Quais são os principais desvios e deformidades na coluna?

Os desvios e deformidades na coluna são mais frequentes do que imaginamos. Eles, em sua grande maioria, não são caracterizados por alterações visuais extremas, mas, ainda assim, trazem consequências negativas para o dia a dia dos pacientes acometidos.
Além da dor característica, esses problemas podem contribuir negativamente ao afetar o funcionamento de certas estruturas do corpo e, claro, trazer prejuízos para a qualidade de vida, a produtividade e o bem-estar de quem sofre com eles.
Afinal, quais são os desvios mais comuns? Como eles podem ser tratados e diagnosticados? Confira mais informações a seguir!
Quais são os desvios e deformidades da coluna?
Há vários tipos de alterações! A seguir, vamos conferir algumas das mais comuns.
Lordose
Na lordose, os pacientes apresentam uma curvatura excessiva da coluna para trás.
As principais características desse problema são a parte central (próxima à região da cintura) voltada para a frente e o finalzinho da coluna, para trás. Isso dá uma impressão de bumbum arrebitado e barriga acentuada.
Cifose
A cifose, por sua vez, é uma alteração que ocorre próxima ao pescoço do paciente, na área dorsal.
A principal característica, aqui, é uma acentuação na região, formando o que é popularmente conhecido como “corcunda”.
Escoliose
Por fim, temos a escoliose. Nesse caso, o “meio” da coluna sofre uma alteração para os lados. Ela pode ser em formato de C ou de S.
Um dos sintomas desse problema, além da dor nas costas, é a assimetria. Pacientes com escoliose costumam ter um lado da cintura mais acentuado que o outro, um ombro mais elevado, apresentar dismetria, entre outros detalhes que podem ser observados.
Lembrando que todos os casos ainda podem ser classificados com o prefixo hiper (hiperlordose, hipercifose etc.). Aqui, o problema é bem acentuado.
Quais são as causas desses problemas?
As causas para os desvios de coluna são variadas. Algumas delas incluem:
- alterações congênitas, ou seja, que nascem com o paciente;
- traumas (acidentes, machucados);
- osteoporose;
- sedentarismo;
- má postura.
Além disso, há as questões idiopáticas. Esse nome é dado quando não há uma causa identificada para o surgimento de uma alteração.
Como eles são diagnosticados?
As alterações mencionadas acima são diagnosticadas a partir da observação física do paciente e da realização de exames complementares, como o raio-X da coluna ou ressonâncias magnéticas.
E o tratamento, como é feito?
O tratamento dependerá de uma série de fatores. Algumas alternativas são:
- uso de cintas ou coletes;
- fisioterapia;
- prática de exercícios;
- alterações na rotina.
Além disso, casos graves podem exigir procedimentos cirúrgicos para a correção dos desvios. O tratamento também inclui a manutenção dos sintomas, com o uso de relaxantes musculares e analgésicos.
É possível prevenir os desvios e deformidades da coluna?
Sim! Algumas atitudes simples de nosso dia a dia podem contribuir para a prevenção desses problemas. As principais são:
- manutenção de uma boa postura ao longo do dia;
- cuidados com a postura também na hora de dormir;
- prática regular de exercícios, sejam eles aeróbicos, de força ou práticas como a yoga;
- uso de calçados confortáveis e anatômicos.
Agora que você já sabe como se cuidar direitinho e conhece melhor os principais desvios e deformidades da coluna, não perca tempo: caso note algum sinal de dor ou desconforto, procure a opinião de um médico o quanto antes!
Aproveite, também, e confira mais informações sobre os produtos da Doctor Shoes! Oferecemos opções de calçados confortáveis, anatômicos e ortopédicos, tudo com o objetivo de deixar a sua vida muito mais saudável!
Fique por dentro de tudo!
Assine nossa Newsletter e receba informações, artigos e muito mais, direto no seu e-mail!