Como andar direito? Descubra se você está cometendo algum erro - Blog Meu Pé de Conforto

Como andar direito? Descubra se você está cometendo algum erro

Postado em 25/01/2019

 

Desde os primeiros passos, ainda criança, você certamente quase nunca se perguntou como andar direito, não é mesmo? Isso porque a caminhada se tornou um gesto automático sobre o qual nunca paramos para pensar, a menos que algo não esteja bem.

O problema é que, quando os passos são dados de forma errada, uma série de problemas de saúde podem surgir, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar. 

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre alguns problemas causados por não andar direito e como eles podem ser evitados com algumas medidas simples no dia a dia. Ficou interessado? Então leia este artigo até o final!

Como andar pode influenciar a saúde?

Fazer uma boa caminhada ou correr podem trazer diversos benefícios para a saúde, como a redução do peso, aumento da imunidade, melhora do condicionamento físico, redução dos níveis de estresse e ansiedade, entre outros.

Entretanto, quando essa caminhada é feita de forma inadequada, ou seja, quando a pessoa não anda direito, ela pode acabar se prejudicando mais do que ajudando. Alguns problemas de saúde que são comuns em pessoas que não caminham da forma correta são:

  • alterações posturais;

  • dor nas costas, calcanhares e quadris;

  • problemas musculares, principalmente quando um lado se esforça mais do que o outro;

  • desgaste nas articulações, causando lesões mais graves;

  • problemas na estrutura óssea;

  • dificuldade para caminhar ou para fazer alguma atividade física que exija mais esforço físico.

Como andar direito?

Quando as passadas são dadas sem o devido cuidado os riscos para a saúde são significativos e, por isso, é preciso ter atenção na hora de caminhar. Confira algumas dicas sobre como andar direito a seguir:

Atente para a posição dos pés

A posição dos pés enquanto caminha é fundamental. O ideal é que, ao começar a andar, pelo menos um dos pés deve estar no chão enquanto o outro acompanha o movimento das pernas até que o calcanhar alcance o solo. É importante lembrar que a pisada deve ser neutra, ou seja, nem muito para dentro, nem muito para fora.

Lembre-se de evitar fazer som alto com os pés ao tocar o chão e também de não andar se arrastando, pois, além de deixar o movimento ainda mais cansativo, pode causar todos os problemas que foram listados.

Tome cuidado com a postura

Ao caminhar, evite olhar para baixo, pois isso pode causar desvios na coluna e sobrecarregar o pescoço. 

Outro ponto importante é se policiar para manter as costas sempre eretas e, se possível, com os músculos abdominais contraídos para garantir a sustentação corporal. Caso tenha dificuldade em manter-se alinhado, alguns exercícios de musculação podem auxiliar à medida que fortalecem a região.

Tente relaxar

Quem anda com os braços travados e os ombros erguidos tende a se sentir cansado mais rapidamente do que quem caminha de forma mais natural e relaxada. Por isso, a última dica é relaxar e manter os ombros baixos, braços em movimentos leves junto com as pernas e controlar a respiração.

Como vimos, quando não pensamos em como andar direito, uma série de problemas podem surgir, prejudicando a nossa saúde e qualidade de vida. Por isso, da próxima vez que for caminhar observe se está cometendo algum erro e corrija seus passos o quanto antes.

Quer mais uma dica para cuidar melhor dos seus pés? Então acesse nosso artigo sobre o odor nos pés e entenda como ele ocorre e quando pode ser um problema.

Powered by Rock Convert

 

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140