Ondulação nas unhas: o que é isso e o que posso fazer?

As chamadas “unhas onduladas” acontecem com maior frequência em pessoas com mais idade, logo, o processo comum de envelhecimento do ser humano envolve a ondulação nas unhas. Porém, quando esse sinal aparece em conjunto a outros, como crescimento da espessura da unha, mudança na cor e no formado, é importante consultar um médico.
Também podem surgir outras sensações, como dores de cabeça, sede em excesso e cansaço, além de pele mais pálida, isso pode ser sintoma de infecção por fungos, anemia e diabetes, logo, é importante consultar um médico. Nesse post falaremos mais detalhes sobre ondulação nas unhas, e o que pode ser feito. Confira!
O que é ondulação nas unhas?
As unham dizem muito sobre como está a nossa saúde. Além de ser um aspecto que beneficia a estética pessoal! Elas podem falar se algo está errado em nosso corpo. Por exemplo, doenças como anemia e fungos podem mudar a coloração e espessura das unhas. A ondulação é atingida também por esses aspectos e por traumas, como batidas, na base da unha.
A ondulação na unha também pode ser sinal de doenças como:
- deficiência nutricional;
- alteração glandular na paratireóide;
- traumas ou deficiências fisiológicas;
- psoríase;
- quimioterapia;
- deficiência de zinco;
- alergias;
- inflamação do tecido que rodeia a unha.
O que fazer caso apareça ondulação na unha?
Assim, é necessário saber quais providências devem ser tomadas quando as ondulações nas unhas aparecem. Veja as principais dicas para lidar com esse problema:
Procure um médico para fazer exames
Como vimos, essa questão pode estar ligada a diferentes questões ligadas à saúde. Por isso é importante procurar um médico para investigar a origem do problema e receitar o melhor tratamento.
Fique atento à sua alimentação
Muitos dos motivos que geram a ondulação na unha têm origem da alimentação incorreta, o que pode causar anemia e deficiências nutricionais, por exemplo. Logo, atente-se à sua alimentação e procure a ajuda de um nutricionista para isso!
Esteja atento ao retirar ou afastar a cutícula
Como vimos, um dos motivos da ondulação na unha pode ser traumas. Retirar excessivamente as cutículas pode causar danos ao tecido próximo à unha, causando inflamações e até infecções, o que modifica o aspecto da região. Logo, quando for fazer isso, tenha cuidado no processo.
Prefira usar removedores de esmalte sem acetona
Isso porque a acetona é um solvente muito forte, que pode deixar a unha quebradiça, esbranquiçada e retirar sua proteção natural. Opções sem acetona são melhores para a saúde das unhas.
Dessa forma, é possível lidar com a ondulação nas unhas e deixá-las sempre saudáveis.
Por conseguinte, a saúde das unhas diz muito sobre a do corpo inteiro. Isso porque, doenças como anemia, psoríase, deficiências nutricionais, fisiológicas e endócrinas podem modificar o aspecto das unhas. Dessa forma, caso detecte essa alteração, com a ondulação nas unhas, procure um médico para realizar o tratamento correto. Além disso, é importante remover o esmalte sem acetona, tomar cuidado para tirar a cutícula e atentar-se à alimentação.
Gostou desse post? Confira também esse conteúdo sobre fungos nas unhas dos pés, e como lidar com isso!
Fique por dentro de tudo!
Assine nossa Newsletter e receba informações, artigos e muito mais, direto no seu e-mail!