
Nem todo mundo tem o hábito de usar hidratante para os pés, embora essa seja uma prática importante para manter a região bem cuidada. Porém, quando falamos de hidratação e do uso constante de alguns produtos, muita gente ainda acha que essa é uma questão de vaidade.
Você também pensa dessa forma? Tem o costume de hidratar o seu pé, ou não se importa muito com isso? Aproveite para ler o artigo a seguir e entenda a importância dessa prática!
Por que ter os pés ressecados é um problema?
A sensação de ressecamento é a primeira evidência de que falta hidratação — assim acontece com os pés e com todo o resto do corpo. Contudo, o problema pode ficar ainda maior com o surgimento de rachaduras e outros tipos de complicações que provavelmente vão causar incômodos, dificultando a realização das atividades cotidianas.
Como o pé é a parte responsável pela nossa sustentação, prevenir esse tipo de ocorrência é essencial para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Caso contrário, corremos o risco de ficar impossibilitados de fazer exercícios físicos, caminhar e trabalhar, entre outras tarefas. Ou seja, cuidar da hidratação é algo relacionado à saúde — e não um capricho da vaidade. É claro que a estética também é favorecida quando passamos um bom hidratante e cortamos as unhas regularmente, por exemplo. Mesmo assim, o mais importante é prevenir problemas ainda maiores.
Qual é a importância de usar um bom hidratante?
Para manter os pés lisos, macios e bem hidratados, é preciso investir em produtos de qualidade. Afinal de contas, pouco adianta manter uma rotina de cuidados se o efeito desejado não vai ser alcançado, não é verdade? Sendo assim, vale a pena procurar por uma opção que reúna ingredientes com alto poder de hidratação. Em geral, os mais utilizados são:
ureia;
glicerina;
óleos naturais (uva, amêndoa, argan etc.);
lactato de amônio;
ácido glicólico e salicílico.
A frequência é outro fator que vai ajudar a ter um resultado positivo. Deixar o creme hidratante dentro do armário e esquecer de usá-lo é um erro comum. O ideal é colocá-lo em um lugar de fácil acesso e visualização, para que você se lembre de passá-lo nos pés todos os dias. Uma dica legal é deixar essa atividade para o fim do dia, de preferência após o banho da noite, para que o produto possa agir durante mais tempo na pele limpa.

Basta aplicar uma quantidade razoável do produto, fazendo movimentos circulares para estimular a circulação e absorção. Quem quiser uma eficácia mais profunda pode enrolar os pés hidratados em um plástico ou colocar meias para dormir.
Quais outras dicas ajudam a evitar o ressecamento?
Além do hidratante, existem outras medidas que contribuem para a preservação da saúde dos pés. Uma delas é escolher bem os seus calçados, já que o atrito do pé ressecado com o sapato é capaz de piorar a situação. Modelos apertados e desconfortáveis estão fora de cogitação! Outra preocupação é beber bastante água para hidratar todo o organismo, assim como esfoliar a pele de vez em quando para eliminar as células mortas e facilitar a ação dos hidratantes.
Por último, vale lembrar que se os seus pés já estão com rachaduras ou qualquer outro tipo de problema, é melhor procurar um dermatologista para ajudar na sua recuperação com um tratamento adequado. Para completar, tome cuidado com lixas, receitas caseiras e produtos que você não conhece a procedência.
Agora que você está por dentro da importância de usar hidratante para os pés, não deixe de incluir esse hábito no seu dia a dia para evitar maiores transtornos. Lembre-se daquele velho ditado, que diz: “é melhor prevenir do que remediar”.
E, se quiser continuar acompanhando outras novidades sobre o assunto, assine agora a nossa newsletter para receber dicas interessantes!
Nome do Produto
R$ 0,00
Deixe um comentário