Joelho inchado e dolorido: quais as causas e o que fazer? - Meu Pé de Conforto

Joelho inchado e dolorido: quais as causas e o que fazer?

Postado em 20/10/2021

Somos um conjunto de pedaços colados. No encontro dessas partes, existem as articulações. O joelho é a maior articulação do corpo. Feito para sustentar e permitir a movimentação, em algum momento da vida pode acontecer uma falha ou desconforto. A causa pode ser um trauma, doença ou inflamação.

Joelho inchado e dolorido é um problema difícil de ignorar quando limitações do movimento acontecem de modo intenso. Esteja atento, evite maiores complicações para um futuro com mais liberdade e energia. Conheça agora as principais causas de inchaço no joelho e como tratar.

Condicionamento físico evita joelho inchado e dolorido

A dobradiça de um portão pode travar e ranger com o tempo pela falta de lubrificação. De modo semelhante, o joelho sofre mudanças naturais ou acidentais com o passar dos anos. Mas há como evitar maiores desgastes. Fortalecer a musculatura é fundamental para prevenir joelho inchado e dolorido depois de um dia inteiro de trabalho em pé.

Evite lesões. Faça exercícios físicos combinados com a manutenção de um peso corporal que não sobrecarregue as articulações. Essa atitude é o melhor método de prevenção. O joelho é formado por cartilagens (menisco), ligamentos e quatro ossos (fêmur, tíbia, fíbula e patela). Essas peças precisam estar em harmonia, então comece pelo básico e, caso apareça dor, a causa pode estar relacionada ao condicionamento físico.

Infecção intestinal pode ter consequência no joelho

Uma infecção intestinal pode resultar em joelho inchado e dolorido. A artrite reativa, antes conhecida como Síndrome de Reiter, pode surgir a partir de uma infecção bacteriana gastrointestinal. A doença também pode estar relacionada com doenças sexualmente transmissíveis. Ainda, uma simples infecção viral consegue causar uma artrite reativa.

Sintomas articulares prováveis são dificuldade para movimentar a articulação, inchaço, inflamação nos tendões e ligamentos. A febre também pode acontecer. O tratamento indicado pelo reumatologista é feito com anti-inflamatórios e analgésicos. A depender da situação, antibióticos e corticoides são prescritos. A dor pode permanecer semanas e nem sempre encerra com o uso de medicação.

Necessidade de cuidado com o joelho para evitar artrose

Desgaste ocorrido pelo uso excessivo da articulação tem potencial para surgir uma artrose. A doença pode ser causada por desalinhamento no joelho, lesões acumuladas ou fatores genéticos. Com o tempo, a tendência é que a situação fique crônica e haja mais dificuldade em movimentos simples como andar, abaixar e movimentar o joelho. Rigidez nos movimentos, inchaço e dor são minimizados com o repouso.

O tratamento é feito com fisioterapia com exercícios que fortaleçam os músculos das pernas. Para isso, a ajuda de um profissional adequado garante o respeito aos limites possíveis do joelho inchado e dolorido. Adicionalmente, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares também são indicados.

O joelho é uma das articulações que mais trabalham no nosso corpo. Faça exercícios, atenção para o sobrepeso, cuidado com comida estragada que pode resultar em inflamação no joelho e movimentos bruscos derivando em uma artrose. Dessa maneira, você aumenta as chances de evitar um joelho inchado e dolorido.

Agora que você conhece as principais causas de inchaço no joelho e como tratar, para continuar informado sobre o assunto é simples. Assine agora a nossa newsletter.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140