Conheça agora 5 principais cuidados com os pés no inverno - Blog Meu Pé de Conforto

Conheça agora 5 principais cuidados com os pés no inverno

Postado em 21/06/2021

É necessário redobrar os cuidados com os pés no inverno, tendo em vista que a baixa temperatura pode agredir a pele, principalmente das extremidades, como os pés e dedos. Além disso, o clima seco e frio cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos que levam ao surgimento de micoses, frieiras e ressecamento.

Para ajudá-lo a evitar esses problemas e deixar seus pés saudáveis e hidratados, elaboramos este conteúdo com algumas dicas. Confira!

1. Use meias de algodão

As meias de algodão apresentam vantagens essenciais nessa época do ano. A primeira é que elas esquentam bem os pés, e a segunda é que absorvem o suor. Assim, asseguram um ambiente seco e impedem o surgimento de fungos e bactérias na região.

Já meias confeccionadas com tecidos sintéticos contribuem para o aumento da transpiração dos pés e, por esse motivo, não são recomendadas no inverno.

2. Reveze os sapatos e meias utilizados

É preciso escolher os sapatos mais adequados e confortáveis para o inverno. No entanto, você deve evitar utilizar sempre os mesmos calçados e meias, alternando para que eles possam ficam sempre limpos e secos antes de serem usados novamente.

Nesse caso, uma alternativa é retirar as meias e os sapatos quando chegar em casa e colocá-los em um lugar arejado antes de guardá-los. Assim, eles podem secar de forma natural.

3. Passe creme hidratante

Por se tratar de uma estação seca, o inverno contribui para que os pés fiquem mais ressecados. Então, passar um creme hidratante no local pode ajudar bastante.

Defina uma hora do dia para fazer isso, como manhã ou noite, de modo a sempre se lembrar dessa prática. Afinal, é importante que a hidratação seja feita regularmente para que você possa sentir os efeitos dela na pele.

4. Seque bem os pés após o banho

Nos dias mais frios, é normal que as pessoas saiam do banho e coloquem uma roupa quente sem secar bem o corpo. Isso deve ser evitado, já que utilizar meias com os pés molhados facilita a proliferação de fungos, bactérias, micoses e frieiras.

Sendo assim, lembre-se de que o adequado é secar bem os pés ao sair do banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos. Desse jeito, você evita que a pele ainda esteja úmida ao colocar as meias.

5. Opte por calçados confortáveis

O sapato fechado é um grande aliado na hora de esquentar os pés. Porém, é importante dar preferência por calçados confortáveis. Esse cuidado é necessário levando em conta que usar sapatos apertados por muito tempo pode comprometer a circulação sanguínea e gerar o encravamento das unhas.

Outra complicação que pode aparecer é a formação de calos, que acontecem como resultado da pressão constante dos calçados sobre a região.

Agora que você entende a importância dos cuidados com os pés no inverno, vale dar uma última dica: aposte em produtos com propriedades revitalizantes, umectantes e antissépticas. Também é essencial saber escolher os sapatos, tomando cuidados que incluem comprar o número correto e verificar a qualidade do material — medidas que podem fazer a diferença para a saúde dos seus pés.

Gostou deste artigo? Quer receber conteúdos como este na sua timeline? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de publicações interessantes sobre temas relacionados!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140