
Nossos pés são fundamentais em tudo que fazemos: eles nos equilibram, nos movimentam e cuidam da nossa coluna.
Tudo isso é proporcionado por um mecanismo complexo formado por ligamentos, músculos e ossos. Para que esse sistema não fique sobrecarregado, é recomendado que mulheres usem sapatos ortopédicos femininos.
Ao contrário de outras partes do corpo, os pés precisam de peças que os ajudem a exercer suas funções e os mantenham protegidos. Os calçados não podem ser apenas bonitos e respeitar critérios da moda: eles também precisam cuidar da nossa saúde.
Não sabe como escolher sapatos ortopédicos femininos? Confira as nossas dicas e não erre mais nos cuidados com os pés!
O que é um sapato ortopédico?
São itens produzidos de forma inteligente, aliando a estética e o conhecimento da anatomia do pé. A estrutura desses calçados é pensada com o objetivo de ser mais flexível, respeitar e acomodar bem o formato do pé e tornar a pisada mais fácil.
Os benefícios são muitos! Agora que você já sabe disso, confira as dicas para encontrar um bom calçado.
1. Entenda o formato do pé

Diferentemente dos anatômicos, os modelos ortopédicos não servem apenas para dar conforto — eles também corrigem possíveis deformidades e problemas no andar. Então, o primeiro passo é descobrir qual o tipo de pisada ela tem e entender se a pessoa possui algum incômodo no pé ou nos tornozelos.
Após identificada alguma disfunção, o ideal é procurar sapatos adequados para reparar as enfermidades. Em alguns casos, é preciso mandar fazer um modelo personalizado.
Se a necessidade da mulher for apenas conforto, prevenção de danos por trabalhar em pé ou adaptar o tipo de pisada, as opções disponíveis no mercado satisfazem completamente.
2. Prefira os amplos
Os dedos são uma das partes mais prejudicadas pelo esforço contínuo do pé. Por isso, opte sempre por calçados com bastante espaço para acomodá-los.
É necessário que cada dedo repouse tranquilamente, sem ficar dobrado ou apertado, o que atrapalha a circulação. Quando se trata desse tipo de produto, o tamanho é fundamental. Muitas vezes, dependendo do modelo, você terá que sair do número que costuma usar na padronagem normal.
3. Confira a flexibilidade
Uma das qualidades mais valorizadas nos calçados ortopédicos é ser maleável para não atrapalhar qualquer movimento que o pé precise fazer. Na hora da compra, certifique-se de que a peça atende a esse requisito, principalmente na sola.
Há casos em que a melhor opção é um modelo com a parte próxima ao tornozelo mais rígida: quando existe a necessidade de corrigir o andar ou outros problemas nessa parte da perna. Por conta disso, é importante checar o tipo de calçado ideal para os movimentos de cada pessoa.
4. Dê atenção ao material
O sapato não pode causar lesões nos pés. Portanto, ele deve ser internamente revestido com uma matéria prima confortável e macia.
Por fora, deve ser resistente, para garantir uma boa durabilidade. A mulher vai procurar o calçado com atenção e investir naquela peça para sua saúde — se o produto estragar rápido, não valerá a pena.
5. Considere o estilo
O tempo em que os sapatos ortopédicos ignoravam a moda acabou. Agora, o mercado oferece as mais diversas opção de modelos, seguindo as últimas tendências. E, se o item desejado estiver difícil de se encontrar na versão ortopédica, existem os tipos clássicos e básicos.
Na dúvida, escolha sempre um deles, que valorizam qualquer produção, combinam com quase tudo e serão muito utilizados.
Nossos pés merecem um cuidado especial: o conforto proporcionado às pernas e aos pés garantirá mais disposição e qualidade de vida. Seguindo essas dicas, o calçado ideal será facilmente encontrado.
Restou alguma dúvida sobre os sapatos ortopédicos femininos? Conte pra gente aqui nos comentários!
Deixe um comentário