5 recomendações para quem costuma trabalhar em pé o dia todo - Meu Pé de Conforto

5 recomendações para quem costuma trabalhar em pé o dia todo

Postado em 26/07/2022

Para boa parte das pessoas, trabalhar em pé é uma realidade da qual não tem como fugir. E, apesar de menos estático, este tipo de trabalho pode ser tão prejudicial quanto quem desempenha suas funções sentado o dia todo. Isso porque, ao passar longas horas em pé, diversos problemas de saúde, além do desconforto nos pés, tornozelos e joelhos. Circulação sanguínea prejudicada, sobrecarga nas articulações, fadiga e má postura são algumas das consequências mais comuns. 

Uma forma de minimizar os efeitos negativos de trabalhar em pé é adotar alguns cuidados e práticas com os membros inferiores. Neste artigo, vamos abordar os principais. Continue a leitura! 

1. Use sapatos anatômicos

Nossos pés precisam suportar todo o peso do corpo ao longo dia, para isso, é fundamental que tenham o suporte adequado para garantir tanto o conforto, quanto a praticidade que o seu trabalho exige. 

Sendo assim, a primeira dica para minimizar os impactos negativos do trabalho em pé é investir em sapatos que sejam anatômicos e confortáveis. Este tipo de calçado é desenvolvido para aderir melhor a curvatura dos pés, dando suporte em todas as áreas, de modo que o peso seja distribuído de maneira mais uniforme. 

E se você precisa de sapatos mais formais, a boa notícia é que hoje já existem calçados anatômicos que atendem às mais diversas necessidades. 

2. Evite calçados com solados duros

Ainda no que diz respeito aos calçados, é essencial verificar a dureza do seu solado. Isso porque é esta parte que vai amortecer o impacto da pisada. Sendo assim, sempre opte por materiais que sejam mais flexíveis, pois são eles que vão proporcionar mais conforto ao pisar. Uma saída para os sapatos que você já possui em casa é adquirir palmilhas anatômicas para aumentar o bem-estar dos pés e reduzir os impactos negativos da rotina. 

3. Faça um escalda-pés

O escalda-pés é um tratamento antigo mas que pode trazer diversos benefícios para a rotina de cuidados com os pés, como: 

  • relaxamento e redução do estresse; 
  • redução do inchaço nas pernas; 
  • alívio para o corpo como um todo. 

Por esses motivos, ele é uma excelente opção para ser feito depois de um dia inteiro de trabalho em pé. 

O melhor de tudo é que é bem simples de fazer. Em geral, mistura-se água morna com sais de banho, óleos essenciais e até bolinhas de gude! 

4. Faça massagens nos pés

É bem possível que ao longo do dia, os pés e os tornozelos, além da retenção de líquido, também acumulem pontos de tensão. Para reduzir este problema, uma boa dica é realizar uma massagem relaxante, com foco nas áreas mais críticas como o calcanhar, região do metatarso e no tornozelo, próximo à articulação. 

5. Coloque os pés para cima

Outra forma de reduzir o incômodo gerado nos pés ao longo do dia é, ao chegar em casa, se sentar e colocar os pés para cima, de modo que fiquem na mesma linha do coração por cerca de 15 minutos. Essa medida é importante para diminuir a pressão dentros dos vasos sanguíneos e reduzir a retenção de líquido nos membros inferiores. 

Erros que podem piorar a saúde quem trabalha em pé

Agora que você já sabe o que fazer para ter mais bem-estar com os pés, vamos citar alguns erros que você deve evitar se quiser ficar longe das dores na região: 

  • usar roupas muito apertadas que dificultam a circulação; 
  • não se movimentar ao longo do dia, gerando mais sobrecarga; 
  • não praticar atividade física para fortalecer músculos e articulações da região; 
  • não priorizar uma alimentação saudável; 
  • usar muito salto alto; 
  • não descansar ao longo do dia. 

Se você costuma trabalhar em pé e gostou desse conteúdo, compartilhe a dica com seus colegas de trabalho e seus amigos nas redes sociais!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140