Você sabe quais as causas da fascite plantar? - Meu Pé de Conforto

Você sabe quais as causas da fascite plantar?

Postado em 21/12/2021

As causas da fascite plantar podem estar ligadas a inúmeras condições diferentes entre si. Por esse motivo, um grande número de pessoas costuma sofrer com esse problema que afeta muito a qualidade de vida.

Se você tem dor constante na parte debaixo do pé e desconfia de fascite, este post foi feito especialmente para você. Nele explicaremos o que é a fascite plantar e quais as causas, além de dar dicas que podem ajudar a prevenir esse incômodo. Acompanhe!

O que é a fascite plantar?

A fascite plantar é uma inflamação do tecido conjuntivo conhecido como fáscia, que conecta os músculos aos ossos, tendões e ligamentos. Os principais sintomas que acendem a luz vermelha para ela são a dor na sola dos pés, na altura dos calcanhares e a sensação de queimação. 

Quais são as causas da fascite plantar?

As causas da fascite plantar são variadas e, por isso, podem atingir pessoas de diferentes estilos de vida. Confira a seguir os principais motivos para que essa condição apareça.

Obesidade

A obesidade é um dos principais motivos que podem levar a fascite plantar. O peso excessivo em cima dos pés pode acarretar em um desgaste da fáscia, inflamando a região e ocasionando a fascite plantar.  

Idade

A idade é outro fator de risco para a fascite plantar. Com o passar do tempo é normal que o organismo envelheça naturalmente. Esse processo pode levar ao desgaste de tecidos como a fáscia. O resultado disso é a inflamação do arco plantar e consequentemente a fascite. 

Pé cavo

O pé cavo é aquele em que o arco plantar é mais alto. Devido a essa condição há um espaço mais reduzido de apoio da sola dos pés. Isso resulta na elevação de pressão na fáscia, e normalmente na inflamação do tecido.

Esforço excessivo na sola do pé

A outra causa frequente da fascite plantar é o esforço excessivo na sola dos pés. Por esse motivo, muitos atletas, ou pessoas que se exercitam com frequência têm convivido com esse problema. 

Calçados inadequados

Os sapatos duros, com salto ou muito apertados podem resultar na inflamação da fáscia. Por isso, é sempre indicado optar por calçados de qualidade, e sempre que possível utilizar os modelos ortopédicos que proporcionam maior segurança e conforto aos pés.

Como prevenir a fascite plantar?

Embora a fascite plantar seja um processo inflamatório e doloroso, é possível se prevenir para diminuir as chances de ela aparecer. Para tanto, alguns cuidados precisam ser adotados no dia a dia de cada um. Confira alguns dos principais:

  • alongue com frequência o arco plantar e a região posterior das pernas, principalmente após exercícios físicos;
  • use palmilhas ortopédicas para corrigir problemas como pés cavo ou chato;
  • prefira sempre calçados de qualidade e evite andar descalço;
  • para se exercitar aposte em calçados próprios para a prática e com amortecedor;
  • diminua a frequência do uso de salto alto, reservando eles para situações especiais;
  • invista em uma vida mais saudável, evitando o sobrepeso.

As causas da fascite plantar são muitas e, por isso, é preciso estar atento aos motivos que levaram a essa condição para poder tratar de forma adequada. Uma vida mais saudável e o uso de bons calçados ajudam muito no alívio da dor e no tratamento da doença. 

Ficou com alguma dúvida sobre as causas da fascite plantar? Se você quer saber mais sobre essa condição, não deixe de conferir mais um post especial sobre o assunto: como tratar fascite plantar.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140