O que preciso saber para comprar palmilha ortopédica? - Meu Pé de Conforto

O que preciso saber para comprar palmilha ortopédica?

Postado em 18/12/2017

A palmilha é um item que funciona como um acabamento interno simples do calçado. Para cuidar da saúde dos pés e do corpo, a palmilha ortopédica é a mais recomendada, pois é um acessório especial e, por isso, precisa ser comprado à parte.

Entre os benefícios associados ao uso das palmilhas ortopédicas podemos destacar a melhora da postura e das dores do dia a dia. Além disso, ela auxilia no tratamento de pessoas que tem problemas com pisadas e nas articulações.

É possível que na hora de comprar uma palmilha ortopédica algumas dúvidas surjam, como saber os tipos de materiais adequados, modelos e tamanhos ideais.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar na hora de decidir o modelo da palmilha ortopédica ideal para você. Confira o texto antes de escolher a sua!

O que é a palmilha ortopédica e para que serve?

Ao contrário das palmilhas convencionais que já vêm dentro dos calçados, a palmilha ortopédica é fabricada por profissionais de fisioterapia ou técnicos de ortopedia. Ela é feita de acordo com as características específicas de cada pessoa, por isso, o indivíduo deve passar por avaliações de pisada e de postura.

Quando o seu uso é frequente, a palmilha ortopédica atua na correção de problemas nos pés e desequilíbrios posturais. Normalmente, o seu objetivo é complementar no tratamento de hérnia de disco, escoliose, lordose e cifoses. Além disso, ela também é uma excelente alternativa para quem deseja melhorar a postura corporal, as dores nas pernas, nas costas e, principalmente, nos pés.

Quando a palmilha ortopédica é indicada?

Entre às vantagens de comprar uma palmilha ortopédica, destacamos que o seu uso pode aliviar dores e até mesmo corrigir deficiências anatômicas. Pessoas que sofrem com dores nas costas, por exemplo, raramente sabem que isso pode estar relacionado ao modo de andar e consequentemente causa problemas na coluna.

Inclusive, o item é útil para a saúde das articulações, pois oferece boa absorção de impacto, além de proteger as articulações de problemas graves. O impacto causa às cartilagens protetoras dos ossos uma inflamação. Consequentemente, o resultado é a perda irreparável do tecido. Dessa forma, o contato de um osso com o outro promove dores extremas e pode levar à perda da função daquela articulação.

Alguns tipos de palmilhas ortopédicas são indicados para prevenir lesões. Também há modelos diferentes que podem ser complementados com outros tratamentos. Entre as condições possíveis de intervenção com a palmilha, destacamos o joanete, a tendinite, o pé cavo e o esporão.

O que considerar ao comprar uma palmilha ortopédica?

Comprar uma palmilha ortopédica não é, necessariamente, um processo fácil. Isso porque os diversos modelos disponíveis no mercado podem gerar dúvidas. Veja os pontos principais a serem considerados.

Consulte um médico

Fazer uma avaliação com um médico especialista na área é o primeiro passo para saber se você tem algum problema de postura ou na coluna que pode ser corrigido com a palmilha ortopédica. Ele indicará com precisão qual é o melhor modelo indicado para o seu caso e qual deve ser a frequência de uso mais adequada.

Por isso, não hesite em sair do consultório com todas essas questões bem explicadas e com todas as suas dúvidas esclarecidas. Pois, entender bem qual a palmilha ortopédica deverá ser usada é fundamental para que você possa usufruir de seus benefícios.

Atente-se aos materiais

Como existe uma grande variedade de palmilha ortopédica disponíveis no mercado, é interessante sempre conferir o material que ela é confeccionada. Sendo assim, não deixe de verificar esses detalhes antes de decidir qual o modelo será comprado.

Saiba que a palmilha ortopédica precisa ser cômoda e leve, de modo a deixar os pés confortáveis mesmo após um longo período de uso. Por essa razão, procure experimentar o acessório e dar alguns passos para testar a sua adaptação ao modelo pretendido.

Confira a base

Apesar dos inúmeros modelos e tamanhos de palmilha, é necessário que ela tenha a base larga. Dessa forma, encaixará melhor em praticamente todos os calçados, assim como, evitará dores e desconfortos. Essa é uma dica de ouro para que você não gaste dinheiro à toa e compre um monte de palmilhas, uma para cada tipo de sapato disponível em seu armário.

Observe o modelo da palmilha

Para cada tipo de desconforto ou necessidade existe uma palmilha ortopédica considerada ideal para o cuidado e a proteção dos pés. Justamente por este motivo é indispensável observar atentamente o modelo da palmilha.

É natural não ter todas as informações a respeito dos modelos que existem e nem saber com exatidão qual o melhor modelo para o seu caso. Dessa forma, o mais indicado é procurar essa orientação junto ao seu médico ortopedista e junto à equipe da empresa fornecedora de palmilha ortopédica.

Considere o tamanho

Outra sugestão importante na hora de escolher a sua palmilha ortopédica é observar o tamanho do acessório pretendido. Como já dissemos, são muitos os modelos e tamanhos de palmilha ortopédica e essa variedade, que em alguns casos pode confundi-lo, na realidade tem por objetivo ser possível eleger o modelo que mais vai atender as necessidades de cada pessoa.

Escolha o formato ideal

Os diversos formatos de palmilha ortopédica também são elementos que podem tornar difícil a escolha de um modelo. Mas lembre-se, mais uma vez, essa variedade tem um propósito superbacana de possibilitar ao público as melhores opções para suas demandas.

Logo, indicamos que você consulte o seu médico, faça pesquisas online, e conte com a equipe de vendas da loja de acessórios ortopédicos para auxiliar na escolha do formato de palmilha ortopédica mais adequado para o seu caso.

Priorize o conforto

É importante frisar que a palmilha ortopédica precisa ser extremamente confortável. Por isso, ao experimentar algum modelo, não hesite em dar uma volta pela loja e sentir como ela reage aos diversos movimentos realizados.

Separe um bom tempo para escolher o modelo ideal de palmilha ortopédica e só tome a decisão de compra quando tiver certeza de que o acessório atende as suas necessidades. Inclusive, se está extremamente confortável nos seus pés e oferece a comodidade buscada.

Como vimos, os nossos pés merecem cuidados constantes, afinal, sustentam o peso do nosso corpo durante o dia inteiro e durante toda a nossa vida. Sendo assim, ao comprar a palmilha ortopédica, você estará não apenas cuidando dos seus pés, mas da saúde do corpo como um todo. Afinal, muitos problemas posturais surgem a partir de uma pisada incerta ou errada.

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para realizar essa compra com segurança e tranquilidade, entre em contato conosco e conheça a seção especial de palmilhas ortopédicas que temos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140