será um curinga no seu guarda-roupa. Existem modelos de uma cor só e com tons variados. Dependendo do ambiente e dos itens complementares, o sapato pode ser rústico ou fashion.

Para fazer a escolha correta é preciso utilizar o bom senso. Se a roupa for estampada, dê preferência ao dockside de tom único. Se a roupa for monocromática ou baseada em uma única cartela de cor, você pode ousar mais nos pés. A versatilidade é uma das principais características que tornam o modelo um clássico.

Pode ser usado em casamentos

O visual navy é adequado para casamentos na praia e no campo. Como o sapato tem estilo casual e descolado, necessita de alguns ajustes na produção para ser usado em cerimônias matrimoniais. Invista em acessórios requintados: coletes, gravata slim ou borboleta e chapéu panamá. Dessa forma, seu traje estará alinhado ao evento e cheio de personalidade. Para dar mais visibilidade, dobre a barra da calça.

E em eventos casuais

O dockside forma uma composição interessante com jeans, chino, alfaiataria e sarga. Esses tecidos são válidos tanto para calças quanto para bermudas. Na parte de cima, use uma camisa ou polo. Nas cores, dê preferências a peças de tons neutros, como o verde militar e o azul marinho. Os modelos com bota de cano médio são ótimos para eventos casuais.

É fácil de combinar

Com bermudas

Essa é uma das mais frequentes combinações. Bermudas de linho na modelagem de alfaiataria com comprimento acima do joelho são as mais recomendadas. No verão, você pode investir em cores claras e neutras, como branco, azul claro, bege e cinza.

Com calças

Os modelos mais justos, como o skinny, dão evidência ao calçado. A barra dobrada em uma largura fina, deixando parte do calcanhar à mostra complementa o visual. É despojado, confortável e adequado para os dias mais quentes.

Com blazer

Se o evento permite um calçado informal mas preza pela elegância, utilize complementos como o blazer. Seja em um jantar, no trabalho ou em um happy hour, a combinação desses dois itens fará com que você seja notado de forma positiva. Jaquetas e malhas são alternativas para tornar o look mais moderno.

Com jeans

As diferentes lavagens do jeans permitem criar diversos estilos. Tons mais claros são válidos para o dia e para eventos casuais, já os escuros combinam com o ambiente corporativo e saídas à noite. Mas fique atento: se o modelo tiver aplicações e texturas, escolha um dockside liso — e vice-versa.

Sem meias

Uma das principais características do sapato é o conforto e a ventilação interna. Por isso, o uso de meias é dispensado. Para evitar odores, utilize um creme ou aerossol antitranspirante nos pés. Se mesmo assim você deseja utilizar meias, dê preferência àquelas que são praticamente invisíveis, como as soquetes. Quanto mais disfarçado ficar, melhor.

Com cores

O verão possibilita o uso de diferentes tonalidades. Você pode montar um look com tons de cinza e escolher o sapato para criar um ponto de luz, com uma cor de destaque. Nesse caso, o verde, o amarelo e o preto são bem-vindos.

Se desejar algo mais fashion, opte por um dockside estampado ou com diferentes cores na mesma peça. Para não perder a harmonia, opte pelas cores complementares.

É fácil de encontrar

Por se tratar de um clássico, não é difícil encontrar o dockside no mercado. Em qualquer estação do ano, o produto sempre está nas vitrines.

Depois de experimentar as suas vantagens, dificilmente você vai se contentar com apenas um par. Outra grande vantagem é que, devido à sua versatilidade, o modelo é muito útil em viagens. Como ele pode ser usado tanto de dia quanto à noite, ocupará menos espaço na mala e será útil em diferentes ocasiões.

Viu como o dockside masculino só traz vantagens? Esse é um elemento-chave capaz de criar diferentes estilos para uma mesma produção. E engana-se quem pensa que as mulheres estão excluídas de todas essas vantagens. Nós também temos uma linha feminina, com diversas opções para todos os gostos. Confira!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140