Saiba o que é fratura por estresse e qual o tipo mais comum - Meu Pé de Conforto

Saiba o que é fratura por estresse e qual o tipo mais comum

Postado em 05/08/2021

Você conhece alguém que treina bastante e já se machucou? Pois saiba que essa pessoa pode ter tido uma fratura por estresse. Este tipo de fratura é comum nos esportes e atividades físicas, para quem não toma cuidado.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é fratura por estresse e seus tipos mais comuns? Preparamos este texto para responder a essas e outras perguntas. Continue a leitura!

O que é fratura por estresse?

As fraturas por estresse nada mais são do que lesões ósseas causadas a partir de esforços repetitivos. É uma lesão bem frequente, principalmente na população que pratica esportes. Elas representam aproximadamente 10% das lesões esportivas, principalmente entre os atletas que correm.

Acontecem devido a um movimento físico de alta intensidade que, por conta da intensidade ou repetição, não dá aos ossos tempo suficiente para a recuperação adequada.

Normalmente, são diagnosticadas através de uma diminuição no rendimento. Por conta desse fato, o médico vai determinar a sua existência ou não através de um exame de imagem.

Qual o tipo mais comum de fratura por estresse?

Os esportes podem gerar fraturas por estresse com mais frequência. O tipo mais comum de fratura por estresse acontece exatamente nos membros inferiores, acometendo pés, joelhos e quadril.

Alguns fatores podem aumentar o risco de que estas fraturas aconteçam. Por exemplo:

  • desalinhamento articular;
  • mau condicionamento;
  • desequilíbrio;
  • deficiências nutricionais;
  • falta de condicionamento físico;
  • excesso de peso.

Quanto tempo leva para curar?

Nas fraturas de baixa seriedade, o tempo de afastamento das atividades esportivas é de aproximadamente dois meses. Nas fraturas mais sérias, o tempo até a cura pode chegar a um ano.

O tratamento começa a partir do diagnóstico do motivo de a fratura ter acontecido. Outros fatores importantes são alimentação, doenças metabólicas pré-existentes, remédios, insuficiência vitamínica ou outras condições. A partir disso, define-se o tratamento.

Concomitantemente, recomenda-se sessões de fisioterapia, e a prescrição de medicamentos, a depender do caso.

Na fase de retorno à vida normal, o paciente deve seguir à risca as recomendações médicas, para evitar maiores complicações. Especialmente no caso de retorno para as práticas esportivas.

Como evitar que aconteça?

A melhor forma de se evitar que aconteçam fraturas por estresse é a prevenção. A utilização de calçados confortáveis e adequados para as práticas esportivas é medida essencial. Opte por um calçado com bom amortecimento e palmilhas anatômicas.

Pratique atividades físicas de forma responsável, sempre com um profissional para auxiliar você. Não adianta ser sedentário em um dia e no outro querer correr uma maratona de 10 quilômetros. Tenha bom senso e sempre faça alongamento após os exercícios.

Por fim, lembre-se de descansar. Nosso corpo não é uma máquina, e todos precisamos do tempo de descanso e recuperação. Não importa se você é um atleta de alto nível ou amador, respeite os limites de seu corpo.

A melhor forma de evitar um transtorno como a fratura por estresse é a prevenção. Tome as medidas corretas e procure seu médico para um acompanhamento profissional sempre que for praticar qualquer atividade física.

Gostou do nosso conteúdo informativo? Convidamos você a curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de todas as novidades da Doctor Shoes!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140