
Acordar de manhã e tomar uma xícara de café feito na hora faz parte da rotina de muitas pessoas. De sabor intenso e aroma marcante, a bebida é símbolo nacional e muito usada por quem deseja ter mais energia e disposição no dia a dia. Porém, engana-se quem pensa que os benefícios do café param por aí.
Na realidade, o bom e velho cafezinho ajuda na prevenção de diversas doenças, quando consumido de forma moderada. Quer saber quais são os benefícios? Reunimos os quatro principais neste post. Continue a leitura e se delicie!
1. Alivia os sintomas de estresse e ansiedade
Quem tem uma rotina corrida e de muitas responsabilidades pode estar sob estresse e ansiedade constantes, o que leva a graves consequências para a saúde física e mental. O estresse crônico faz com que o indivíduo fique deprimido e ansioso, deixando-o incapaz de tomar decisões e de raciocinar direito.
Um estudo comprovou que a cafeína ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e ainda melhor o humor. A pesquisa foi feita com ratos, que foram colocados em situações estressantes, como inclinação na gaiola e banho gelado. Por três semanas, metade deles bebeu água com cafeína enquanto a outra metade bebeu água normal.
Após esse período, notou-se que os ratos que consumiram apenas a água normal tiveram os níveis de estresse alterados perceptíveis no cérebro e no comportamento. Já os animais que beberam cafeína não apresentaram alterações.
O estudo não é conclusivo, mas fez com que os cientistas acreditassem que o bloqueio de receptores que causam o estresse foi obtido por conta da ingestão de cafeína.
2. Evita a osteoporose

Foi-se o tempo em que o café era associado ao desenvolvimento da osteoporose — doença que causa a perda de massa óssea. A bebida era tida, para muitos médicos e nutricionistas, como aliada da osteoporose. Acreditava-se que ela barrava a absorção de cálcio no organismo.
Porém, de acordo com um estudo publicado pelo Doutor Darcy Lima, o consumo moderado de café não causa osteoporose e também não aumenta o risco de fraturas. Isso porque o cálcio tem seu metabolismo controlado por hormônios e vitaminas.
3. Ajuda no emagrecimento
Entre os benefícios do café, não poderíamos deixar de citar o de auxiliar na perda de peso. A cafeína é diurética, ou seja, ajuda a eliminar os líquidos do corpo. Além disso, a bebida atua como um termogênico, acelerando o metabolismo. Com o metabolismo acelerado, o organismo queima mais gordura.
Todos esses benefícios, no entanto, só podem ser aproveitados quando a bebida é ingerida sem açúcar e acompanhada por uma alimentação equilibrada.
4. Estimula a digestão
A cafeína, que é a principal substância presente no grão de café, ajuda na digestão. Inclusive, a bebida é indicada para quem sofre de prisão de ventre. Logo, sua ingestão estimula os efeitos chamados de movimentos peristálticos, que resultam na necessidade de ir ao banheiro. O efeito laxativo do café, no entanto, pode ser forte para algumas pessoas. Por isso, mais uma vez, o consumo moderado é a melhor opção para quem deseja usufruir dos benefícios sem prejudicar a saúde.
A lista com os benefícios do café é extensa, mas reunimos os que mais se destacam para que você possa apreciar a sua bebida com mais prazer. Lembre-se apenas da quantidade ideal, que não deve ultrapassar 4 xícaras de 225 ml. Assim, você garante todas as vantagens da bebida e ainda preserva a sua saúde.
E você, gostou de conhecer os quatro benefícios do café? Então curta a nossa página no Facebook para ter acesso a todas as nossas atualizações!
Deixe um comentário