Tratamento de fascite plantar: conheça as principais alternativas - Meu Pé de Conforto

Tratamento de fascite plantar: conheça as principais alternativas

Postado em 20/12/2021

Você conhece alguma opção de tratamento de fascite plantar? Essa condição basicamente diz respeito a uma inflamação na fáscia plantar, localizada na parte inferior dos pés, que tende a diminuir muito o bem-estar de quem precisa conviver com ela.

Se você sente dor na parte de baixo dos pés e não sabe o que é, fique atento: pode ser fascite plantar! A seguir mostraremos o que é, como diagnosticar e quais os tratamentos mais indicados para quem sofre da doença.  

Descubra o que é a fascite plantar

A fáscia plantar é um tecido fibroso que envolve toda a parte inferior dos pés, desde os dedos até o calcanhar. Ela tem a importante função de absorver os impactos constantes a cada passada realizada. Para tanto, uma grossa camada de gordura cobre toda a região. 

Quando essa fáscia inflama, a pessoa passa a ter dores recorrentes e queimações, principalmente próximo ao calcanhar. Esse quadro é conhecido como fascite plantar ou inflamação da fáscia. 

Saiba como diagnosticar o problema

Para diagnosticar o problema, o médico ortopedista tende a avaliar o estilo de vida de cada paciente. Portanto ele deve fazer uma anamnese inicial, com perguntas e uma breve avaliação clínica.

Depois dessa conversa, caso desconfie da fascite plantar, provavelmente ele peça uma confirmação por meio de algum exame clínico. Nesse caso, os mais utilizados são a radiografia ou a ressonância magnética. 

Conheça os tratamentos de fascite plantar mais indicados

Agora que você já sabe o que é e como diagnosticar a fascite plantar, chegou o momento de conhecer os principais tratamentos para ela. Lembrando que a tendência para quem cuidar é a cura. Entretanto, em algumas situações em que há demora para colocar em prática o tratamento, ela pode se tornar crônica. 

Fisioterapia

A fisioterapia é um dos principais tratamentos para a fascite plantar. A primeira opção, e mais conservadora, é realizar alongamentos na musculatura dos pés e da panturrilha. Caso a fascite plantar se estenda por um período elevado de tempo, em torno de 6 meses, o fisioterapeuta pode adotar outras medidas. Uma delas é o tratamento com ondas de choque. 

Anti-inflamatórios

Além da fisioterapia, outra conduta bastante frequente e indicada por médicos ortopedistas é o uso de fármacos em conjunto com o tratamento. Os mais indicados são os anti-inflamatórios para ajudar a aliviar a inflamação na região. 

Uso de palmilhas

As palmilhas ortopédicas são muito usadas no tratamento da fascite plantar. Elas ajudam a diminuir o impacto na região, e auxiliam na correta distribuição de peso a cada passada. Além disso, elas mantêm a correta postura dos pés, evitando o encurtamento por meio do alongamento da fáscia.

Mudança de calçados

Mudar de calçados e apostar nos ortopédicos é outra ação que costuma ajudar muito no combate à fascite plantar. Existem modelos feitos especificamente para diminuir o atrito no arco plantar e distribuir de forma equilibrada a carga feita sobre os pés. 

Entenda em quais casos a cirurgia é o tratamento mais indicado

Normalmente, a fascite plantar é curada com as ações citadas anteriormente. Entretanto, uma minoria de pacientes (cerca de 5%) não terá bons resultados com eles. Neste caso, é necessário avaliar com o médico ortopedista a possibilidade de uma intervenção cirúrgica.

Essa estratégia só costuma ser indicada em casos em que a pessoa não obteve resposta positiva após 6 meses de tratamento conservador, ou quando a dor provocada pela inflamação afeta muito a qualidade de vida, atrapalhando tarefas básicas do dia a dia. 

O tratamento de fascite plantar costuma ser tranquilo e envolve ações simples, que podem ser atreladas à rotina de cada pessoa. Além de tratar, é possível prevenir o problema, evitando calçados ruins, o sobrepeso e o esforço excessivo.

Então, gostou de conhecer o tratamento de fascite plantar? Agora que você já sabe como cuidar desse problema, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira mais um post especial sobre fascite plantar.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140