Quais os sintomas da fascite plantar e como identificar o problema? - Meu Pé de Conforto

Quais os sintomas da fascite plantar e como identificar o problema?

Postado em 25/07/2022

A fáscia plantar é uma tipo de tecido fibroso que se estende do osso do calcanhar até os dedos do pé em forma de uma banda espessa recoberta por gordura responsável por absorver impactos. Quando esse tecido inflama leva a um quadro de fascite plantar, também conhecida como fasceíte. 

A dor no calcanhar é um dos principais sintomas da fascite plantar, problema que atinge principalmente pessoas na faixa etária compreendida entre os 40 e 60 anos. Devido ao desconforto gerado, é fundamental se atentar aos sintomas ainda no início para tratar o problema antes que se torne uma situação de dor crônica. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais causas, sintomas e indicações para aliviar o problema e garantir mais qualidade de vida para o seu dia a dia. Confira! 

O que causa a fascite plantar? 

As fasceíte é uma condição em que o tecido fibroso, que reveste toda a sola do pé, apresenta algum tipo de inflamação. A situação leva a sintomas como dor na região, sensação de queimação ou outros desconfortos. Apesar de afetar igualmente homens e mulheres, é um problema que tende a ser mais comum em quem usa salto alto por longas horas, corredores ou quem está com sobrepeso.  

Entretanto, não é possível delimitar com exatidão quais são as causas da fascite e sim, listar alguns fatores de risco que favorecem o surgimento do problema, tais como: 

  • atividade de alto impacto
  • longos períodos em pé; 
  • idade; 
  • pé cavo ou plano, ou qualquer tipo de leve a anormalidade no caminhar; 
  • retração dos músculos gastrocnémio-solear e isquiotibiais;
  • outras doenças inflamatórias sistêmicas. 

Além disso, é importante destacar que, apesar de comum a associação, a presença do esporão calcâneo não contribui necessariamente para o aparecimento da fascite plantar.

Quais são os principais sintomas da fascite plantar? 

Um dos principais sintomas fascite plantar é a dor no calcanhar, que se assemelha a uma pontada na região. Essa dor se inicia de forma insidiosa e sem irradiação e, normalmente, surge ao sair da cama pela manhã ou após passar longas horas em repouso. 

Outros sinais também característicos são a dor na região que se intensifica ao usar salto ou depois de uma atividade mais pesada, sensação de queimação na região e sensação de areia ao pressionar o local afetado. 

Em geral, quando se trata de fascite aguda, a dor que se origina no repouso tende a desaparecer à medida que são dados os primeiros passos. 

Além disso, normalmente afeta apenas um dos pés, sendo chamada de unilateral, mas também pode afetar os dois calcanhares em até um terço dos pacientes. 

O diagnóstico definitivo pode ser feito por um ortopedista que vai analisar o histórico médico, realizar exames físicos e de imagem para indicar um tratamento. 

Como prevenir a fascite plantar? 

A principal forma de prevenção da fascite plantar é priorizar calçados que sejam confortáveis para as diversas atividades ao longo do dia. Se você é uma pessoa que trabalha o dia todo em pé, por exemplo, usar um sapato que te dê um suporte adequado é essencial para evitar inflamações no tecido fibroso. Além disso, evitar o uso de salto alto por longas horas também é recomendado. 

Outro ponto importante é manter um ritmo de atividade física, a fim de garantir o fortalecimento das articulações e a redução do sobrepeso. Nesse caso, um tênis confortável também é recomendado para evitar o aparecimento da dor. 

Agora que você já sabe os principais sintomas da fascite plantar, como identificar o problema, fique atento. Invista em medidas de prevenção e caso os sinais sejam persistentes, procure orientação médica! 

Identificou algum sintoma neste texto ou tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário aqui!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140