Em que ocasiões é indicado usar cinto masculino de couro? - Blog Meu Pé de Conforto

Em que ocasiões é indicado usar cinto masculino de couro?

Postado em 24/07/2018

Já faz algum tempo que o cinto deixou de ser um item apenas para ajustar a calça ao corpo, tornando-se um acessório que valoriza o visual. Por isso, é comum encontrarmos opções de diversos materiais, tamanhos e cores.

No entanto, por mais que haja muitos modelos, o cinto masculino de couro continua sendo um dos mais usados. Afinal, é durável (desde que bem cuidado), fácil de combinar e mais elegante — mas é preciso seguir algumas dicas para usá-lo, a fim de evitar extravagâncias.

Neste post, aprenda a escolher o cinto de couro e saiba em quais situações o seu uso é indicado. Acompanhe!

Como escolher um cinto masculino de couro?

Para escolher o cinto ideal, é necessário ter atenção à fivela. Os cintos formais têm fivelas pequenas e discretas, quase da largura do item em si.

Caso costume usar algum adorno em seu traje, como um grampo para gravata, o ideal é que a cor seja a mesma da fivela. Ou seja: todos prateados, todos dourados etc. Isso também vale se você for usar uma carteira, que deve combinar com a parte de couro.

Outro ponto de atenção para escolher o modelo de cinto ideal é em relação ao tamanho. O item precisa ter comprimento o suficiente para alcançar a primeira presilha da calça, depois de ter passado pela fivela. Se ele for maior que isso, não tem problema — desde que não seja exagerado.

Em quais ocasiões utilizá-lo?

O cinto de couro pode ser usado em quase todas as ocasiões. No entanto, é preciso escolher o modelo ideal e fazer as combinações certas. Afinal, alguns tipos ficam melhores com determinadas roupas, sapatos e eventos.

Em ocasiões formais, que pedem roupas mais sofisticadas, como casamentos, o ideal é usar um cinto mais fino. Nesse caso, é importante fazer a combinação também com os sapatos. A regra das cores é: se o sapato é marrom, o cinto deve ser marrom, por exemplo.

Os modelos que têm duas cores, ou seja, marrom na parte interna e preto na externa, por exemplo, são ideais para facilitar a combinação. Ainda nas ocasiões formais, evite cintos com texturas, que são mais despojados.

Já em eventos informais, que pedem trajes casuais, escolher o cinto de couro não exige tantas preocupações. O item combina com calça jeans ou de sarja. Nos pés, vale a pena investir em um sapatênis, mocassim ou sapato social. Finalize com uma camisa de cor neutra.

Como não errar na combinação?

A dica principal para não errar ao usar o cinto masculino de couro é evitar extravagâncias. Se estiver em dúvida sobre a composição do item com a peça de roupa, prefira cores sóbrias, como o preto e o marrom. Outra dica é optar por um modelo de largura média e com fivela simples, sem muitos detalhes.

Agora, se você não tem medo de arriscar e prefere um visual moderno, vale a pena usar o cinto com calça jeans de cor clara, para que o acessório ganhe destaque e valorize ainda mais a composição. O segredo é sempre pensar na combinação de cores e, claro, manter o bom senso.

Ao comprar o cinto masculino de couro, pense sempre nas peças que você tem em seu guarda-roupa e nas ocasiões em que vai utilizá-lo para escolher o modelo ideal. Além disso, prefira lojas especializadas em couro, para garantir que está comprando um item com qualidade e que vai durar por muito tempo.

Gostou das dicas deste artigo? Agora que você já sabe como usar o cinto de couro, entre em contato conosco por telefone, chat on-line ou e-mail e conheça os nossos produtos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140