Como reduzir a ansiedade? Confira 3 maneiras infalíveis! - Blog Meu Pé de Conforto

Como reduzir a ansiedade? Confira 3 maneiras infalíveis!

Postado em 27/05/2020

Considerada um dos males do século, a ansiedade é um transtorno que pode atrapalhar muito o dia a dia de uma pessoa. Ao viver em constante estado de alerta e medo, quem sofre desse mal pode desenvolver sintomas graves, como a taquicardia e a tontura.

Apesar de essa doença necessitar de acompanhamento médico em muitos casos, existem algumas práticas cotidianas que podem auxiliar na melhora da qualidade de vida e bem-estar de quem é ansioso.

Para saber como reduzir a ansiedade, confira, a seguir, 3 maneiras para lidar com essas aflições e controlar o mau estar. Boa leitura!

Fique alerta aos sintomas da ansiedade

Embora muitas pessoas encarem a ansiedade como um charme ou exagero, ela é uma doença comprovada cientificamente, provocada por um transtorno.

Portanto, é muito importante ficar alerta aos sintomas e tomar medidas que possam gerar maior conforto no dia a dia. A seguir, confira uma lista com alguns dos efeitos físicos da ansiedade:

  • respiração ofegante;
  • palpitações e dores no peito;
  • fala acelerada;
  • sensação de tremor;
  • agitação de pernas e braços;
  • tensão muscular;
  • enjoo e vômitos.

Atente-se a esses sintomas. Caso tenha se identificado com a maioria — ou até mesmo com todos —, não se desespere! A seguir, listamos métodos práticos para amenizar essas sensações.

No entanto, lembre-se: a ajuda profissional nunca será dispensada para casos mais severos! Portanto, não ignore as suas dores e sentimentos. Peça ajuda!

Busque maneiras de reduzir a ansiedade

Existem meios eficientes para reduzir a ansiedade, como evitar certos alimentos, fazer exercício físico e realizar atividades prazerosas. Confira, a seguir, algumas opções e saiba como implementá-las!

Evite alimentos cafeinados

Alguns vícios são difíceis de serem evitados ou eliminados nas nossas vidas. Porém, para quem sofre de ansiedade, é essencial evitar alguns alimentos para não piorar ou agravar o quadro.

O excesso do café ou chocolate, por exemplo, podem despertar a crise de ansiedade. Portanto, quando se tem a intenção de amenizar os sintomas, é essencial controlar a ingestão desses alimentos.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios não significa obrigatoriamente se matricular em uma academia. É possível buscar outras atividades físicas agradáveis e que o inspirem a ser uma pessoa melhor.

A prática de exercícios como uma simples caminhada, por exemplo, é recomendada justamente por permitir o relaxamento mental e físico. Portanto, busque um meio em que você se sinta confortável e animado para se exercitar!

Realize atividades prazerosas

Uma dica muito importante que vamos dar agora é listar as atividades que fazem você se sentir bem!

Pegue um lápis e um papel para fazer essa lista. Coloque todos os itens: ouvir música, ler um livro, visitar parentes e amigos, passear no parque, brincar com seus filhos ou animais de estimação e todas as outras atividades que promovem bem-estar e contribuem para a sua saúde.

A dica mais importante para uma pessoa ansiosa é encontrar formas que permitam atravessar os momentos difíceis da crise. Por isso, respire fundo e pense nas possibilidades de encontrar um tempo dedicado só para você.

Se você gostou das dicas de como reduzir a ansiedade e ficou animado para buscar a sua melhor versão, então aproveite para conferir como construir hábitos saudáveis por meio de uma alimentação mais equilibrada!

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