O que são calçados anatômicos e como se diferenciam dos ortopédicos? - Meu Pé de Conforto

O que são calçados anatômicos e como se diferenciam dos ortopédicos?

Postado em 09/06/2021

Estar confortável virou uma tendência que se reforçou ainda mais durante a pandemia. Prezar pela qualidade de vida, então, é uma prioridade para muitas pessoas e isso tornou-se moda. Portanto, os calçados anatômicos são essenciais para um dia a dia com conforto.

Contudo, você sabe diferenciar os anatômicos para os calçados ortopédicos? Os calçados anatômicos têm mais vantagens? Qual a finalidade deles? São várias as perguntas que você pode fazer ao se deparar com esse item que tem se tornado fundamental para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Se você quer conhecer mais sobre os calçados anatômicos e sanar todas as suas dúvidas de uma vez por todas para ter mais tranquilidade nos pés, este é o artigo ideal. Confira.

O que são calçados anatômicos?

Antes de falar sobre a diferença dos dois tipos de calçados, é importante conhecer mais sobre o tipo anatômico, que tem ganhado espaço por sua variedade no mercado.

Os calçados anatômicos, em resumo, são aqueles que proporcionam mais conforto para os pés, como se os pés fossem amaciados. Isso acontece porque o calçado anatômico tem uma elevação na região do arco dos pés, uma elevação estática.

Essa elevação segue o formato do pé, por isso, é chamado de calçado anatômico e tem por objetivo auxiliar na melhora da postura do pé.

Qualquer pessoa pode usar um calçado anatômico, até mesmo bebês. Não há restrição para usar tal peça. Até sandálias de dedo podem ser anatômicas, adaptando-se à elevação do arco do pé.

Vantagens do calçado anatômico

Os calçados anatômicos trazem algumas vantagens e benefícios, auxiliando você a melhorar a qualidade de vida. Conheça mais sobre essas vantagens:

  • conforto diário;
  • alívio de dores nos pés;
  • rotina mais agradável;
  • flexibilidade.

Essas são apenas algumas das vantagens que você pode experimentar ao usar um calçado anatômico, ao longo do tempo, você vai perceber melhoras em alguns aspectos.

A diferença entre calçados anatômicos e ortopédicos

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a diferença entre calçados anatômicos e ortopédicos. Muitas pessoas confundem bastante os dois tipos e acabam comprando o produto errado.

Por isso, vamos esclarecer de vez essas diferenças e qual é o melhor para o seu objetivo. Se você deve adquirir um sapato anatômico ou partir para os ortopédicos.

Primeiramente, é importante falar sobre uma dúvida comum sobre os dois tipos de calçados: a elevação. O calçado anatômico tem uma elevação que ajuda a corrigir a postura do pé, no jeito de pisar, por exemplo. Já o sapato ortopédico, é capaz de corrigir a postura do corpo.

O calçado anatômico pode ser usado por qualquer pessoa, já o ortopédico é feito sob medida para aliviar as deformações mais graves nos pés. Por exemplo, os sapatos anatômicos podem ser usados por alguém que passa horas em pé por dia, para aliviar as dores e tornar a rotina mais confortável. Quem parte para o ortopédico é por necessidade e indicação médica.

Além disso, os calçados ortopédicos também auxiliam a melhorar a circulação sanguínea, ou seja, também são indicados para quem tem formigamentos nas pernas. Ainda, o sapato ortopédico ajuda a melhorar dores nas costas causadas por má postura.

Outro diferencial do sapato ortopédico é que ele amortece impactos de caminhada. Esses impactos podem prejudicar ainda mais a coluna, aumentando as dores e problemas ortopédicos.

Assim, fica mais fácil diferenciar os dois tipos de calçados que são tão importantes para aumentar o conforto e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Calçados terapêuticos

Ainda nos conceitos de calçados, é importante que você conheça também os calçados terapêuticos. Esses são produtos desenvolvidos para pessoas com doenças que afetam a saúde e biomecânica dos pés, como diabetes.

Quando usar sapatos anatômicos e ortopédicos?

A dica é usar sapatos anatômicos no dia a dia, quando for passar muito tempo em pé ou quando precisar caminhar bastante. Você pode encontrar saltos anatômicos que se adaptam à sua rotina, por exemplo.

Já os calçados ortopédicos são indicados para o uso quase que constante, por ser um tratamento de deformidades mais graves.

Confira quem precisa de calçados ortopédicos:

  • pessoas com dores constantes nas costas, pés e joelhos ;
  • diabéticos;
  • quem tem varizes e inchaços devido à má circulação sanguínea;
  • pessoas que precisam corrigir a postura do corpo;
  • pessoas que possuem pé chato ou cavo.

Existem também outras condições particulares para usar o calçado ortopédico. Por isso, é indispensável consultar um médico especialista.

Calçados anatômicos ou ortopédicos para crianças

Uma dúvida comum sobre esses tipos de calçados é se eles podem ser usados por bebês e crianças. Os bebês nascem com o pé plano, chato, mas não precisa se preocupar. Ao longo do tempo, a curvatura do pé vai aparecendo.

Com brincadeiras, corridas e outras atividades recreativas, o pé vai tomando mais forma, como deveria ser. Mas se a criança sentir dores e desconfortos, é hora de consultar um ortopedista. Por isso, não é necessário fazer a criança usar um calçado ortopédico sem indicação médica. Isso pode prejudicar o desenvolvimento muscular e ósseo da criança, que ainda está tomando forma.

Calçados ortopédicos da Doctor Shoes

Se o seu ortopedista recomendou o uso de um calçado ortopédico, não podemos deixar de falar das vantagens de usar um calçado da Doctor Shoes. Você encontrará diversas vantagens, como:

  • conforto;
  • durabilidade;
  • confiabilidade;
  • alta qualidade;
  • variedade;
  • design diferenciado.

Assim, você pode ter uma vida mais confortável, optando por renovar o closet dos sapatos, trazendo mais saúde para os seus pés e, consequentemente, para sua coluna, melhorando a postura e aliviando dores.

Agora que você sabe como diferenciar os calçados anatômicos dos calçados ortopédicos, é importante entender qual o seu objetivo: melhorar a postura dos pés ou algo maior? Ter apenas mais conforto ou tratar deformidades?

Após definir o seu objetivo, é hora de escolher um calçado de qualidade e durabilidade, afinal, ninguém quer investir em um produto que não dure muito tempo.

Por isso, acesse nosso site e confira as opções para você se livrar de vez daquelas dores insuportáveis e aumentar a qualidade de vida.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140