
Ao comprar um sapato ortopédico, ou até mesmo um regular, uma das coisas que a gente sempre se pergunta é quanto tempo ele vai durar. Afinal, quando se trata da compra de um produto desse tipo, fazemos um investimento, principalmente para nossa saúde.
Pensando nisso, resolvemos escrever este post contando sobre a durabilidade do sapato ortopédico e dando algumas dicas que vão ajudar a prolongar a vida útil dos seus. Se interessou? Então continue a leitura!
Qual a durabilidade de um sapato ortopédico?
A resposta para essa pergunta é relativa, mas garantimos: assim como outros tipos de calçados regulares, os sapatos ortopédicos não duram para sempre.
Há quem diga que a durabilidade de um sapato fica em torno de 500 km percorridos, mas o que realmente vai determinar sua durabilidade é a frequência com que é usado e, principalmente, os cuidados que seu dono terá ao longo de sua vida útil.
O essencial é ter dois pares de sapatos ortopédicos para revezar de acordo com os dias, e prestar atenção aos seguintes fatores:
- sempre limpe-os logo após o uso e deixe-os m repouso em algum local arejado para que o suor evapore;
- não mantenha as meias dentro do sapato, pois isso pode ajudar na proliferação de bactérias;
- nunca use máquina de lavar e lave apenas quando é realmente necessário, pois, a cada lavada, o material do sapato vai perdendo mais e mais seus componentes.
Quanto tempo é saudável usar um calçado?
Depois que o calçado já cumpriu seus 500 km e começa a apresentar sinais de desgaste, você normalmente ainda tem de 150 a 300 km para andar com ele. Porém, algumas coisas em relação à saúde devem ser levadas em consideração.
Para saber a hora em que o par de sapatos deve ser substituído, pois começa a apresentar sinais perigosos para sua saúde, preste atenção se a sola e o material estão desgastados. Caso estejam, isso pode representar quedas e até problemas nos joelhos e coluna, ao tentar compensar alguma falha do calçado com a postura.
Além disso, também é legal olhar algumas costuras fora do lugar. Dependendo do quão firme a linha for, ela pode começar a machucar os pés.
Como aumentar seu tempo de vida?
Mesmo sem ter certeza sobre quanto tempo dura, realmente, um sapato, algumas coisas podem ser feitas para ajudar a prevenir que a hora de trocar chegue antes do esperado:
- mantenha-os dentro das caixas ao guardar, pois isso evita que o peso de outras coisas fique diretamente sobre os sapatos;
- coloque algum tipo de enchimento dentro deles, para evitar que eles deformem com o tempo;
- use caneta tinteiro para cobrir pequenas imperfeições em sapatos pretos;
- passe uma esponja semanalmente, de forma suave, para mantê-los limpos;
- para sapatos de couro, que normalmente não são adequados para receber água, é legal ter uma pomada (da cor do sapato) e aplicar um impermeabilizador;
- se o seu sapato de camurça molhar, coloque papel amassado por baixo para tirar a umidade. Depois disso, deixe-o secar à sombra e escove o calçado;
- use pano úmido para limpar sapatos de verniz, pois o ato de escovar pode acabar riscando o material;
- passe um pano seco ao limpar sapatos com textura. Isso remove o pó que pode se acumular, caso eles não sejam guardados em suas caixas.
Agora que você sabe um pouco mais sobre sapato ortopédico e tirou algumas dúvidas, faça uma visita à nossa loja online e veja algumas opções para você!
Deixe um comentário