A BOA POSTURA COMEÇA PELOS PÉS: SAIBA COMO CONSERTAR A SUA - Blog Meu Pé de Conforto

A BOA POSTURA COMEÇA PELOS PÉS: SAIBA COMO CONSERTAR A SUA

Postado em 30/06/2016

Os pés são uma das partes do corpo mais negligenciadas pelas pessoas. Só nos lembramos deles quando doem ou quando batemos o dedo mindinho em alguma quina de móvel, não é mesmo?

Mas você sabia que a boa postura começa pelos pés? No nosso artigo de hoje, vamos falar sobre essa influência e como melhorar a postura com algumas dicas simples!

 

Como os pés afetam a boa postura?

A postura incorreta reduz o fluxo sanguíneo, afeta a posição de alguns órgãos internos, e pode prejudicar até a visão! Para evitar dores e complicações, é importante aprender a ter bons hábitos posturais, e os pés – por sustentarem o nosso peso – afetam diretamente a postura.

 

 

Como identificar o meu tipo de pisada?

A partir das características anatômicas de cada indivíduo é possível identificar como se pisa e se esse modo é benéfico para o restante do corpo. As pisadas variam de pessoa para pessoa, mas costumam se enquadrar em um dos 3 tipos principais:

Neutra: começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. Essa é a pisada correta, pois absorve o choque e divide o peso de forma mais uniforme.
Supinada: o pé toca o chão com a face externa do calcanhar e o peso é jogado para a banda externa do pé. Como o peso é jogado principalmente para os dedos, esse tipo de pisada causa dores nas costas e joelho.
Pronada: o pé inicia uma rotação excessiva para dentro quando a parte de fora do calcanhar toca no chão. Esse tipo de pisada causa o desequilíbrio do quadril e tornozelo, podendo resultar em dores nas costas, pés e joelhos.

 

 

Como é a pisada ideal?

Dividimos em 3 processos a pisada ideal e benéfica para o corpo:

 

Powered by Rock Convert

Apoio do pé

Durante a caminhada em percursos com desníveis, o pé deve estar apoiado totalmente no chão, para que se tenha o equilíbrio total e sustentação do corpo. Essa prática evita escorregões e tropeços.

 

Peso do corpo

O apoio deve ocorrer primeiramente na parte anterior dos pés e seguir com o amortecimento da articulação. O chão deve servir de apoio ao calcanhar e, em seguida, o peso deve voltar para a parte anterior. Finalize o movimento com o apoio dos dedos no chão.

 

Coluna

A coluna deve estar ereta, com a cabeça elevada e com o olhar para o horizonte. Nunca curve as costas, isso pode comprometer totalmente a sua postura.

 

 

Como melhorar a postura através da pisada?

 

  • Evite pisar com a ponta do pé e dar pisadas fortes no chão;
  • Passos largos não são recomendados, há o risco de cair e de torções;
  • Para andar rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor;
  • Caminhe como se estivesse olhando para bem longe, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdômen e alternando entre os pés e os braços;
  • Os ombros devem estar relaxados e o tórax deve ficar em posição normal;
  • O uso de um calçado adequado é primordial para o amortecimento do pé no chão. Se for inadequado, causará dores nas costas e na canela.

 

Seguindo essas dicas, você poderá ter uma postura de melhor qualidade e eliminar várias dores!

 

O que achou do nosso post? Conte para gente nos comentários!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140