
Não é novidade para ninguém que o ser humano sofre muito com problemas na coluna. No entanto, como a medicina e os tratamentos disponíveis para tais condições melhoraram muito nos últimos anos, um diagnóstico preciso é fundamental. Pensando nisso, resolvemos preparar um post explicando o que é a escoliose do adulto e quais os principais sintomas.
Embora algumas pessoas ainda acham que se trata de uma condição exclusiva das crianças, o fato é que ela pode surgir ou se manifestar em todas as idades, com diferentes graus e tipos, causando dificuldades na vida pessoal e profissional. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!
O que é a escoliose do adulto?
A escoliose nada mais é do que um desvio da coluna vertebral, que fica curvada para um dos lados do tronco, por conta de uma rotação das vértebras. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não surge por hábitos posturais inadequados, mas os sintomas podem melhorar com uma boa postura e o uso de bons calçados ortopédicos.
Quando ocorre em adultos, usualmente vem como resultado de uma curvatura da infância que ficou sem o devido diagnóstico e tratamento, podendo progredir livremente com o passar dos anos. No entanto, o seu surgimento também pode se dar por questões degenerativas e doenças mais sérias, como tumores e outras patologias.
Quais os tipos de escoliose do adulto?
Como dissemos, existem diferentes causas da escoliose, que podem ser classificadas em categorias. A congênita, como o próprio nome já diz, se dá por uma má formação de nascença. Já a neuromuscular é decorrente de algum tipo de patologia, enquanto a idiopática, que engloba a maior parte dos casos, é a que não tem uma origem definida.
Quais são os sintomas da escoliose?
Os sintomas da escoliose podem variar muito de pessoa para pessoa e pioram com algumas condições concomitantes, como obesidade, sedentarismo, má postura e a realização de exercícios sem a devida orientação. No entanto, não dá para negar que o sinal mais clássico é a coluna encurvada, em maior ou menor nível, para um dos lados.
O portador do problema também costuma ter ombros e quadris parecem assimétricos, bem como o corpo inclinado. Pode haver um aumento unilateral na projeção das costelas e uma perna pode parecer menor que a outra. Em casos mais graves, pode haver limitações nos movimentos, dor e desconfortos musculares.
Como tratar a escoliose do adulto?
Para tratar a escoliose no adulto, é preciso procurar um médico o quanto antes. As condutas mudam de acordo com as necessidades do paciente e a gravidade do problema, mas tendem a envolver o uso de analgésicos, relaxantes musculares, exercícios supervisionados e sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.
Além disso, as órteses também podem ser usadas para, tendo resultados muito consistentes no controle da dor e na melhora da postura global, ajudando a manter a capacidade de locomoção e a autonomia. O ideal é sempre buscar ajuda especializada e seguir as orientações passadas com bastante disciplina.
Gostou de aprender mais sobre a escoliose do adulto e seus principais sintomas? Então, não deixe de fazer seu comentário aqui no post!
Deixe um comentário