
As dores no pescoço estão entre as campeãs de reclamações nos consultórios médicos de todo o planeta e vêm aumentando consideravelmente nos últimos tempos, seja por conta do estresse moderno, do estilo de vida sedentário ou de opções inadequadas na rotina. Por isso, entender o que é cervicalgia tensional e como tratar esse problema pode ser fundamental.
O lado bom da história é que, por meio da adoção de alguns hábitos saudáveis e mudanças simples, você pode reverter esse cenário, sobretudo se apostar em medidas de ergonomia e utilizar calçados ortopédicos de boa qualidade, inclusive para trabalhar. Continue sua leitura e aprenda tudo sobre o tema!
O que é cervicalgia tensional?
O termo grego “algia” significa dor, enquanto a região cervical é aquela relacionada com a área do pescoço. Portanto, a cervicalgia tensional é aquela que está caracterizada por incômodos severos, sobretudo na nuca, usualmente relacionadas com posicionamentos inadequados no emprego, estresse, ansiedade, distúrbios no sono e assim por diante.
Na maioria das vezes, o problema cessa espontaneamente, com o passar do tempo. No entanto, alguns casos podem se tornar crônicos, durando muitos dias, semanas ou até mesmo meses. Costuma atingir mais pessoas na idade adulta, de ambos os sexos, sendo uma das causas mais relevantes de faltas no trabalho.
Quais as causas da cervicalgia tensional?
Como dissemos, existem muitas causas possíveis de um episódio de cervicalgia tensional, embora a anatomia da coluna cervical possibilite muita flexibilidade e amplitude de movimentos em circunstâncias normais. No entanto, podemos separar alguns fatores predisponentes muito comuns, alguns dos quais presentes na rotina da maioria das pessoas.
O sedentarismo e a obesidade, por exemplo, podem sobrecarregar o sistema musculoesquelético, enquanto o avanço da idade contribui com o envelhecimento dos discos intervertebrais, levando à piora da postura. Posições incomuns ao dirigir, usar o computador ou ler a tela do telefone também geram uma vulnerabilidade na região.
Como tratar a cervicalgia tensional?
O tratamento adequado da cervicalgia tensional vai depender da causa, pois a conduta traçada para alguém que vem apresentando problemas nos discos intervertebrais por causa do envelhecimento será totalmente diferente da que deve ser pensada para um indivíduo que sofre com a falta de ergonomia no trabalho, por exemplo.
O mais importante é não brincar com a situação e procurar um médico sempre que a situação for muito incômoda e/ou recorrente. É possível utilizar analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, além de relaxantes musculares e até antidepressivos em casos mais graves. A fisioterapia e tratamentos complementares de reabilitação também devem ser considerados.
Como você viu, a cervicalgia tensional pode ser um problema incômodo e com diversas causas diferentes. No entanto, quando diagnosticado corretamente, pode ter um prognostico muito melhor. Se o seu caso ocorre em função de má postura ou problemas funcionais, considere um calçado ortopédico, que pode melhorar a dor e sua qualidade de vida como um todo.
Gostou de entender o que é cervicalgia tensional e como tratar esse problema? Quer receber outros conteúdos como esse em primeira mão? Então, que tal assinar a nossa newsletter?
Deixe um comentário