Higiene do sono: 5 dicas para dormir melhor - Blog Meu Pé de Conforto

Higiene do sono: 5 dicas para dormir melhor

Postado em 18/06/2020

Você certamente já ouviu falar de higiene do corpo ou bucal. Contudo, nem todo mundo sabe que existe a higiene do sono. Isso mesmo! Esse é um conceito que envolve uma série de cuidados para favorecer a qualidade do sono.

Afinal, esse momento de descanso é importantíssimo para a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa. Portanto, se você tem sofrido com noites mal dormidas, não deixe de prestar atenção em todas as dicas a seguir para dormir melhor!

1. Desligue os dispositivos eletrônicos

Esse tem sido um grande problema para a rotina de sono de muita gente que se acostumou a usar os dispositivos eletrônicos antes de dormir. Os principais vilões são os aparelhos celulares, computadores, tablets e também as TVs.

De forma geral, as telas — assim como a luminosidade e o barulho proveniente desses equipamentos — podem prejudicar o relaxamento da mente e do corpo. Por isso, o ideal é desligar todos eles algum tempo antes de dormir. Tente trocar o hábito de mexer no celular, por exemplo, por uma boa leitura para relaxar.

2. Evite substâncias estimulantes

Há quem diga que tomar café ou consumir quaisquer outros tipos de alimentos e bebidas estimulantes (em geral, que tenham cafeína) não atrapalha o sono. De fato, cada organismo funciona de uma maneira, mas essa não é uma prática favorável.

É claro que não é preciso cortá-los totalmente da sua alimentação, apenas ter mais cuidado com o horário em que eles são consumidos. Cafés, alguns chás, refrigerantes, chocolates e energéticos são exemplos que devem ser evitados pelo menos quatro horas antes de dormir. Outro fator que pode dificultar o sono é fazer refeições muito pesadas pouco tempo antes de deitar, pois o processo de digestão vai demandar muita energia do corpo.

3. Use óleos essenciais

Depois de citar hábitos que prejudicam a higiene do sono, vamos falar de uma dica que faz o efeito contrário. Cada vez mais o uso de óleos essenciais tem sido uma aposta benéfica para quem quer dormir melhor. Aliás, esse não é o único objetivo promovido, e quem entende do assunto sabe que as essências são indicadas para diversos fins.

Powered by Rock Convert

Pensando na qualidade do sono, o óleo de lavanda certamente está entre os mais utilizados. Porém, outras opções como manjericão, camomila e sálvia também ajudam pelo seu poder tranquilizante para reduzir a ansiedade. Todas elas possam ser colocadas em difusores no ambiente ou espirradas na cama.

4. Pratique exercícios físicos

A produção de endorfina é mais uma recomendação dos especialistas para ajustar o sono. Sem contar que praticar atividades físicas periodicamente oferece outras inúmeras vantagens.

Além da frequência, um ponto fundamental é ficar atento ao melhor momento do dia para cumprir essa tarefa. Quem tem muita dificuldade para dormir deve evitar esse estímulo no período da noite ou até três horas antes de encerrar as tarefas do dia.

5. Monte o seu próprio ritual

O nosso cérebro é condicionado de acordo com as atividades que fazemos todos os dias. Ou seja, se você tiver o costume de correr todos os dias ou tomar um belo café da manhã, provavelmente vai sentir falta quando isso não acontecer.

De forma semelhante, ter um ritual de sono vai contribuir para o seu descanso todos os dias. O que isso significa? Para colocar essa ideia em prática, procure seguir um padrão de ações para que o seu corpo entenda que é hora de dormir — e comece a “desligar os motores”.

Muitas pessoas optam por tomar um banho gostoso, passar um creme hidratante, escutar uma música calma, ler um livro interessante, tomar um chá calmante, fazer uma oração ou meditar, entre outras alternativas. Você pode escolher o que fazer pensando nas suas preferências, mas o que importa é que todas as atitudes sejam relaxantes.

Enfim, seguindo essas sugestões, a sua higiene do sono deve melhorar bastante. Lembre-se de que a regularidade de praticar todas essas dicas é muito importante para alcançar os resultados esperados.

Se gostou do post e quer continuar acompanhando as nossas publicações, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as novidades!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140