Como conseguir dormir? Descubra aqui! - Meu Pé de Conforto

Como conseguir dormir? Descubra aqui!

Postado em 11/01/2018

Para ter saúde e qualidade de vida, um hábito é fundamental: dormir bem. Em geral, recomenda-se no mínimo 8 horas de sono, mas esse número pode variar de acordo com cada indivíduo. Há pessoas que não conseguem descansar o tempo necessário e procuram entender como conseguir dormir.

A falta de sono pode prejudicar o desempenho profissional, a concentração, a disposição e até mesmo a vida social, porque prejudica o humor. Por isso, neste texto, vamos apresentar algumas atitudes que deixem a insônia longe. Confira!

Controle os estímulos

Uma das primeiras medidas que o insone deve adotar é diminuir a quantidade de estímulos. Comece pela iluminação: ela deve ser reduzida gradualmente à noite para o cérebro compreender que está próximo ao momento de dormir. Quando chegar a hora de deitar, deixe o cômodo completamente escuro. 

Os eletrônicos também precisam ser evitados no período que antecede o descanso. As TVs e os smartphones emitem uma luz azul que prejudica a produção de melatonina, um dos hormônios do sono e, por isso, esses aparelhos mantêm o cérebro estimulado e atrapalham o corpo ao adormecer. 

O barulho também não é nada bom para quem quer um repouso de qualidade — o melhor é restringi-lo ao máximo. Quem vive em centros urbanos vai ter dificuldade para acabar com todos os ruídos, então, nesses casos, a dica é ligar um ventilador ou purificador de ar para produzir um som contínuo e estável, ou usar tampão de ouvido. 

Use a estratégia de restrição do sono

Geralmente, as pessoas que sofrem de insônia passam um tempo considerável na cama na esperança de conseguirem dormir. Por outro lado, com a estratégia de restrição do sono, procura-se diminuir esse período para, com o tempo, aumentar as horas de sono.

Funciona da seguinte forma: se uma pessoa passa 8 horas na cama, mas só dorme durante 6, por exemplo, deve reduzir o tempo no leito para 5 horas. Quando a qualidade do sono aumentar, o próximo passo é começar a aumentar o período gasto na cama gradativamente, 15 a 30 minutos por noite. 

Mas atenção! Para não sofrer com muita sonolência durante o dia, é recomendado que o tempo limitado para o leito não seja reduzido para menos de 5 horas. Se passar disso, a disposição e a qualidade de vida podem ser prejudicadas. 

Aposte no coping

A estratégia do coping consiste em transformar as crenças e atitudes da pessoa em relação ao sono, com o objetivo de diminuir a ansiedade sobre o assunto. Por exemplo: há pessoas que acreditam que não vão descansar o suficiente se não dormirem por 8 horas ininterruptas. Essa certeza causa mais mal-estar quando a insônia vem, portanto, a técnica desconstrói essa afirmação ou qualquer outra que cause ansiedade antecipatória. 

Crie uma rotina

O momento de dormir também é muito beneficiado quando o indivíduo cria e mantém uma rotina. O corpo e o cérebro são acostumados a identificar a hora do repouso e produzem os hormônios necessários para o descanso. As atividades diárias devem ser ajustadas para que o indivíduo deite e levante sempre nos mesmos horários. Isso vai manter a insônia bem longe, além de melhorar a qualidade do sono.

Cuide do corpo

Muitas vezes, o fator que atrapalha o sono é uma inquietação física. Por isso, é recomendado que o indivíduo mantenha cuidados com a saúde, se alimente bem durante o dia e coma coisas mais leves à noite. Até mesmo alguns detalhes podem prejudicar o descanso. Um sapato incômodo, por exemplo, deixa os pés com dores, e essa sensação atrapalha um sono tranquilo e profundo. Se o objetivo é dormir bem, é preciso usar sapatos e roupas confortáveis e cuidar bem de todo o corpo.

Com esses hábitos, não existirá mais dúvida sobre como conseguir dormir. Tendo essas dicas em mente, adeque seu estilo de vida para noites de sono mais tranquilas e descanse mais.

Quer mais dicas para melhorar a qualidade do sono? Siga conosco e veja agora como evitar 7 erros comuns que causam problemas nos pés!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140